Foram 71 dias de espera, mas o Grêmio voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. A vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense coincide com o retorno da equipe ao Rio Grande do Sul, mas também com a mudança de esquema de Renato. Sem centroavante e com três volantes, o desempenho melhorou e pode ser o caminho para a reação enquanto o time segue com desfalques. Diante de um adversário também em crise e ainda procurando o melhor modelo de jogo, o Tricolor se aproveitou. O comandante gremista fez aquilo que se esperava e que ele tanto fez em 2023. Moldou o esquema de acordo com o que tinha em mãos e controlou a partida. O Grêmio dominou o jogo do início ao fim e quase não sofreu risco contra o atual campeão da Conmebol Libertadores e adversário nas oitavas de final, em agosto. O lance mais perigoso do Fluminense foi na cobrança de falta de Terans, aos 37 do primeiro tempo, defendida por Marchesín.
Já o Tricolor mostrava indícios de melhora desde os primeiros minutos. Com Edenilson entre os titulares e apenas Gustavo Nunes e Pavon no ataque, a equipe preencheu o meio-campo e teve mais posse de bola. Foi Pavon quem teve as melhores chances de abrir o placar na primeira etapa. Nos dois primeiros lances, pegou mal e mandou por cima. Depois parou na boa defesa de Fábio. O Grêmio não foi um primor técnico. Longe disso. Mas as mudanças no esquema melhoraram o time. Atuando por dentro, Edenilson fez a melhor atuação desde que estreou no clube. – Sempre falo que sou pago para pensar. Pensei num esquema diferente, mesmo com jogadores nas seleções e no departamento médico. Treinei sexta a parte tática com esse esquema porque eu tinha que mudar alguma coisa. Acho que o mais importante é buscar os resultados até que os jogadores das seleções voltem, que o Diego volte e os reforços cheguem. Hoje inventei esse novo esquema porque estávamos com dificuldades antes. Treinamos sexta, eles assimilaram bem. Tivemos uma vitória importante contra um adversário difícil – comemorou Renato.
Pelas oportunidades que criou, o Grêmio até poderia ter construído um placar mais elástico tivesse um centroavante como Diego Costa em campo. Mas a nova formação, com o meio-campo mais povoado e atacantes de velocidade, parece ser a receita para o time manter a reação no Brasileirão enquanto o técnico sofre com desfalques importantes. Villasanti já pode retornar nesta semana com a eliminação do Paraguai na Copa América, mas Soteldo segue na competição com a Venezuela. Diego Costa está em Madri tratando a lesão e só deve voltar em agosto. Enquanto isso, a direção busca reforços para o elenco a partir do dia 10 de julho, além de Jemerson, que já está integrado com o grupo. – Nosso grupo vai ficar forte para sequência do Brasileiro, da Libertadores e Copa do Brasil. Sempre pedi para o torcedor não se desesperar. Confiamos no nosso grupo. Sabemos que estamos devendo. Vamos melhorar. Só com a ajuda do torcedor vamos sair dessa. Temos dois jogos a menos e logo o Grêmio vai para o seu lugar – projetou o treinador.
O desempenho não foi dos melhores, mas o que mais importa para o Grêmio é vencer para sair o quanto antes da zona de rebaixamento. No momento, a equipe gaúcha ocupa a 18ª posição, com apenas um ponto atrás do Vasco, primeiro time fora do Z-4. Como o técnico já havia adiantado, a volta para casa pode ser primordial para o estado anímico do elenco. Além do lado emocional, o desgaste também vai ser menor nos próximos dias, com treinos em Porto Alegre e jogos na serra gaúcha. O Grêmio volta a campo na quinta-feira, quando recebe o Palmeiras, pela 14ª rodada do Brasileirão, no Centenário.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.