Nesta terça-feira, o chefe de arbitragem da CBF, Wilson Seneme, comentou o polêmico lance envolvendo os laterais Matheus Bidu, do Corinthians , e João Pedro, do Grêmio , em possível pênalti não marcado para o Timão no embate do último domingo. De acordo com ele, houve erro da equipe do VAR na análise da jogada ao focar na ação do atleta corintiano, e não no defensor gremista.
"A equipe VAR focou muito na ação do atacante [Matheus Bidu]. Se o atacante freiou ou não, se o toque fez ele ser derrubado ou não, e esqueceram de avaliar a ação do defensor, porque quem comete a falta neste caso é o defensor, não o atacante. A principal referência não pode ser o atacante", disse.
"Tem uma câmera muito boa que foi pouco utilizada pela equipe VAR. A gente vê o corpo do atacante sendo arremessado para frente, é possível ver nessa câmera. O corpo dele, ao ser tocado, é arremessado. Ele está em uma ação, e o corpo é arremessado. Ele valoriza? É óbvio que ele valoriza, mas existe a infração. Não podemos confundir as coisas. A carga do defensor faz com que ele [Matheus Bidu] projete o corpo para o chão, é uma carga absolutamente imprudente", continuou.
Além disso, na análise do lance, Semene afirmou que Matheus Bidu tinha prioridade na jogada por ter tomado a dianteira de João Pedro após receber passe de Fagner. Assim, enxergou a ação do atleta do Grêmio como "imprudente", por colocar todo o peso em cima do adversário e gerar carga suficiente para derrubá-lo.
"Quem chega primeiro na bola e toma a frente da jogada? Quem domina a bola é o jogador do Corinthians e fica à frente do corpo do jogador do Grêmio. A partir disso, só existe uma possibilidade para o jogador do Grêmio: ou ele toca a bola e minimamente tem um contato com o adversário, que não gera imprudência, ou ele vai de qualquer maneira, tentando buscar essa bola, sabendo que já está atrás do adversário e, dessa forma, assume riscos, transformando a sua ação em uma ação imprudente. Para nós, temos elementos suficientes para considerar a ação [do João Pedro] como uma ação imprudente", seguiu o chefe de arbitragem.
"O jogador do Grêmio faz uma carga, coloca o peso. Toda a carga de peso está sobre o jogador do Corinthians, que tinha a preferência do jogo. Visivelmente o defensor do Grêmio tem uma ação imprudente. Mesmo que não haja referência clara de empurrão, o peso do corpo está nas costas do adversário, com esta carga. É o suficiente para levar o jogador para o chão", continuou Wilson Seneme, sem usar a palavra "pênalti".
Mesmo com um a menos desde os dez minutos do primeiro tempo, o Corinthians marcou com Romero e conquistou a vitória na partida, que colocou a equipe na 11ª posição da tabela, com 44 pontos.
Agora, após a pausa das competições para a data Fifa, o Timão volta a campo no dia 24 de novembro (sexta-feira), quando recebe o Bahia, às 21 horas (de Brasília), na Neo Química Arena. A partida é válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!