O Mundial de Clubes de 2025 já tem 27 dos 32 times conhecidos. O último deles foi o River Plate, que foi à competição via ranking. Ainda há duas vagas em aberto para a América do Sul na competição. Porém, nenhum brasileiro pode ir via ranking. Pelos critérios da Fifa, a América do Sul tem direito a 6 vagas no torneio: 4 para os campeões da Libertadores entre 2021 e 2024 (Flamengo, Palmeiras e Fluminense confirmaram presença) e mais 2 por ranking (brasileiros não entram na contagem). É nesse último quesito que os Millonarios entraram.
Dessa forma, outros brasileiros só podem garantir classificação à competição caso vençam a Libertadores. Assim, Athletico-PR e Internacional, por exemplo, bem rankeados pela Conmebol, não têm chances de vaga, já que estão na CONMEBOL Sul-Americana. Por sua vez, São Paulo, Grêmio, Botafogo e Atlético-MG só podem garantir a vaga caso conquistem a edição 2024 da CONMEBOL Libertadores.
Com três vagas já garantidas no torneio, o Brasil já possui mais de dois times classificados, impossibilitando, por conta de normas da Fifa, que uma nova vaga seja via ranking. O River chegou a 82 pontos no ranking sul-americano e não pode mais ser ultrapassado por Boca Juniors (71) e Olimpia (57), que não estão na Libertadores, mas podem garantir a última vaga via ranking.
Times já classificados para o Mundial da Fifa: Al Ahly (Egito) – campeão da Champions da África 2020/21 e 2022/23 Wydad (Marrocos) – campeão da Champions da África 2021/22 Al Hilal (Arábia Saudita) – campeão da Champions da Ásia 2021 Urawa Red Diamonds (Japão) – campeão da Champions da Ásia 2022 Chelsea (Inglaterra) – campeão da Champions League 2020/21 Real Madrid (Espanha) – campeão da Champions League 2021/22 Manchester City (Inglaterra) – campeão da Champions League 2022/23 Bayern de Munique (Alemanha) – ranking da Uefa Paris Saint-Germain (França) – ranking da Uefa Inter de Milão (Itália) – ranking da Uefa Porto (Portugal) - ranking da Uefa Benfica (Portugal) – ranking da Uefa Borussia Dortmund (Alemanha) – ranking da Uefa Juventus (Itália) – ranking da Uefa Atlético de Madrid (Espanha) - ranking da Uefa Red Bull Salzburg (Áustria) - ranking da Uefa Monterrey (México) – campeão da Champions da Concacaf 2021 Seattle Sounders (Estados Unidos) – campeão da Champions da Concacaf 2022 Club León (México) – campeão da Champions da Concacaf 2023 Auckland City (Nova Zelândia) – ranking da Oceania Ulsan (Coreia do Sul) - ranking da AFC Espérance (Tunísia) - ranking da CAF Mamelodi Sundowns (África do Sul) - ranking da CAF Palmeiras (Brasil) – campeão da Libertadores 2021 Flamengo (Brasil) – campeão da Libertadores 2022 Fluminense (Brasil) – campeão da Libertadores 2023 River Plate (Argentina) - via ranking da América do Sul* Vagas restantes para o Mundial: 2 da América do Sul (campeão da Libertadores de 2024 e um por ranking*) 1 da Ásia (campeão da Champions da Ásia) 1 da América Central e do Norte (campeão da Champions da Concacaf de 2024) 1 do representante do país-sede (Estados Unidos) *Caso seja campeão da Libertadores 2024, o River carimba o passaporte para o Mundial como vencedor de competição, assim como os brasileiros já garantidos. Assim, mais dois clubes podem ir via ranking.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.