O Grêmio mandará a partida de domingo, contra o Botafogo, pela 9ª rodada do Brasileirão, em Cariacica, no Espírito Santo. Em consenso com os cariocas, os dois jogos do campeonato ocorrerão em campo neutro. A ideia original era disputar as partidas em Brasília, mas um show no Mané Garrincha interferiu no planejamento tricolor. Ainda sem condições de mandar jogos na Arena, em Porto Alegre, o Tricolor propôs a alguns clubes para inverter mandos ou realizar confrontos de turno e returno em campo neutro. Apenas o Botafogo aceitou. Depois da derrota para o Flamengo no Maracanã, o técnico Renato Portaluppi explicou a escolha por Cariacica. A intenção era levar os dois duelos com o Botafogo para o Mané Garrincha. Porém, depois de iniciadas as tratativas, os envolvidos perceberam que não seria possível por conta de um evento. Neste sábado, Brasília recebe o show do grupo de pagode Menos é Mais. Não há tempo hábil para deixar o estádio em condições de sediar uma partida em um intervalo de tempo tão curto.
Para facilitar a logística, o Grêmio optou pelo Espírito Santo, estado vizinho ao Rio de Janeiro, onde a delegação continua hospedada. – Você queria que a gente jogasse onde? No Couto? Não é bem assim. Os dois jogos seriam em Brasília. Foi um acordo dos dois clubes. O Botafogo foi parceiro. Mas as pessoas se tocaram que tinha show em Brasília. O melhor local era no Espírito Santo. Não é toda hora que podemos usar (o Couto Pereira). Vamos jogar no Espírito Santo e o segundo, talvez, seja em Brasília. A perda técnica eu tenho desde que não jogo na Arena. Mas ninguém abraçou nossa causa – explicou Renato.
O Couto Pereira tem sido a casa provisória do Grêmio no período em que o clube não pode atuar em Porto Alegre. Até o momento foram três partidas em Curitiba, com vitória sobre o The Strongest e empate com o Estudiantes, pela Libertadores, e derrota para o Bragantino, pelo Brasileirão. O fator logística pesou a favor de Cariacica. Mas, mesmo se quisesse atuar na casa do Coxa neste fim de semana, não seria possível, uma vez que o Athletico-PR recebe o Flamengo, às 16 de domingo, na Ligga Arena. Seria inviável receber duas partidas no mesmo dia na capital paranaense.
Enquanto o Grêmio aguarda pelas reformas na Arena, fortemente atingida pelas enchentes que castigaram o Rio Grande do Sul, o departamento de futebol traça a programação jogo a jogo. O objetivo, neste momento, é minimizar o desgaste físico dos jogadores. A comissão técnica tem alertado para as adversidades em meio à maratona de jogos, como questões logísticas, cansaço dos jogadores, deslocamentos e desfalques por lesões, convocações e suspensões.
O começo no campeonato é ruim. Ocupa a 13ª posição, com seis pontos. Recentemente, Renato Portaluppi voltou a se manifestar sobre a falta de compreensão e ajuda de outros presidentes, que não aceitaram inversão dos mandos de campo ou duelos em campo neutro. O comandante gremista lamentou a desunião dos clubes, mas teceu elogios à postura do Botafogo. – Quando eu falo que alguns clubes não fecharam, todo presidente tem liberdade para tomar a decisão que bem entender. Nessa horas, a gente viu quem era quem. O Botafogo fechou com o Grêmio. Ninguém está pedindo para ficarem com peninha e darem pontos para gente, mas juntando as forças dos clubes poderia ser um pouco diferente, mas não foi dessa forma. O Botafogo temos que elogiar e praticamente ficou por aí - criticou Renato. A direção ainda não definiu onde vai mandar o Gre-Nal da 11ª rodada do Brasileirão, marcado para o dia 23 de junho. Os dirigentes já falaram sobre a intenção de mandar a partida na região sul do Brasil. Os jogadores gremistas pediram para que seja no Couto Pereira, em Curitiba.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!