A poucas horas do confronto decisivo pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores, a torcida do Grêmio se prepara para ocupar todo seu espaço no Maracanã. Os gremistas que vivem no Rio de Janeiro já vivem o clima de decisão há dias. Na noite de segunda-feira, cerca de 60 torcedores se reuniram em um bar no bairro do Botafogo, que virou reduto da torcida tricolor na capital fluminense. Localizado na Rua Farani, o bar "Farani 1903" é tradicionalmente o ponto de encontro dos gremistas no Rio de Janeiro desde 2015. É lá que eles se reúnem para o "trago, churrasco e alento" em dias de jogos. A reunião é organizada pelo consulado do Grêmio no Rio de Janeiro. – O bar já está no terceiro dono e continua abraçando o consulado do Grêmio aqui no Rio de Janeiro. Se tornou uma parceria. Hoje em dia, o Farani é tão conhecido como o Grêmio Rio (consulado). Todos sabem que o Farani é o bar do Grêmio aqui no Rio – conta Fábio Dutra, cônsul da capital carioca.
O Farani já era um bar com televisores para transmissões de jogos e atraia torcedores de diversos clubes. E após uma briga no bar que abrigava a torcida gremista em Copacabana, um antigo garçom convenceu o dono da época a receber o Grêmio Rio, consulado do clube na capital carioca. Deu certo. Na mesma época da mudança, o Tricolor retomou o caminho dos títulos. Copa do Brasil em 2016, Libertadores no ano seguinte e Recopa Sul-Americana. As conquistas ajudaram a consolidar o Farani como o bar do Grêmio no Rio de Janeiro, mas um motivo específico falou mais alto: – Aqui é um lugar que a gente consegue fazer churrasco. Nós somos gaúchos. Nos outros bares em Copacabana é difícil você conseguir fazer churrasco. Aqui nós conseguimos e fazemos churrasco em todos os jogos do Grêmio. Pode ser o jogo que for, nós estamos aqui. Dependendo da grandeza do jogo, vai determinar a quantidade de pessoas aqui – conta Fábio.
Na noite de segunda-feira, véspera da decisão contra o Fluminense, os gremistas do Rio de Janeiro já sabiam que tinham encontro marcado no Farani, regado a muita carne assada. A concentração na véspera dos jogos do Grêmio na cidade é certa e é chamada de "alentaço". – A gente começou em 2018, com o antigo cônsul, com o alentaço que a gente chama. Então esperamos um jogo grande, quando sabemos que vêm gremistas de outro lugar, para fazer um pré-jogo, um alentaço. Se tornou uma tradição do consulado. Hoje em dia vêm pessoas de outros consulados, pessoas de Porto Alegre, paranaenses – completou.
A maioria dos que estavam presentes no bar estarão no Maracanã. O Grêmio lotou o espaço reservado para a torcida. Foram 2,5 mil ingressos vendidos aos gremistas que prometem empurrar o time de Renato rumo às quartas de final da Conmebol Libertadores.
VEJA TAMBÉM
- Craque chegando? Grêmio negocia contratação de craque mas valores altos atrapalham
- Grêmio na Copinha 2026! Saiba as datas e onde assistir os jogos
- Ele voltou? Grêmio esta perto de encaminha volta de ídolo campeão da Libertadores

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Palmeiras lidera ranking da CONMEBOL com Flamengo em segundo lugar.
Ofertas Indecorosas e Grandes Reforços: Os Bastidores do Elenco no Futebol
Craque chegando? Grêmio negocia contratação de craque mas valores altos atrapalham
Grêmio recusa oferta do Nacional por Cristian Olivera
Grêmio Finaliza Substituição do Gramado da Arena de Forma Completa
Grêmio na Copinha 2026! Saiba as datas e onde assistir os jogos
Prioridade: Análise Por Um Meia Criativo Titular Após Acerto Com Luis Castro.
Ele voltou? Grêmio esta perto de encaminha volta de ídolo campeão da Libertadores
Grêmio define meia como nova prioridade após acerto com Luis Castro.
Grêmio encaminha retorno de campeão da Libertadores para comandar equipe de base.
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro