A noite fria de primavera para as mais de 40 mil pessoas que estiveram na Arena neste sábado (4) foi aquecida por Luis Suárez. O uruguaio foi o autor do gol que garantiu o 1 a 0 e mais uma vitória para o Grêmio no Brasileirão — a quarta em sequência na competição por pontos corridos e que confirmou a ascensão do Tricolor no campeonato, ficando mais próximo da Libertadores do ano que vem.
O gol do centroavante foi marcado aos 24 minutos do segundo tempo e levou o time gaúcho, momentaneamente, para a vice-liderança do Brasileirão, com 56 pontos, apenas três pontos de diferença para o Botafogo , líder do torneio, que joga na segunda-feira contra o Vasco, em São Januário. O Tricolor ainda pode perder posições para Bragantino e Palmeiras, mas não tem como deixar o G-4 nesta rodada.
O próximo confronto gremista será justamente contra o Botafogo, na próxima quinta-feira (9), às 20h, em São Januário.
Mesmo sem Geromel, o técnico Renato Portaluppi decidiu por manter o esquema com três zagueiros com a entrada de Bruno Uvini na vaga do camisa 3. Além disso, outras três trocas em relação à equipe que bateu o Coritiba no meio de semana, com João Pedro voltando à lateral no lugar de Fabio, João Pedro Galvão no lugar de Galdino e Carballo assumindo a posição de Pepê, lesionado.
Com duas equipes ofensivas, ambas davam espaços para contra-ataques nos minutos iniciais de jogo. Em um desses, JP Galvão arrancou, mas David Duarte tocou com a mão na bola no bico da grande área, falta marcada. Com todo mundo pedindo o cruzamento, Reinaldo arriscou direto e mandou nas mãos do goleiro Marcos Felipe.
Em mais uma escapada do Grêmio, Cristaldo escorou para Suárez, mas o uruguaio escorregou e bateu fraco nas mãos do goleiro adversário. A pouca produtividade gremista nos 17 primeiros minutos da partida fez com que Renato mandasse todos os reservas para o aquecimento , algo que também ocorreu na goleada sofrida para o São Paulo , quando o treinador tirou Cristaldo ainda na etapa inicial.
A melhor chance gremista só apareceu aos 24 minutos. Suárez recuperou a bola na intermediária e abriu para Reinaldo. O camisa 6 dominou, ajeitou o corpo e mandou para o gol, mas parou mais uma vez no goleiro do Bahia , que mandou para escanteio.
Aos 31, a primeira polêmica do jogo. Kannemann alçou a bola dentro da área, Camilo Cándido e Suárez se chocaram . O uruguaio caiu e ficou reclamando pênalti, mas o juiz mandou o jogo seguir e o VAR não o chamou para revisar o lance .
Aos 40, o Bahia tentou responder, mas sem perigo. Yago Felipe driblou quatro jogadores do Grêmio e arriscou da entrada da área, mas mandou sem forças nas mãos de Gabriel Grando. O time baiano seguiu pressionado, dessa vez com Cauly. O camisa 8 recebeu, girou sob a marcação e chutou na forquilha do gol gremista, assustando a torcida gremista.
Para o segundo tempo, Renato fez duas trocas para tentar jogar o time mais para frente, desmanchando o esquema com três zagueiros. Bruno Uvini saiu para a entrada de Ferreira e JP Galvão deu lugar a Galdino. O Bahia voltou sem trocas.
Na primeira rabiscada do camisa gremista, ele cavou um escanteio. Na cobrança, bola no primeiro poste, toque de Carballo e Bruno Alves viu a bola passar na sua frente e sair pela linha de fundo.
A primeira grande oportunidade da segunda etapa foi do Bahia, aos 4. A bola passou na frente de três jogadores do Grêmio e chegou em Thaciano, que botou na área. Everaldo subiu mais alto que Bruno Alves e tocou para o gol. Grando praticou um milagre, salvando o Tricolor e mandando para escanteio.
O Tricolor tentou responder aos 10. Suárez recebeu por cima, tentou bater de primeira, mas furou. A bola sobrou para ele que tentou encobrir Marcos Felipe, mas mandou fraco e sem direção.
Everaldo assustou os gremistas mais uma vez. Ele recebeu na entrada da área e bateu para o gol, com Grando pegando firme no alto, salvando o Grêmio de novo. O camisa 12 gremista executou mais uma defesa aos 15. Cauly arriscou, mas fraco.
Em meio à indignação de Renato à beira do gramado e de parte da torcida do Tricolor, a equipe gaúcha chegou pelo alto. João Pedro cruzou por cima e Suárez aparou para o gol. Sem força e sem direção, a bola acabou nas mãos do goleiro do Bahia. Aos 18, Carballo dominou na intermediária e disparou, parando em Marcos Felipe.
Vendo a dificuldade que o Grêmio tinha no jogo, o treinador gremista chamou Besozzi. O argentino entrou na vaga de Cristaldo. E se Renato tem estrela, ela ficou provada mais uma vez aos 24 minutos. O camisa 22, que entrou três minutos antes, foi ágil e encontrou um passe milimétrico para Luis Suárez. Bom, o camisa 9 não costuma perder quando fica cara a cara com o goleiro.
O uruguaio soltou uma pancada de perna esquerda e abriu o placar na Arena: 1 a 0. O 23º gol de Suárez na temporada fez as mais de 40 mil pessoas entoarem o nome do centroavante uruguaio, que deve deixar o Grêmio no final da temporada.
A resposta do Bahia veio aos 31 minutos. Gabriel Xavier resolveu arriscar da intermediária do gramado e mandou no ângulo. Em mais uma defesa de Grando, o time baiano ficou com o escanteio.
Pensando em reforçar a defesa nos minutos finais, Renato promoveu as entradas do zagueiro Natã e do volante Josué nos lugares de Carballo e Suárez, que saiu aclamado pela torcida.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.