Com vaga na Libertadores confirmada e as homenagens feitas a Suárez, o Grêmio se prepara para o último compromisso da temporada . Nesta quarta-feira (5), às 21h30min, o Tricolor estará no Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense. Depois de um Brasileirão de bons resultados, o clube tem em suas mãos a oportunidade de confirmar uma vaga direta para a fase de grupos da competição continental do próximo ano. Um feito que parecia distante depois das derrotas para Corinthians e Atlético-MG, mas que, agora, depende apenas de um resultado positivo gremista na 38ª rodada .
A possibilidade de retornar para a fase de grupos do campeonato mais importante das Américas acontece após um hiato de três anos. Em 2021, o clube foi eliminado pelo Independiente del Valle nas eliminatórias e disputou a Copa Sul-Americana. Esse cenário de voltar a não depender das eliminatórias pode ser confirmado.
Os cenários gremistas são simples. Vitória sobre o Fluminense confirma matematicamente o lugar do Tricolor no G-4 . Em caso de empate, será preciso que algum dos outros concorrentes pelos quatro primeiros lugares tropece. Ou seja, Flamengo ou Atlético-MG precisam perder seus jogos, contra São Paulo e Bahia, respectivamente, ou que o Botafogo não vença o Inter no Beira-Rio. Uma derrota no duelo do Maracanã só resulta em vaga gremista no G-4 se o Inter não perder para o Botafogo.
O problema é que para não depender de nenhum outro resultado paralelo da 38ª rodada, incluindo torcer para uma vitória colorada sobre o Botafogo, será preciso encerrar uma sequência incômoda no Maracanã.
O Grêmio ainda não venceu no estádio na atual temporada . Foram duas idas ao palco mais tradicional do futebol brasileiro, com duas derrotas para o Flamengo. O que é animador é que o retrospecto recente nos encontros com o Fluminense é bastante favorável ao clube gaúcho. Nos últimos cinco confrontos, o Tricolor venceu quatro e perdeu apenas uma vez .
Mesmo sem nada a provar no Brasileirão, o Fluminense trata o jogo desta quarta com atenção. É a última oportunidade para o técnico Fernando Diniz dar ritmo de jogo para sua equipe antes do Mundial. Desde o título da Libertadores sobre o Boca Juniors, o time titular carioca segue invicto. Foram cinco partidas, com dois empates e três vitórias. Na última rodada, com uma equipe alternativa por conta do gramado sintético do estádio do Palmeiras, aconteceu a única derrota na sequência.
— Tendência é de que Fluminense vá com força máxima e encare a partida com seriedade, por ser a despedida da torcida antes de ir pro Mundial — comentou Felipe Siqueira, repórter que cobre o Fluminense para o ge.com.
O clima no Maracanã será de decisão. Mais de 35 mil ingressos foram comercializados até ontem, com a previsão de lotação quase total dos espaços reservados para a torcida local. A imprensa carioca chama a partida desta rodada de o “jogo das despedidas”.
Além do confronto ser o último do Fluminense antes da viagem para a Arábia Saudita, onde disputará o Mundial de Clubes, o torcedor carioca também provavelmente se despedirá de peças importantes na equipe campeã da Libertadores. O zagueiro Nino e o volante André estão com negociações encaminhadas com clubes do Exterior e farão suas últimas aparições pelo clube.
— O clima é bem positivo. O clube está fazendo o possível para encher o estádio. Pode ser a despedida do André e do Nino. Estão tentando criar esse clima de despedida — afirmou Victor Lessa, do Canal do Lessa.
Na história, Grêmio e Fluminense se encontraram em 89 jogos. O clube gaúcho venceu 40 encontros, empatou 22 e perdeu 27 vezes. Marcou 114 gols e levou 94 gols.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.