40 curiosidades sobre a conquista do Grêmio no Mundial de Clubes de 1983

Entre elas, estão o motivo para contratar Mário Sérgio, a definição do uniforme da final e o fato que quase tirou Renato da viagem a Tóquio


Fonte: gauchazh

40 curiosidades sobre a conquista do Grêmio no Mundial de Clubes de 1983
Tricolor jogou de calções brancos e meias azuis.

O Grêmio comemora nesta segunda-feira (11) os 40 anos do seu título mundial. Para marcar a data, GZH preparou uma série de conteúdos especiais . Confira abaixo, 40 curiosidades sobre a maior conquista da história tricolor.

1 - O time que entrou em campo contra o Hamburgo demorou 10 anos para ser formado . Tarciso foi o primeiro a chegar, em 1973. Os últimos foram Paulo César Caju e Mário Sérgio. A dupla foi contratada às vésperas do Mundial.

2 - Mário Sérgio foi contratado após o técnico Valdir Espinosa observar in loco a partida entre Hamburgo e Werder Bremen , pelo Campeonato Alemão. A ideia do treinador não era igualar a força física dos alemães. Pelo contrário. Sua visão era ter em campo aquilo que os adversários não tinham.

— Os alemães são velozes demais, saem para a frente com uma facilidade incomum. É necessário ter alguém que seja capaz de parar com a partida e de, em certo momento, pegar a bola, "colocar debaixo do braço" e sair — disse o comandante gremista à Zero Hora do dia 26 de setembro.

3 - O Grêmio fez uma preparação especial para o Mundial. O clube ficou quase um mês concentrado em Gramado . Várias partidas do Gauchão foram disputadas com time reserva e com Paulo Lumumba como treinador.

4 - Na véspera do embarque para o Japão, o Grêmio disputou amistoso contra o Novo Hamburgo . A partida terminou em derrota por 1 a 0.

5 - O Grêmio iria jogar com meias brancas, mas a TV japonesa queria contraste total entre os uniformes. A saída foi comprar meias azuis em Tóquio .

6 - Mas, nem tudo foi problema. O Grêmio teve sua vontade atendida para jogar de calção branco. Os motivos eram dois. O primeiro era a superstição, pois a América foi conquistada com a combinação da camisa tricolor com o calção branco. A outra era estratégia. O Hamburgo teria de jogar de calção vermelho. Felix Magath, principal jogador do time, era daltônico e teria a visão prejudicada com o uniforme desta cor .

7 - A decolagem no voo que saiu de Porto Alegre atrasou 42 minutos. Uma criança apertou o sistema contra incêndio do avião em que estavam os jogadores gremistas. A traquinagem despressurizou a cabine da aeronave. A situação fez o técnico Valdir Espinosa suar frio. Ele não gostava de viajar de avião .

8 - O Hamburgo não jogou com os reservas contra o Grêmio . Foram quatro mudanças em relação ao time que venceu a Juventus, na final da Liga dos Campeões. O quarteto deixou o clube após o título continental.

9 - Ainda assim a preparação dos alemães não foi a ideal. Somente 14 jogadores foram para a capital japonesa .

10 - Somente 18 jogadores do Grêmio viajaram para Tóquio . Foi preciso que jornalistas completassem o time durante alguns treinos. Os escolhidos foram o repórter Darci Filho, da Rádio Gaúcha, e o fotógrafo José Doval, de Zero Hora.

11 - A delegação gremista levou mais de 600 quilos de bagagem, entre equipamentos e alimentos.

12 - Ernst Happel foi deselegante com Espinosa. Na véspera da decisão, deixou o técnico gremista no vácuo ao estender a mão para cumprimentá-lo.

13 - Renato e Paulo Cesar Caju quase trocaram sopapos durante o último treino . O atual técnico gremista estava indignado com uma suposta falta de vontade do companheiro.

— Se amanhã você não correr, em cinco minutos eu te meto uma porrada no meio da cara e no vestiário eu te mato — disparou.

A turma do deixa disso acalmou os ânimos.

14 - Veterano e campeão Mundial em 1970 com a seleção, Caju foi uma grande isca. Sua carreira vitoriosa o transformava no nome mais famoso do time . Como consequência, atraiu mais atenção dos defensores, o que abriu espaço para Mario Sérgio e Renato.

15 - Renato quase ficou de fora do Mundial . Antes de um treino, o camisa 7 entrou em alta velocidade no pátio do Olímpico, onde se encontravam diversas mães e crianças. Fábio Koff, então presidente, viu a cena. O dirigente decidiu puni-lo com uma multa. Acordou que se o Grêmio fosse campeão, a penalização seria revogada.

16 - Na ida para o Japão, a delegação do Grêmio viajou junto com o ex-zagueiro colorado Figueroa . Aposentado, o chileno ia para uma partida de exibição. Ele deixou a rivalidade de lado e, a pedidos, posou com a camisa tricolor.

17 - Depois do título, a delegação não viajou direto para Porto Alegre. Ainda teve uma parada em Los Angeles para a disputa de uma amistoso com o América-MEX . Empate em 2 a 2 no tempo normal e vitória gremista nos pênaltis.

18 - Para motivar os seus jogadores, Espinosa desenhou uma escada no vestiário. Cada degrau equivalia a uma etapa até chegar ao Mundial.

19 - Árbitro da partida , o francês Michel Vautrot foi um dos grandes de seus ofício. Apitou duas Copas (1982 e 1986) , a final da Eurocopa em 1988 (aquela do golaço de Van Basten) e a decisão da Liga dos Campeões de 1986.

20 - Os alemães jogaram os 120 minutos da partida sem realizar substituição . O Grêmio fez as duas a que tinha direito.

21 - Paulo César Magalhães, Mario Sérgio e Paulo Cezar Caju foram as modificações de Espinosa para a final. Casemiro, Tita (voltou para o Flamengo) e Caio formaram o trio que deixou o time.

22 - Sete jogadores (Paulo Roberto, Baidek, China, Mário Sérgio, Paulo Cezar Caju, Renato e Tarciso) jogaram pela Seleção Brasileira . De León defendeu o Uruguai.

23 - De Léon, Renato e Paulo Cezar Caju disputaram Copa do Mundo.

24 - Nove jogadores do Hamburgo atuaram por suas seleções , oito pela alemã e um pela dinamarquesa.

25 - Caju disputou apenas três partidas em sua segunda passagem pelo Grêmio .

26 - Mario Sérgio escreveu história com apenas 11 jogos com as três cores.

27 - Dos 13 jogadores utilizados na final, seis (Paulo Roberto, Baidek, Paulo César Magalhães, China, Renato e Bonamigo) foram formados na base .

28 - Grêmio e Hamburgo se enfrentaram duas vezes na história . Além da partida em Tóquio, alemães e gremistas jogaram na inauguração da Arena, em 2021 . Nova vitória gremista. Outra vez por 2 a 1.

29 - No ano do título, o Grêmio disputou 83 partidas, com 35 vitórias, 30 empates e 18 derrotas.

30 - Além dos dois gols sobre o Hamburgo, Renato balançou as redes outras 13 vezes naquele ano.

31 - O artilheiro do ano foi o meia Osvaldo, com 25 gols dos 121 gols marcados pelo Grêmio em 1983.

32 - Quatro campeões (Baidek, Paulo César Magalhães, China e Caio), segundo a Gremiopedia, nunca foram adversários gremistas .

33 - De León foi o único campeão a ter vencido o Mundial como jogador por outro clube. Ele foi bicampeão com o Nacional.

34 - Além de Renato, Mazaropi foi o outro jogador daquele elenco que treinou o Grêmio. Foram nove partidas como interino , entre 1992 e 1995.

35 - Assim como Renato, Espinosa foi campeão como técnico e jogador do clube.

36 - A derrota para o Novo Hamburgo foi a única outra vez em que Espinosa utilizou os 11 titulares em Tóquio juntos.

37 - Mário Sérgio, Caio e Tarciso, entre os jogadores, e Valdir Espinosa já morreram.

38 - Mario Sérgio viveu situação inusitada. Em 1984, virou jogador colorado. No Gre-Nal das Faixas, ele recebeu a honraria com a camisa do rival.

39 - Renato usou duas camisas 7. Uma delas está na casa da família, em Bento Gonçalves. A outra foi trocada com Schröder, defensor que teve a infeliz tarefa de marcá-lo em Tóquio.

40 - Criou-se a lenda de que Renato quase ficou de fora do Mundial por lesão. O que ocorreu, na verdade, é que dias após os festejos pelo título, o atacante teve uma forte crise de apendicite. Ele passou por cirurgia e ficou internado quatro dias no hospital Tacchini, em Bento Gonçalves.



VEJA TAMBÉM
- Grêmio vence o Operário-PR e avança às oitavas de final da Copa do Brasil
- Surge novo reforço para o Grêmio: Desembarque previsto para esta semana
- Grêmio classificado com sustos: a defesa preocupa ainda mais que o ataque






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

14/7/2024