G-4 ou G-6: a briga do Grêmio na última rodada do Brasileirão

Tricolor confirma vaga na fase de grupos da Libertadores com vitória sobre o Fluminense


Fonte: gauchazh

G-4 ou G-6: a briga do Grêmio na última rodada do Brasileirão
Renato Portaluppi se reapresentou na última segunda-feira no CT Luiz Carvalho

Com vaga na Libertadores confirmada e as homenagens feitas a Suárez, o Grêmio se prepara para o último compromisso da temporada . Nesta quarta-feira (5), às 21h30min, o Tricolor estará no Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense. Depois de um Brasileirão de bons resultados, o clube tem em suas mãos a oportunidade de confirmar uma vaga direta para a fase de grupos da competição continental do próximo ano. Um feito que parecia distante depois das derrotas para Corinthians e Atlético-MG, mas que, agora, depende apenas de um resultado positivo gremista na 38ª rodada .

A possibilidade de retornar para a fase de grupos do campeonato mais importante das Américas acontece após um hiato de três anos. Em 2021, o clube foi eliminado pelo Independiente del Valle nas eliminatórias e disputou a Copa Sul-Americana. Esse cenário de voltar a não depender das eliminatórias pode ser confirmado.

Os cenários gremistas são simples. Vitória sobre o Fluminense confirma matematicamente o lugar do Tricolor no G-4 . Em caso de empate, será preciso que algum dos outros concorrentes pelos quatro primeiros lugares tropece. Ou seja, Flamengo ou Atlético-MG precisam perder seus jogos, contra São Paulo e Bahia, respectivamente, ou que o Botafogo não vença o Inter no Beira-Rio. Uma derrota no duelo do Maracanã só resulta em vaga gremista no G-4 se o Inter não perder para o Botafogo.

O problema é que para não depender de nenhum outro resultado paralelo da 38ª rodada, incluindo torcer para uma vitória colorada sobre o Botafogo, será preciso encerrar uma sequência incômoda no Maracanã.

O Grêmio ainda não venceu no estádio na atual temporada . Foram duas idas ao palco mais tradicional do futebol brasileiro, com duas derrotas para o Flamengo. O que é animador é que o retrospecto recente nos encontros com o Fluminense é bastante favorável ao clube gaúcho. Nos últimos cinco confrontos, o Tricolor venceu quatro e perdeu apenas uma vez .

Mesmo sem nada a provar no Brasileirão, o Fluminense trata o jogo desta quarta com atenção. É a última oportunidade para o técnico Fernando Diniz dar ritmo de jogo para sua equipe antes do Mundial. Desde o título da Libertadores sobre o Boca Juniors, o time titular carioca segue invicto. Foram cinco partidas, com dois empates e três vitórias. Na última rodada, com uma equipe alternativa por conta do gramado sintético do estádio do Palmeiras, aconteceu a única derrota na sequência.

— Tendência é de que Fluminense vá com força máxima e encare a partida com seriedade, por ser a despedida da torcida antes de ir pro Mundial — comentou Felipe Siqueira, repórter que cobre o Fluminense para o ge.com.

O clima no Maracanã será de decisão. Mais de 35 mil ingressos foram comercializados até ontem, com a previsão de lotação quase total dos espaços reservados para a torcida local. A imprensa carioca chama a partida desta rodada de o “jogo das despedidas”.

Além do confronto ser o último do Fluminense antes da viagem para a Arábia Saudita, onde disputará o Mundial de Clubes, o torcedor carioca também provavelmente se despedirá de peças importantes na equipe campeã da Libertadores. O zagueiro Nino e o volante André estão com negociações encaminhadas com clubes do Exterior e farão suas últimas aparições pelo clube.

— O clima é bem positivo. O clube está fazendo o possível para encher o estádio. Pode ser a despedida do André e do Nino. Estão tentando criar esse clima de despedida — afirmou Victor Lessa, do Canal do Lessa.

Na história, Grêmio e Fluminense se encontraram em 89 jogos. O clube gaúcho venceu 40 encontros, empatou 22 e perdeu 27 vezes. Marcou 114 gols e levou 94 gols.



VEJA TAMBÉM
- Grêmio goleia o Guarany com gols de Pavón e Diego Costa
- PROBLEMA! Jornalista revela situação de Carballo
- Tricolor escalado para o jogo contra o Guarany de Bagé





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

2/3/2024