É na adversidade que o tricampeão da Conmebol Libertadores renasce para a competição que está fadado a desfilar. Sob a caldeira posta em La Plata, o Grêmio protagonizou mais uma batalha com o Estudiantes justamente no palco onde a história já fora escrita. Mas essa, os tricolores cantaram a vitória por 1 a 0 ao final. Com um a menos, os garotos de Renato recolocaram o Tricolor na briga pela classificação. O técnico gremista vivenciou na noite de terça mais um jogo onde a superação roubou a cena. Com a surpresa de Everton Galdino entre os titulares, o técnico Renato Portaluppi soube montar um Grêmio estratégico no primeiro tempo para conter o ímpeto dos argentinos. Aliás, o atacante iniciou todos os jogos da Libertadores, embora alvo de críticas.
Além da escolha por Galdino, outros pontos geravam apreensão. Geromel, por exemplo, deixou o jogo no primeiro tempo com suspeita de fratura no braço. Rodrigo Ely entrou e iniciou a jogada do gol com um desarme. Fabio esteve adaptado na lateral esquerda e foi dos destaques do time. JP Galvão brigou e incomodou os defensores rivais, além de sustentar a bola no pivô. A atitude de noites de Copa esteve presente. Para Villasanti, até um pouco acima do ponto. A falta aos 21 minutos do segundo tempo o tirou da partida pelo segundo cartão amarelo. Quase ameaçou o que, até ali, era um empate que ainda mantinha uma certa esperança na classificação às oitavas de final, apesar de não ser o ideal.
Renato sacou do banco Nathan Fernandes e Gustavo Nunes. Sem se acanhar em um estádio intimidador e palco de parte da história gremista, os dois puxaram um contra-ataque fatal. Gustavo recebeu do parceiro, disparou em velocidade e deu para Nathan empurrar para o gol e garantir os primeiros três pontos no Grupo C. Isolada no canto do Estádio Uno, a torcida gremista passou a fazer mais barulho em La Plata. O treinador tirou João Pedro Galvão e colocou Gustavo Martins para dar estatura ao time, pois o Estudiantes iria pressionar até o fim da partida. Já é o terceiro jogo seguido sem sofrer gols. Em La Plata, Marchesín foi discreto na partida.
O time compactado do Grêmio soube disputar. No ataque, também não empilhou oportunidades, mas levou perigo com Soteldo e acertou o travessão com Cristaldo. A equipe repetiu o que fez nos últimos três jogos e que Renato tanto pediu: a competitividade. Cientes da importância da vitória, disputou a cada lance. Carrillo quase estragou a festa do Grêmio, mas o gol com chute desviado no companheiro foi anulado por impedimento aos 38 da etapa final.
A vitória na noite de segunda-feira devolveu ao Tricolor o temor dos adversários, pois ganhou força na briga pela classificação. Pela frente, a equipe gaúcha tem mais um compromisso fora, contra o Huachipato, em Talcahuano, no Chile, dia 8 de maio. Depois decide as últimas duas rodadas em Porto Alegre. Antes, tem compromisso pelo Brasileirão e tenta continuar embalado. Na semana que vem, estreia na Copa do Brasil, em Ponta Grossa, contra o Operário-PR, pelo jogo de ida da terceira fase. Uma maratona de jogos que vai exigir muito dos jogadores de Renato, mas que é mérito para quem está em todas competições.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!