A vitória do Grêmio sobre o Huachipato na última terça-feira (4) carimbou a vaga do Imortal nas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores. A classificação fez com que o Brasil emplacasse todos os representantes no mata-mata após oito anos. Além do Tricolor, Fluminense, São Paulo, Botafogo, Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG estão na próxima fase da competição. O fato é histórico, pois representa a maior quantidade de equipes do país logo no primeiro confronto eliminatório. O fato não ocorria desde 2015, quando Atlético-MG, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Internacional sobreviveram à fase de grupos e foram direto para o mata-mata.
Dos cinco participantes, Corinthians, Cruzeiro e Inter avançaram na primeira colocação, enquanto Atlético e São Paulo passaram em segundos de seus grupos. Na época, o mata-mata era definido com o melhor primeiro enfrentando o pior segundo e assim sucessivamente. Isso fez com que houvesse dois duelos brasileiros: São Paulo x Cruzeiro e Atlético-MG x Inter. Único a enfrentar um time estrangeiro nas oitavas, o Corinthians pegou o Guaraní e viu uma zebra, com a eliminação para o modesto time do Paraguai logo de cara. Apenas Inter e Cruzeiro avançaram de fase, deixando Galo e Tricolor pelo caminho.
O Colorado, nas quartas, passou pelo Santa Fe, enquanto a Raposa caiu diante do River Plate, com um 3 a 0 sofrido no Mineirão após ter vencido na Argentina por 1 a 0. Na semifinal, o Inter foi eliminado para o Tigres, que fez a final com o clube argentino. Após 0 a 0 no México, o River fez 3 a 0 no Monumental de Núñez e faturou o tricampeonato da Libertadores.
A curiosidade da história é que o River Plate surge como grande ameaça à hegemonia brasileira na Libertadores. Dono da melhor campanha da fase de grupos, o time argentino decidirá todos os mata-matas em sua casa, conforme avance. E ainda tem a chance de disputar a final em Buenos Aires, sede escolhida previamente pela Conmebol.
Se em 2024 o Brasil conseguiu quebrar o feito negativo, durante oito anos consecutivos o país viu ao menos uma equipe brasileira dar adeus à competição precocemente na fase de grupos.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.