O Grêmio se aproxima do fim do ano com dois reforços anunciados e a necessidade de acertar mais contratações para o elenco da próxima temporada. O clube vasculha o mercado e deve priorizar negócios de ocasião. Não há indicativo de grandes investimentos para contratações de atletas, com pagamento pelos direitos econômicos.
Veja as notícias do Grêmio desta terça-feira (26)
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
O discurso é que o Grêmio "não tem fluxo de caixa" para contratações. No caso, para compras de jogadores. Ou seja, o ideal é a busca por atletas em fim de contrato ou empréstimos. Apenas "situações excepcionais" fariam o clube se movimentar de forma mais agressiva no mercado.
Outro ponto necessário para fazer as movimentações tem relação com saídas. Se o Grêmio conseguir negociar jogadores e arrecadar milhões a partir disso, pode equalizar o pagamento de valores considerados maiores.
Desde o fim do Brasileiro e início dos rumores, alguns nomes foram vinculados ao Grêmio. Os casos envolvendo jogadores sob contrato, cujos negócios seriam mediante pagamento de multa, normalmente viram empecilho. O clube não pretende pagar alto por reforços.
À procura de centroavante, atletas como Bruno Rodrigues e Deyverson foram citados, por exemplo, mas ambos com cifras milionárias. O primeiro, que estava no Cruzeiro e pertencia ao Tombense, foi comprado pelo Palmeiras. Já o centroavante do Cuiabá manifestou interesse em trabalhar com Renato, mas não há nada que indique a possibilidade do negócio avançar.
Vice de futebol, Antônio Brum, e o presidente do Grêmio, Alberto Guerra — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Vice de futebol, Antônio Brum, e o presidente do Grêmio, Alberto Guerra — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
A posição, aliás, é uma das prioridades do Grêmio, visto a saída de Luis Suárez. O alvo mais forte até o momento é Rogelio Funes Mori, do Monterrey, embora o presidente do clube mexicano tenha afirmado que o jogador recusou a oferta dos gaúchos.
Outro setor visado é a defesa. Com três zagueiros em fim de contrato e nenhuma definição ainda, o Tricolor trabalha para fechar a contratação de Lucas Freitas, que pertence ao Palmeiras e estava na Chapecoense. A negociação ainda está em andamento, mas conforme apurou o ge prevê pagamento de valores ao Verdão, considerados baixos.
Até agora, o Grêmio anunciou dois nomes para 2024, para reforçar meio e ataque. O volante Dodi e o meia-atacante Soteldo chegaram do Santos. O primeiro, curiosamente, foi adquirido em definitivo, embora a quantia investida seja mantida em sigilo. Já o venezuelano foi trazido por empréstimo de uma temporada.
Grêmio anuncia Dodi e Soteldo para 2024
Para 2024, o Grêmio aprovou no orçamento um aumento da folha salarial dos atuais R$ 10,5 milhões para R$ 14 milhões. Houve também pedido de suplementação orçamentária aprovado no Conselho Deliberativo para as contas deste ano.
Enquanto segue de olho no mercado, o clube está em vias de anunciar a renovação do técnico Renato Portaluppi. As partes estão com o acordo encaminhado para estender o vínculo por mais um ano.
?? Ouça o podcast ge Grêmio ??
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.