1Win

Luan ganha status de 'craque' e dobra participação em gols do Grêmio

Em 2015, atacante já tem 12 gols e 9 assistências, superiores aos 8 gols e 5 passes na temporada passada. Jovem de 22 anos faz último jogo antes de ir para Seleção


Fonte: GloboEsporte

Luan ganha status de craque e dobra participação em gols do Grêmio
Luan comemora gol contra o Coritiba (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

O bom momento do Grêmio passa, literalmente, pelos pés de Luan. O jovem, mais valorizado do elenco, assediado por europeus, é o diferencial da equipe. Tem status de “craque” até mesmo entre os companheiros de time. No seu segundo ano como profissional, em menos jogos, já ultrapassou com folga os gols feitos em 2014. Além disso, quase duplicou as participações em gols nesta temporada. No domingo, às 11h, contra o Coritiba, será a última partida de Luan antes de ir para a seleção olímpica.

Diferente de outras temporadas, Luan atua em nova função em 2015, como atacante mais avançado. São 12 gols e nove assistências em 40 jogos no ano, o que resulta em 21 participações diretas entre 66 gols gremistas - está envolvido em 31,8% dos tentos. No ano passado, em 50 partidas, o jovem teve cinco assistências e marcou oito vezes em 80 anotados pelo clube – ou 16,2% dos gols. Ou seja, praticamente dobrou seu envolvimento nos gols do Tricolor.

- Não é difícil falar do Luan. É craque. Um menino que além de muito bom jogador, é de bom coração. Vai longe, com certeza, torço muito por ele - classificou o companheiro Fernandinho, em entrevista coletiva.

Luan marcou o terceiro gol gremista na vitória por 3 a 1 sobre o Coritiba (veja acima), nesta quinta-feira, na Arena. Era dele também o último gol de um atacante até esta partida. Havia balançado as redes na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, no Mineirão, três jogos atrás do confronto com o Coxa.

O atacante é o artífice de um esquema que não consegue ser repetido sem sua presença em campo. Não há nenhum outro companheiro no elenco que tenha características para fazer o mesmo movimento, de iniciar o jogo entre os zagueiros, mas se deslocar às costas dos volantes e trabalhar como um meia no decorrer do jogo.

É assim, por exemplo, que saiu o passe para o gol de Douglas, o terceiro sobre o Coritiba. Entrou às costas dos zagueiros e deu um “tapa” para o lado, por onde entrava o camisa 10, que apenas escorou para o gol vazio. Por sua movimentação, também abre espaços para que Fernandinho ou Giuliano, os pontas, ingressem na área.

- Em campo, nos ajuda porque consegue fazer o falso nove e acaba dificultando bastante para a zaga adversária. Dá opção, está toda hora nos espaços vazios, tem nos ajudado bastante. Hoje, é fundamental para nós - sentenciou Fernandinho.


Luan é o dono dos holofotes no Tricolor
(Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)


A partida com o Coritiba será a última antes da ida do atacante de 22 anos para a seleção olímpica. Luan será desfalque para os jogos com Figueirense, Goiás e Corinthians.

Houve uma conversa dos dirigentes do clube com o garoto. Perguntaram se estaria disposto a pedir a liberação da Seleção, que jogará amistoso com a França dia 8 de setembro. Dividido, já que tem "amor" pelo clube, nas palavras do empresário Jair Peixoto, Luan optou por se apresentar normalmente. Até porque seu sonho era vestir a camisa amarela. Postura que foi compreendida pelos dirigentes gremistas de maneira natural.

Mas o chamado complica a montagem de time para Roger, já que a saída de Luan determina uma mudança do time como um todo. Até porque as opções são Bobô e Braian Rodríguez, centroavantes de área, e Pedro Rocha, que vem atuando aberto pelo lado. Vitinho também é alternativa.

- Quem tiver bem vai para a partida. O que eu ganho com jogadores que vem atuando bem é manter esse padrão. Hoje a gente viu que com Luan é nosso estilo de jogo. É um pouco diferente do que quando temos Bobô, Braian ou Vitinho - comentou Roger, após a vitória.

Luan hoje é dos jogadores mais valorizados do elenco. Contatos constantes são feitos com Jair Peixoto, mas que garante não ter recebido nenhuma oferta oficial, documentada. A janela de transferências da Europa se encerra dia 31 de agosto. Recentemente, teve seu contrato estendido pelo Grêmio até o final de 2018, com valorização salarial. A política atual do clube é a de não se desfazer de jovens em ascensão.

O Tricolor volta a treinar na manhã deste sábado, antes do confronto do domingo. O elenco já está concentrado para o jogo, em uma mudança de rotina, com a concentração antecipada para controlar o descanso dos atletas, algo que foi valorizado até pelo elenco.

VEJA TAMBÉM
- Renato mudar time do Grêmio contra o Criciúma
- Dodi valoriza empate do Grêmio e prevê jogo de volta com apoio da torcida
- Tricolor escalado para o jogo contra o Operário-PR





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

3/5/2024