Suárez merece ser o craque do Brasileirão? Comentaristas opinam

Ao lado de Hulk, do Atlético-MG, o centroavante do Grêmio é o jogador com mais participações diretas em gols no Brasileirão


Fonte: ge

Suárez merece ser o craque do Brasileirão? Comentaristas opinam

Já virou tradição após o fim do Campeonato Brasileiro as escolhas da seleção da competição, revelação e o craque. Mesmo com o Grêmio sem ter chance de título na última rodada, o ge procurou comentaristas para saber se Luis Suárez, uma das principais estrelas do futebol nacional em 2023, merece ser eleito o melhor jogador do Brasileirão.

+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!

Gracias, Suárez: artilheiro marca em sua despedida na Arena do Grêmio

Para contextualizar, o centroavante uruguaio chega na rodada final do campeonato com 15 gols, atrás apenas de Paulinho, com 19, e Tiquinho Soares, com 17. Porém, Luisito é o líder em participações diretas em gols ao lado de Hulk, já que deu 11 assistências no Brasileiro.

Luis Suárez foi o principal responsável do Grêmio brigar na parte de cima da tabela. O camisa 9 se superou no futebol brasileiro. São 27 gols e 17 assistências em 53 partidas no ano. Na sua despedida da Arena, fez o gol da vitória sobre o Vasco. Mas também fez gol em Gre-Nal e teve a atuação de gala contra o Botafogo, quando marcou três na virada por 4 a 3.

Suárez marca e se despede da torcida do Grêmio na Arena

O ge consultou alguns comentaristas para analisarem a passagem de Luis Suárez pelo Brasileirão e opinarem se o centroavante merece ou não ser eleito o craque do campeonato.

Suárez merecer ser o craque do Brasileirão?

Alexandre Lozetti - comentarista do Grupo Globo

Suárez merece ser o craque do Brasileirão. O ponto é que outros também merecem. Não seria injusta sua indicação, como também não seriam as de Hulk e Paulinho, por exemplo, ou mesmo a de Endrick.

Suárez tem a seu favor a soma de gols e assistências - ponto forte também de Hulk - numa equipe menos dotada de talentos, onde muito do sucesso se concentrou em seu desempenho, absolutamente comprometido com o grupo, nunca consigo mesmo, ainda que se trate de um ícone do futebol mundial.

Suárez é o grande responsável pelo bom campeonato do Grêmio e demonstrou, com muita inteligência, entender como poderia ser útil na campanha, sem qualquer traço de estrelismo.

Alline Calandrini - comentarista do Grupo Globo

Sem dúvida alguma. O impacto e influência do Suarez no Brasileirão é enorme. Pena que foi por pouco tempo. Sua influência em campo é gigante. É o jogador que faz tudo no sistema ofensivo da equipe gremista. Da opção de apoio próximo da área, ocupação de espaços, gera espaços para companheiros, assistências, finalização, goleador, técnico... Um centroavante completo. Um dos melhores dos últimos anos. Fora sua garra dentro de campo, vestiu a camisa gremista e levou o Grêmio no alto desse brasileiro.

Maurício Saraiva - comentarista do Grupo RBS

Suárez é o craque do Brasileirão 2023. Se vai ser eleito pela CBF ou não, é outra coisa. Ninguém foi tão relevante para o seu time do que o uruguaio. Renato Portaluppi é o primeiro a saber disso, o que não desmerece o trabalho do treinador. Suárez levou o Grêmio à Libertadores e encantou até torcidas adversárias. É ele.

Mauricio Saraiva fala de vitória do Grêmio na despedida de Suárez

Renata Mendonça - comentarista do Grupo Globo

Suarez é com certeza um dos craques desse Brasileiro. É difícil o craque não ser do time campeão, mas não dá pra negar que se fosse eleger a história de três jogadores que foram “os caras” desse Brasileirão, Suarez teria que estar incluído.

Meu critério vai muito pelo que você esperava e o que esse jogador entregou no contexto do clube em questão. O que se esperava do Grêmio vindo da série B quando começou o campeonato? E quantas dúvidas se colocava sobre o que Suarez poderia entregar aos 36 anos e num elenco que não era tão reco? O número de jogos dele no Brasil vai superar o maior número de jogos que ele já fez numa temporada em toda a sua carreira.

Suárez comemora gol da vitória do Grêmio sobre o Vasco — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Suárez comemora gol da vitória do Grêmio sobre o Vasco — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O impacto dele no time é inegável, participou diretamente de metade dos gols que o Grêmio fez nos jogos em que disputou. E o contexto do futebol brasileiro foi adversário do Suarez pra conquistar esses números, pq aqui o calendário é mto pesado, os gramados são ruins, então em tese a dificuldade seria maior pra ele atingir números tão expressivos.

O Grêmio só fez uma campanha pra se classificar na Libertadores porque Suarez estava no time. É difícil imaginar essa classificação na tabela se ele não estivesse. Então quando se contar a história do brasileiro de 2023, além de se falar do Endrick no Palmeiras, do Paulinho no Galo, do Tiquinho no primeiro turno histórico do Botafogo, terá de se falar da temporada em que um dos maiores artilheiros do futebol mundial brilhou no Grêmio.

Sérgio Xavier Filho - comentarista do Grupo Globo

Eu acho que o Suárez é o craque do campeonato, por algumas razões. Primeiro que ele foi o cara que mais fez a diferença para o seu time. Se você tirar o Veiga do Palmeiras, o Pulgar do Flamengo, acho que não terá tão absurda como teria o Suárez para o Grêmio. Só por isso, por ser o que mais faz a diferença, é o craque do campeonato.

Mas tem mais. O craque do campeonato é um jogador que extrapola o seu time. Suárez fez tudo isso. Ele foi o "fora de série", melhorando o futebol brasileiro. Não precisamos nem entrar na questão física, pelo fato dele fazer algo com o corpo coisas que muitas vezes não consegue ou não poderia. Acho que vai terão pessoas que vão escolher o Paulinho, que creio que também concorra para isso, mas acho que Suárez merece.

?? Ouça o podcast ge Grêmio ??

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

50 vídeos


VEJA TAMBÉM
- Grêmio goleia o Guarany com gols de Pavón e Diego Costa
- PROBLEMA! Jornalista revela situação de Carballo
- Tricolor escalado para o jogo contra o Guarany de Bagé





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

2/3/2024










































1/3/2024