O técnico Renato Gaúcho não deverá ser punido após o protesto de tirar todo o seu banco de reservas do gramado da Arena Fonte Nova nos minutos finais da derrota do Grêmio por 1 a 0 para o Bahia, na noite do último sábado (27). Quem garante isso é o próprio STJD. A ESPN entrou em contato com Ronaldo Piacente, Procurador-Geral do STJD, que explicou por que, em sua visão, não acredita que o técnico do Grêmio deva receber algum tipo de punição.
“Ao meu ver não houve abandono nem recusa, houve um protesto e o time continuou em campo jogando normalmente”, disse à reportagem. “Críticas todos podem fazer dentro de um limite que não atinja a honra de outrem, explicou. Ainda sobre o tema, José Perdiz de Jesus, Presidente do STJD, seguiu na mesma linha sobre a atitude do treinador do Grêmio. “Não tenho opinião formada sobre essa questão do jogo na Bahia. Mas, o que já tivemos no STJD em relação a esse artigo (269 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva) foi o time se retirar de campo e a partida não terminar de ser disputada em seu tempo regulamentar”.
“Quanto a conduta do treinador, não sei qual a opinião da Procuradoria Desportiva”, finalizou. O artigo 269 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que “Recusar-se, injustificadamente, a iniciar a partida, prova ou equivalente, ou abandoná-la antes do seu término pode gerar suspensão de trinta a cento e oitenta dias, cumulada ou não com multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 1.000,00 (mil reais)”.
A reportagem também entrou em contato com o técnico Renato Gaúcho, que foi breve e destacou que “faria de novo”. “Sim, faria tudo de novo. Quem não deve, não teme. Simplesmente falei a verdade”, disse Renato.
Antes mesmo do apito final na Fonte Nova, Renato Gaúcho abandonou a partida junto com o seu banco de reservas. Aos 46 minutos do segundo tempo, Diego Costa, já substituído, foi expulso após discussão com o quarto árbitro na beira do campo. Renato, então, se revoltou com a decisão de Bráulio da Silva Machado e iniciou o movimento para retirar todos os seus jogadores e membros da comissão técnica que estavam no banco de reservas e ir ao vestiário.
Em determinado momento, o treinador chegou a apontar para o campo e fazer o sinal de 'acabou' com as mãos. A partida terminou com vitória do Esquadrão de Aço por 1 a 0 graças a um golaço de Everaldo na primeira etapa. Em entrevista coletiva após a partida, Renato explicou o motivo da revolta e por que pediu ao time que deixasse o banco de reservas.
"Eu tirei o time para não ser expulso e para que ninguém mais fosse expulso. O Sr. Jaílson de Freitas Macedo é o diretor de arbitragem da Federação Baiana de Futebol e estava onde não poderia estar, ao lado do quarto árbitro. O quarto árbitro não viu nada, ele disse que viu o Diego (Costa) falando uma coisa", disse.
Na noite do último domingo (28), a CBF revelou o VAR da partida entre Bahia x Grêmio. O vídeo em questão não detalha quem são as pessoas que falam nos canais de comunicação entre arbitragem e sala do VAR. No entanto, o diálogo mostra que um dos membros da arbitragem acusa Diego Costa de ter proferido uma ofensa direta a ele, recomendando então ao juiz Bráulio da Silva Machado que mostrasse cartão vermelho ao centroavante.
Renato fez um desabafo e, por fim, o treinador gremista chegou até mesmo a falar em pedir demissão por estar cansado de vivenciar determinados problemas se repetindo no futebol brasileiro. “O Grêmio é grande, o Grêmio tem uma torcida muito grande, e a gente leva a sério, trabalha todo dia para realizar nosso trabalho. Mas não deixam. Essa de hoje é o cúmulo do cúmulo. Não tem explicação, não sei quem da CBF poderia explicar, o Seneme poderia explicar. Tem que perguntar para esses caras”, afirmou.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!