O técnico Renato Portaluppi, prepara ajustes no posicionamento do Grêmio para os quatro jogos restantes do Brasileirão. Com a entrada de Fábio na vaga de João Pedro, vetado por lesão muscular, o treinador deve reforçar o sistema de marcação no lado direito tricolor.
Já há algum tempo, o comandante crê que Fábio se destaca pelo apoio, enquanto João Pedro é seguro na marcação. Por características distintas, o técnico promoveu em vários momentos do Brasileirão um rodízio entre laterais , dependendo dos desfalques e do adversário.
Por isso, para proteger mais o lado direito e liberar Fábio para o apoio, Renato deve promover ajustes. Isso não significa que haverá mudanças de esquema ou peças. Porém, ao menos um dos volantes deve ser destacado para tomar conta do setor quando o lateral estiver no ataque.
Contudo, não está descartado que o treinador adote com mais frequência o esquema com três zagueiros, especialmente se Pepê seguir fora por lesão. Foi assim, por exemplo, nas vitórias contra Inter, por 3 a 1, e Athletico-PR, São Paulo e Coritiba, todas por 2 a 1, quando o técnico escalou Fábio no lugar de João Pedro e utilizou três zagueiros para dar mais liberdade ao lateral.
Embora João Pedro já tenha anotado três gols no Brasileirão — contra nenhum do concorrente da posição —, Fábio tem índices melhores em cruzamentos e finalizações. Na opinião de Renato, o ex-jogador do Manchester United é mais agressivo pelo flanco direito.
— Eu incentivo os dois a atacarem os espaços do adversário. Pela força e pela velocidade que tem, eu incentivo bastante o João Pedro a atacar. Ele ataca até menos do que peço. O Fábio já ataca mais, busca mais os espaços. Pela força que tem, quando ele vem de trás, dificilmente o adversário busca. Mas estamos bem servidos na posição. Por isso, tenho feito um rodízio entre eles, dependendo do adversário — declarou Renato, após a vitória sobre o Palmeiras, no dia 22 de setembro, quando curiosamente João Pedro marcou o gol do triunfo gremista.
Contudo, apesar de preferir o apoio de Fábio, o treinador considera que os laterais têm nível técnico equivalente, apenas das características distintas.
— Coloquei o Fábio porque ele apoia mais. Por termos dois grandes laterais, dá para rodar. Assim, não cansamos um só — explicou Renato após o empate por 4 a 4 com o Corinthians, no dia 19 de setembro.
Diagnosticado com lesão muscular na coxa direita , João Pedro deve ficar cerca de três semanas afastado dos gramados, possivelmente retornando apenas na temporada 2024.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.