Fundado em 15 de setembro de 1903 por um grupo de 32 jovens que se reuniram na atual rua José Montaury, em Porto Alegre, o Grêmio conta com três hinos em sua vitoriosa história. O hino do Tricolor , escrito em 1953 pelo renomado compositor porto-alegrense Lupicínio Rodrigues, não foi a primeira música em homenagem ao clube. Antes, nas décadas de 20 e 40, o Imortal teve outros dois hinos.
Bem antes de Lupicínio Rodrigues compor a canção que embalaria as comemorações dos títulos do Tricolor Gaúcho a partir de 1953, o jornalista Isolino Leal foi o responsável pelo primeiro hino do time gaúcho. Em sua obra, o também poeta exaltou valores como o heroísmo, a raça, honra, virilidade e a força gremistas.
Mais de 20 anos depois, coube a Brenno Blauth a missão de compor um novo hino para o Tricolor em 1946. Dessa vez, de forma encomendada pela diretoria do clube através de um concurso. Segundo Carlos Eduardo Santos, coordenador do Museu do Grêmio, o futuro maestro venceria a disputa com apenas 16 anos de idade.
Uma das passagens mais marcantes do hino é sua abertura, com a imponente e célebre frase “até a pé nós iremos”. Essa frase não apenas evoca uma determinação inabalável, mas também presta homenagem aos torcedores que, em um gesto de devoção incomparável, caminharam para acompanhar uma partida contra o Cruzeiro-RS em meio à primeira greve de ônibus e bondes de Porto Alegre. Outro detalhe fascinante é a menção à faixa com os dizeres “com o Grêmio onde o Grêmio estiver”, presente nos jogos do Tricolor desde 1946. Essa é mais uma demonstração do vínculo indissolúvel entre os torcedores e o clube, uma conexão que transcende as barreiras do tempo e do espaço.
VEJA TAMBÉM
- Enxugando o elenco: Grêmio negocia Cristaldo e avalia novas dispensas
- Isso é caso de polícia: Grêmio se posiciona após fake news envolvendo Marcos Rocha
- Baixas de peso: Grêmio perde dois meias e muda o plano para a semifinal

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Enxugando o elenco: Grêmio negocia Cristaldo e avalia novas dispensas
Isso é caso de polícia: Grêmio se posiciona após fake news envolvendo Marcos Rocha
Baixas de peso: Grêmio perde dois meias e muda o plano para a semifinal
Luís Castro deixa definição em aberto e Grêmio pode ter mudança para semifinal
Grêmio avalia rescisão com Cuéllar após perda de espaço e desgaste interno