Chances do Meu Time no Brasileirão: Título, Libertadores e Rebaixamento.

Chances matemáticas de título no Brasileirão: Palmeiras favorito, seguido por Atlético-MG e Flamengo.


Fonte: -

Chances do Meu Time no Brasileirão: Título, Libertadores e Rebaixamento.

O torcedor já se acostumou, na reta final do Campeonato Brasileiro , a acompanhar as chances matemáticas de título, classificação à CONMEBOL Libertadores ou rebaixamento. Mas o que esses modelos de previsão dizem antes mesmo de a bola rolar na primeira rodada? O ESPN.com.br apresenta, na véspera da abertura da Série A, neste sábado (13), o levantamento com bases nos números do " Opta - Stats Perform ", em um modelo que estima a chance de terminar em cada posição no campeonato. Para o título, por exemplo, nenhuma equipe tem mais chance de acabar no primeiro lugar, segundo essas estatísticas, do que o atual campeão Palmeiras. Para o modelo da Opta, o time de Abel Ferreira conta com 40,1% de probabilidade de terminar com mais um título. Os maiores rivais alviverdes, na visão da matemática, serão Atlético-MG , com 23,2% de chances de título, e Flamengo, com 15,4%.

A partir do Internacional, quarto clube com maior percentual de probabilidade de ser campeão, o número já cai para apenas 5%. Para chegar a essas chances, o modelo considera a probabilidade de vitória, empate ou derrota de cada time em todos os jogos do campeonato. O cálculo é feito usando variáveis que levam em conta, essencialmente, os desempenhos histórico e recente das equipes. Com base na força dos adversários, é realizada uma simulação das partidas restantes na competição por milhares de vezes.

O sistema, então, analisa os resultados e verifica a frequência com que cada clube terminou em cada posição para chegar à previsão final. No exemplo do Palmeiras, os 40,1% de chances de título significam que o clube terminou na primeira colocação em 4.010 das 10 mil simulações realizadas do campeonato inteiro. Com essa mesma lógica, é possível prever as chances de um clube terminar no G-6, logo, com vaga na Libertadores de 2025 ou de ficar entre os quatro últimos e acabar rebaixado.

Vale lembrar que, estatisticamente, a chance de um clube ir à Libertadores pode ser maior, já que envolve também possíveis títulos de outras competições – como Copa do Brasil, CONMEBOL Sul-Americana ou a própria Libertadores, além da possibilidade de ampliação desse chamado G-6 para vagas. Considerando só as chances de G-6, porém, Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo têm todos mais de 75% de probabilidade de ocupar uma das seis primeiras posições. Os outros três times com maiores percentuais são, na ordem, Inter, Fluminense e Athletico-PR – com o São Paulo muito próximo.

Já na luta contra o rebaixamento, a matemática coloca o Vasco como um dos quatro clubes com maior chance de queda, com 42%. Acima dos cariocas, estão Criciúma (46%), Juventude (43,7%) e Bahia (42,7%) e bem próximo, mas com um pouco menos de probabilidade, Vitória (41,1%) e Atlético-GO (39,8%).

Descrição da imagem

Depois desses, os números já ficam abaixo de 30%. Há, porém, outros grandes com chances que não chegam a ser desprezíveis de rebaixamento, como o Cruzeiro (25,8% contra apenas 11,8% de ir à Libertadores, por exemplo) e Corinthians (15,1%, mas com 21,2%, por outro lado, de terminar no G-6 com uma vaga ao principal torneio sul-americano).



VEJA TAMBÉM
- A dor de Renato Portaluppi e a história de lutas do Grêmio
- Grêmio avalia impacto econômico de tragédia no RS e busca reforços.
- Grêmio negocia com Rodrigo Caio e está próximo de acordo






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

27/5/2024
























26/5/2024