Ainda que não tenha sido oficializado, o Grêmio trata a permanência de Renato Portaluppi para a próxima temporada como algo natural . E o clube busca no mercado atender a um velho pedido do treinador. Com a contratação de Soteldo, que tem negociações avançadas, o Tricolor irá trazer o ponta driblador pedido por Renato desde o começo de 2022.
Foi ainda durante o Gauchão que Renato Portaluppi pediu publicamente a contratação de um extrema driblador. Naquele momento, o alvo era Michael, ex-Flamengo.
— Esse atleta é fundamental. Temos o Ferreira, mas não vem jogando, todo dia eu cobro (a direção). Michael é o jogador que eu quero, ele quebra linhas, ficaríamos em outro patamar, mas estamos conversando, é difícil não ter esse tipo de jogador, principalmente no Estadual, quando os adversários se retrancam — pediu Renato à época.
O Tricolor iniciou conversas, mas não conseguiu acordo com o Al Hilal, da Arábia Saudita, para a liberação de Michael. O próprio Soteldo entrou na mira gremista, mas o Santos acabou exercendo a cláusula de compra do venezuelano do Tigres, do México.
Números do Brasileirão
O desempenho de Soteldo, assim como o coletivo do Santos na campanha de rebaixamento, foi aquém do esperado no Brasileirão. O venezuelano marcou apenas um gol em 17 jogos. Ele ainda contribuiu com seis assistências, duas delas na vitória de virada sobre o Grêmio, na Vila Belmiro, na abertura do segundo turno.
O dado que justifica a contratação pelo Tricolor vem nos dribles. Soteldo foi o maior driblador do Campeonato Brasileiro 2023, com média de 2,9 por jogo. O venezuelano teve sucesso em 57% das tentativas durante a competição.
A reclamação de Renato sobre a falta de dribladores no elenco se justifica nos números. O Grêmio não teve nenhum jogador entre os 20 maiores dribladores do Brasileirão, segundo dados do site Sofascore.
O maior driblador do Tricolor foi Ferreira, com média de 1,4 por partida. Em segundo na lista aparece o lateral-direito João Pedro (1,2 por jogo), seguido por Bitello (1,1 por jogo), que deixou o clube ainda no começo do segundo turno vendido ao Dinamo Moscou.
Posicionamento
Destro, Soteldo tem posicionamento principal o setor esquerdo ataque, semelhante ao que faz Ferreira. O venezuelano até chegou a ser usado em alguns momentos do Brasileirão como meia central, mas ele é o típico ponta destro que inicia pelo lado esquerdo buscando trazer para dentro para o chute com o pé dominante.
Soteldo, porém, também tem a característica de trazer a bola para o fundo para buscar cruzamentos com o pé esquerdo. Foi assim que cruzou, por exemplo, para o gol de Messias no empate do Santos com o Botafogo, no Nilton Santos.
Mapa de calor
Soteldo no Brasileirão
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!