A partida do Grêmio nesta terça-feira será nostálgica para Soteldo. O atacante vai voltar ao lugar que chamou de casa há seis anos. Em outro momento da carreira e às vésperas de disputar a Copa América, o venezuelano é peça importante na briga por vaga às oitavas de final da Conmebol Libertadores. Atual titular do técnico Renato Portaluppi, Soteldo chegou no início deste ano ao clube gaúcho, o sétimo da carreira. Revelado pelo Zamora, lançado ao time profissional ainda aos 16 anos, foi contratado pelo Huachipato no fim de 2016, após destaque no time venezuelano. Pela equipe de Talcahuano foram 29 partidas ao longo de 2017, com seis gols e quatro assistências. Na Copa do Chile, ajudou o Huachipato a chegar até as semifinais, eliminado pelo campeão Santiago Wanderers. Naquele ano, Soteldo participou também do Mundial Sub-20, na histórica campanha da Venezuela, vice-campeã ao perder para a Inglaterra na final. Na passagem pelo clube, foi companheiro do volante Claudio Sepúlveda, que está no Huachipato desde 2016 e é o atual capitão do adversário gremista.
"Soteldo foi um companheiro de um ano, me recordo de muitas histórias. Vai ser um encontro lindo, em Porto Alegre não pude jogar, mas viajei com a equipe e pudemos conversar. Vamos nos encontrar em campo e vai ser um encontro fantástico, sobretudo neste estádio" - destacou Sepúlveda.
Já em 2018, o atacante foi emprestado pelo Huachipato para a Universidad de Chile, onde ganhou projeção e chamou atenção do mercado brasileiro. No ano seguinte foi emprestado novamente, mas para o Santos, que posteriormente adquiriu o jogador em definitivo. A negociação, no entanto, só foi resolvida pelo Peixe em 2021, quando conseguiu quitar a dívida com os chilenos. No Santos, atuou por mais de dois anos, passou por Toronto FC e Tigres e voltou ao time paulista antes de chegar ao Grêmio. Atualmente, o meia-atacante vive fase bem diferente de quando passou por Talcahuano.
Consolidado na seleção venezuelana, da qual veste a camisa 10, contou com a liberação da federação para disputar os próximos jogos pelo Tricolor. Convocado para a Copa América, que inicia neste mês, o Grêmio teve o pedido aceito para adiar a apresentação na seleção. Desta maneira, fica à disposição de Renato não só para o duelo desta terça, mas também contra o Estudiantes, no sábado. Soteldo reencontra o ex-clube num cenário de decisão. O Grêmio precisa ao menos empatar para seguir vivo na Libertadores. Vitória classifica a equipe com uma rodada de antecedência, enquanto derrota determina a eliminação. A bola rola às 21h (de Brasília), no estádio CAP.
VEJA TAMBÉM
- Mistério no CT: Grêmio esconde possível retorno e Luís Castro mantém suspense antes da semifinal
- Semana decisiva no Grêmio: Willian vira dúvida, Amuzu corre contra o tempo e Luís Castro busca soluções
- FUTURO GARANTIDO! Grêmio encaminha renovação de joia da base até 2030

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
A tomada de decisões sob pressão: do gramado à mesa de pôquer
Mistério no CT: Grêmio esconde possível retorno e Luís Castro mantém suspense antes da semifinal
Semana decisiva no Grêmio: Willian vira dúvida, Amuzu corre contra o tempo e Luís Castro busca soluções
FUTURO GARANTIDO! Grêmio encaminha renovação de joia da base até 2030
VOLTA DE PESO! Grêmio ganha reforços decisivos para decisão contra o Juventude