O Grêmio inicia a caminhada na Libertadores 2024 nesta terça-feira, a mais de 3,6 mil metros de altitude. A estreia diante do The Strongest acontece às 21h, no estádio Hernando Siles, pela primeira rodada do Grupo C. O time viaja para a Bolívia menos de dois dias depois do empate contra o Juventude pelo jogo de ida da final do Gauchão. E provavelmente terá reservas em campo. A delegação embarca na manhã desta segunda-feira para a Bolívia. A primeira parada será Santa Cruz de la Sierra, a 400 metros do nível do mar. Sem efeitos da altitude, o time ficará hospedado até horas antes do jogo em La Paz. Está previsto um trabalho físico no hotel, nesta segunda. A viagem para a capital boliviana será na tarde de terça. O desembarque está previsto para menos de quatro horas para o início da partida. Do aeroporto, a delegação segue direto para o estádio. Um dos métodos utilizados pelos clubes para amenizar os efeitos da altitude é chegar no local do jogo em cima do horário, como neste caso. Após a partida no Alfredo Jaconi, Renato indicou que vai preservar titulares em La Paz. É provável que alguns jogadores sequer viagem com a delegação e fiquem em Porto Alegre em preparação para o jogo de volta da final do Gauchão. O segundo confronto contra o Juventude será no próximo sábado, na Arena.
– É um problema sério, não tem como ir com força máxima. Amanhã (domingo) vamos treinar de manhã, tem avaliação médica, jogador de um dia para o outro tem uma dor. A partir de amanhã decido quem vai viajar, mas não dá para levar todo mundo. Viagem, cansaço, altitude, é uma guerra lá (na Bolívia) e sábado tem outro jogo – destacou o treinador. O clube não divulgou nenhuma informação oficial, mas é provável que alugue cilindros de oxigênio para eventuais emergências. A prática é comum entre os clubes brasileiros para minimizar os efeitos da altitude. O Inter fez o mesmo quando encarou o Bolívar ano passado, no mesmo Hernando Siles.
O retorno a Porto Alegre ocorre pouco depois do fim de jogo em La Paz. Os trajetos entre Brasil e Bolívia, e também dentro do país vizinho, serão em voos fretados. A chegada de volta na capital gaúcha acontece já no início da manhã de quarta. Será apenas a terceira vez que o Grêmio joga na altitude da cidade boliviana. Nas outras duas, acumulou uma vitória (em 1983) e uma derrota (2003) diante do Bolívar, maior rival do Strongest. O Tricolor encara o time aurinegro pela primeira vez na história.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.