Muito além do jogo decisivo entre Grêmio e Juventude, neste sábado (6), a partir das 16h30 (de Brasília), na Arena, a final do Campeonato Gaúcho marca um reencontro entre técnicos. De um lado do time da casa, Renato Gaúcho, do outro Roger Machado. E os dois carregam histórias do passado, inclusive com conquistas e até mesmo um gol histórico. 13 anos de diferença na idade separam os dois treinadores, que vieram da categoria de base gremista.
Enquanto Renato era atacante, Roger foi zagueiro e, apesar de nunca terem atuado juntos, os dois têm em comum os momentos de glória com a camisa do Imortal. Enquanto o primeiro levantou 12 taças, incluindo a CONMEBOL Libertadores e o Mundial de Clubes, em 1983, o segundo foi campeão 11 vezes. E a primeira vez em que de fato trabalharam juntos não foi nem mesmo no Rio Grande do Sul, mas sim no Rio de Janeiro.
Depois de deixar o Grêmio, Roger teve uma rápida passagem pelo Vissel Kobe, no Japão, e em 2006 voltou ao Brasil para atuar pelo Fluminense. E, no ano seguinte, Renato, que já havia se aposentado em 1999, foi contratado para comandar o Tricolor das Laranjeiras. A parceria rapidamente rendeu frutos. Em 2007, foi com gol de Roger que o Flu conquistou a Copa do Brasil sobre o Figueirense, o que representou o primeiro grande título de Renato como treinador. O futebol voltou a separá-los em 2008, pouco tempo após o vice do Fluminense na Libertadores para a LDU, em pleno Maracanã, quando Renato saiu do clube.
E Roger leva a melhor até aqui: são 3 vitórias, contra 2 de Renato, além de 2 empates.
Próximos jogos do Grêmio: Juventude (C): 06/04, 16h30 (de Brasília) - Campeonato Gaúcho (final) Huachipato-CHI (C): 09/04, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores Vasco (F): 14/04, 16h (de Brasília) - Brasileirão Próximos jogos do Juventude: Grêmio (F): 06/04, 16h30 (de Brasília) - Campeonato Gaúcho (final) Criciúma (F): 13/04, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão Corinthians (C): 17/04, 20h (de Brasília) - Brasileirão
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!