Uma das partidas mais polêmicas em relação à arbitragem na primeira rodada do Campeonato Brasileiro , a vitória do Vasco por 2 a 1 diante do Grêmio ganhou um novo capítulo após o fim do jogo, com a divulgação do áudio entre o árbitro de campo e o representante do VAR. Reclamação por parte da direção gremista, o possível pênalti de Lucas Piton após toque com o braço na bola foi debatido entre Flávio Rodrigues de Souza, juiz do jogo em São Januário, e Daiane Muniz, a responsável pela revisão com o vídeo. “O atacante ganha espaço do defensor, o defensor vai chutar a bola de maneira atrasada e chuta o pé do atacante. A bola está sob disputa, o zagueiro chuta o pé dele. Para mim, é uma ação imprudente”, disse Daiane Muniz, pouco antes de Fabricio Porfírio de Moura, um dos assistentes do VAR, divergir. “Defensor já inicia o processo de chute. Ele inicia o processo antes de o atacante chegar na bola. A bola está em disputa realmente, mas eu entendo como um contato casual”. “Então a gente analisa da seguinte maneira: a bola não é tocada por nenhum dos dois jogadores, eles estão disputando espaço. O defensor já iniciou o processo de chute e, numa disputa por espaço, o atacante acaba sendo atingido porque ele se coloca à frente desse movimento do defensor. Sem infração, portanto”, complementa Daiane Muniz.
Ainda no primeiro tempo, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza assinalou pênalti em cima de Rossi a favor do Vasco. O VAR, porém, o chamou até o monitor e, com isso, a penalidade foi anulada, e o atacante cruzmaltino recebeu o amarelo por simulação. O lance também promoveu a estreia do anúncio do árbitro, pelo sistema de som do estádio, sobre as decisões tomadas a partir da revisão do VAR junto ao monitor no gramado. Já no segundo tempo, foi a vez do Vasco ficar na bronca. Pablo Galdames caiu dentro da área após choque com Rodrigo Ely, mas junto ao VAR o árbitro mandou o jogo seguir, o que revoltou o time da casa. Após a partida, Antônio Brum, vice-presidente de futebol do Tricolor, falou antes da coletiva do técnico Renato Gaúcho e detonou a arbitragem . “Não poderia deixar de vir aqui e falar em nome do Grêmio, em nome de uma delegação que deixou a família em casa e trabalhou sério. É uma vergonha o que aconteceu aqui em São Januário, dia triste para o futebol brasileiro”. “Estou incrédulo como as 20 mil pessoas que presenciaram esse lance aqui hoje, a prova é o silêncio que ficou no estádio quando o árbitro foi ao VAR. O lance de hoje supera o do ano passado, do Yuri Alberto, que tirou o campeonato do Grêmio”, disse Brum. “Aqueles dois pontos que o Grêmio deixou faltaram para ser campeão. O de hoje não sei se vai fazer falta para uma vaga na Libertadores. Esse lance foi pior porque o VAR tenta salvar a arbitragem. A gente vai protocolar novamente uma reclamação, vai ser mais duro dessa vez e agir para que o Grêmio não seja mais prejudicado. Não vamos mais permitir que isso aconteça”, concluiu.
Próximos jogos do Vasco: Red Bull Bragantino (F): 17/04, 19h (de Brasília) - Brasileirão Fluminense (F): 20/04, 16h (de Brasília) - Brasileirão Criciúma (C): 27/04, 16h (de Brasília) - Brasileirão Próximos jogos do Grêmio: Athletico-PR (C): 17/04, 19h (de Brasília) - Brasileirão Cuiabá (C): 20/04, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão Estudiantes (F): 23/04, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.