Imagem: José Barros de Lima / Arquivo pessoal
O Grêmio está determinado a manter viva a memória do Olímpico, seu antigo estádio, mesmo depois de ter se mudado para a nova Arena em 2012. Nesta semana, foi apresentado um projeto audacioso com o objetivo de transformar o Olímpico em uma área comercial e residencial. Batizado de “ A Arena é nossa e o Olímpico também ”, a proposta é uma homenagem ao icônico velho casarão que marcou a história do clube. A iniciativa é liderada pelos arquitetos José Barros de Lima e Remi Acordi, e conta com o apoio de várias outras figuras influentes. O projeto visa preservar elementos do antigo estádio para que continue a fazer parte do cotidiano dos torcedores, refletindo a ideia de que templos do futebol são patrimônio da história e não pertencem a ninguém em particular.
No entanto, a viabilização do projeto é um desafio à parte O ex-presidente Fábio Koff abordou em seu livro, “Fábio André Koff – Memórias ”, a complexa rede de financiadores envolvidos na construção da Arena. A OAS, construtora responsável, deixou a superfície da Arena como garantia para o financiamento, o que gerou um emaranhado de questões jurídicas. A troca de chaves entre o Olímpico e a Arena foi adiada por Koff, que condicionou a transação à desoneração da Arena. Hoje, a situação é ainda mais complicada pela falta de interesse da OAS, atualmente conhecida como Metha, em resolver a questão. Especialistas alertam que, se o Grêmio não conseguir uma solução antes de 2032, quando está previsto o retorno da gestão da Arena, o estádio poderá estar em péssimas condições.
Com o futuro do Olímpico ainda incerto, a proposta de revitalização surge como uma luz no fim do túnel, buscando honrar o legado do estádio e oferecer uma nova vida ao espaço que, por tanto tempo, foi o coração pulsante das conquistas gremistas.
VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa
Chegada de Luís Castro provoca demissão no Grêmio; saiba mais
Grêmio dispensa auxiliar técnico permanente da equipe principal da equipe.
Instituto Geração Tricolor promove festa de Natal para jovens apaixonados por futebol
Grêmio academy lança inscrições para pré-temporada 2026
Grêmio encaminha venda de Cristian Olivera para o Bahia no futebol brasileiro.
Grêmio contrata consultoria para analisar finanças de Flamengo e Corinthians
Contratos dos Jogadores do Grêmio 2026: Informações Importantes Para a Temporada.
Grêmio e Flamengo decidem título inédito na Copa do Brasil Feminina
Grêmio adiará utilização dos titulares e apostará em jovens no Gauchão
Novo CEO do Grêmio define prazo para quitar atraso de salários aos jogadores
Brasileiros têm vantagem contra europeus em retrospecto antes de PSG x Flamengo