A vitória do Grêmio por 3 a 2 sobre o Flamengo , na noite desta quarta-feira, na Arena, passou pelas substituições do técnico Renato Portaluppi. Três atletas entraram no decorrer do jogo e marcaram os gols da virada. O treinador explicou a estratégia, exaltou a entrega do grupo e falou sobre o pacto no vestiário.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Grêmio 3 x 2 Flamengo | Melhores momentos | 29ª rodada do Brasileirão 2023
Renato explicou que a ideia de jogo passava por uma postura reativa com objetivo de explorar os contra-ataques. Apesar do elogiado primeiro tempo, o adversário abriu o placar nos últimos minutos em jogada individual de Everton Cebolinha.
Ferreira entrou no intervalo, e Nathan Fernandes e André aos 23 da etapa final, quando o treinador abriu mão do esquema com três zagueiros e decidiu arriscar para buscar o resultado. O trio foi decisivo e determinante na reação que garantiu uma vitória importante na briga pelo G-6.
– Trabalhei a parte tática para defender bem e ter o contra-ataque. Não é fácil enfrentar o Flamengo. No intervalo, elogiei meu time apesar da derrota e acertei algumas coisas. Disse para ter calma para empatar. Continuamos lutando. Esperei até os 20 minutos pra colocar minha equipe para frente. Coloquei atacante descansados, tirei um zagueiro e arrisquei um pouco mais. Daríamos espaços, mas o Flamengo também iria se preocupar com a gente. Nós começamos a jogar da maneira que eu gosto, ofensivamente. Deu certo – vibrou Renato.
Veja também: + Atuações: trocas funcionam e garantem virada; dê notas + Opinião de Maurício Saraiva: A comovente virada do Grêmio
Renato Portaluppi, técnico do Grêmio, em vitória sobre o Flamengo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Renato Portaluppi, técnico do Grêmio, em vitória sobre o Flamengo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Além das questões estratégias, Renato rasgou elogios à entrega do grupo em campo. O comandante ainda falou sobre uma reunião, um pacto, entre direção e jogadores que ocorreu na terça-feira para reforçar a confiança no trabalho.
– Foi uma grande vitória, vitória da entrega, vitória do grupo que estava querendo. Estávamos precisando dar uma resposta porque vínhamos de uma sequência negativa. O Grêmio andou oscilando e era preciso vencer. Nada melhor contra um adversário muito poderoso. O mais importante foi a entrega contra o poderoso Flamengo. Dá confiança para gente – disse Renato.
- Parabéns ao presidente Guerra, ao Antônio Brum e Luís Vagner. Eu pedi uma reunião com eles no hotel, trocamos ideia, eles foram importantíssimos. Pedi algumas coisas e eles cumpriram. Uma delas foi conversar com o grupo. Para mostrar que estavam juntos com a gente. O grupo não desaprendeu, até porque estamos na parte de cima desde o início. Não era para desespero – finalizou.
Com a vitória, o Grêmio chegou a 47 pontos e se manteve na sexta posição. Agora, o Tricolor vai para uma sequência de dois jogos fora de casa contra os últimos colocados, América-MG e Coritiba. O grupo se reapresenta na tarde desta quinta-feira, no CT Luiz Carvalho.
?? Ouça o podcast ge Grêmio ??
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.