O adiamento da próxima partida do Grêmio faz com que o elenco tenha mais tempo até entrar em campo novamente. Ao menos pelo desgaste, muito citado pelo técnico Renato Portaluppi, haverá um período maior sem jogos. Logo, a sobrecarga imediata deverá diminuir. Com 25 partidas disputadas na atual temporada, alguns atletas estiveram em 20 ou mais destas. O líder no quesito é Villasanti, com 22. Ou seja, o volante paraguaio ficou fora de apenas três compromissos do time no ano. Sempre titular, foi substituído somente uma vez. O segundo é Cristaldo, com 21, sendo 19 como titular. Porém, o argentino quase sempre deixa o campo mais cedo, o que resulta em minutagem muito menor em relação a Villasanti (1.925 contra 1.326). - O Franco, o Villa, o João e até o Fábio são os mais desgastados, tenho tido maior cuidado com eles. O desgaste dele (Cristaldo) é muito grande. Ele é que nem o Villa, quer jogar todos os jogos - explicou Renato ao ser questionado sobre o argentino.
O mesmo vale para JP Galvão, também com 21 aparições em 2024. O centroavante até foi titular no início da temporada, mas depois perdeu espaço e viu o tempo de jogo diminuir. Nathan Fernandes, Dodi e João Pedro são outros a somarem 20 partidas no ano. Aqui, é possível fazer uma ressalva. O atacante Gustavo Nunes tem 17 partidas pelo elenco profissional. E jogou seis vezes na Copa São Paulo, em janeiro. São 23 aparições no total, o que o colocaria no topo, mas não todos pela equipe principal. São 1.606 minutos, 442 deles pela Copinha. Outros nomes como Edenilson e Rafael Cabral também acumulam jogos por outras equipes. O meio-campista atuou nove vezes pelo Atlético-MG, enquanto o goleiro atuou 15 vezes pelo Cruzeiro.
Nomes como Pavon atuaram em quatro compromissos pelo Galo, enquanto Mayk atuou em cinco jogos do Guarani. No total, 41 jogadores foram utilizados ao menos uma vez por Renato. Alguns deles sequer estão no clube, como Bruno Uvini e Cuiabano, além de uma parcela deste número ser de garotos da base. Na terça, Renato admitiu que o elenco é curto para disputar em três frentes. Lista de quem jogou no Grêmio em 2024:
...
Por um mau motivo, claro, visto que as chuvas que devastam o Rio Grande do Sul causaram a pausa nos jogos dos times gaúchos no fim de semana e alagaram o CT Luiz Carvalho. Mas a maratona de jogos ganhou uma pausa. Sem compromisso no domingo, o Grêmio ficará mais de uma semana sem jogos, do empate com o Operário até o Huachipato, na próxima quarta-feira, no Chile. O elenco terá cinco dias de preparação no total. O grupo treinou na quinta, folgou na sexta e se apresenta neste sábado para os trabalhos no estádio da PUCRS até a viagem para o Chile, na terça. O CT Luiz Carvalho segue alagado pelo alto nível do Guaíba e está fechado.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!