A campanha do Grêmio no segundo turno do Campeonato Brasileiro tirou o clube da zona de rebaixamento para um respiro na tabela. O Tricolor é o melhor entre os que estão na parte de baixo da classificação e brigam para se afastar do Z-4. A esperança de uma ascensão gremista no Brasileirão passa pela retomada da equipe nos últimos sete jogos. Junto disso, a dedicação total à competição dá margem para melhoria na competição para almejar, ao menos, um lugar na primeira página da tabela. Depois da 26ª rodada, o Grêmio se colocou como o time de melhor aproveitamento entre os oito piores times do campeonato no returno. Neste recorte, estão as equipes da 13ª posição (Athletico-PR) à 20ª colocação (Atlético-GO). Cinco pontos afastam o Furacão, com 30, da zona do rebaixamento. O clube paranaense é o último time da zona sem classificação para uma competição internacional. Acima dele, está o Bragantino, com 31, em 12ª. Compare os números na briga contra o Z-4 Aproveitamento Pontos Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols marcados Gols sofridos Grêmio 61,9% 13 7 4 1 2 11 8 Fluminense 61,9% 13 7 4 1 2 7 4 Vitória 47,6% 10 7 3 1 3 8 7 Criciúma 33,3% 7 7 2 1 4 7 13 Atlético-GO 28,5% 6 7 2 0 5 5 13 Corinthians 28,5% 6 7 1 3 3 6 8 Athletico 23,8% 5 7 1 2 4 7 12 Cuiabá 19% 4 7 1 1 5 5 16 Fonte: Espião Estatístico
Do Athletico para baixo, o Grêmio é o de melhor aproveitamento no segundo turno, ao lado do Fluminense. Em sete partidas, ambos somam 13 pontos, com quatro vitórias, um empate e duas derrotas, com 61,9% de aproveitamento. O que coloca o Tricolor na frente são os gols feitos, com 11 para os gaúchos e 7 para os cariocas. Os números são do Espião Estatístico do ge . No entanto, o recorte imediato é de queda. O Grêmio perdeu para o Atlético-MG e empatou com o Bragantino. Além disso, enfrenta uma sequência dura com Flamengo, Criciúma, Fortaleza, Botafogo e Gre-Nal.
Neste momento do primeiro turno, acabou na zona de rebaixamento. A queda do Tricolor nas copas pode ser o combustível para galgar posições melhores no campeonato. Depois de vencer o Criciúma no Heriberto Hülse, antes da série atual, o próprio Renato Portaluppi falou sobre a ambição de buscar, pelo menos, uma vaga na Conmebol Libertadores da próxima temporada. – Eu tenho um grupo muito bom. Vamos fazer os 45 pontos logo, mas o objetivo é brigar na parte de cima da tabela. É difícil, mas não gosto de pensar pequeno, gosto de pensar grande, é isso que falo pro meu grupo. Não estou prometendo nada – comentou o treinador.
A missão, porém, é bem complicada para o Grêmio. Atualmente, a distância para o sexto colocado, primeiro time na Conmebol Libertadores, é de 14 pontos. Dependendo de quem vencer as copas, pode subir para G-6, G-8 ou até G-9. Resta 12 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. No entanto, o Grêmio tem 14 jogos a serem disputados, já que tem dois duelos atrasados, contra Criciúma, na Arena, no próximo dia 25, e Atlético-MG, em Belo Horizonte.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.