Presidente Alberto Guerra fala sobre práticas antirracistas no Grêmio em Seminário na Assembleia Legislativa
O evento organizado pela Frente Negra Gaúcha ocorreu no Teatro Dante Barone, reunindo diversos nomes ligados ao esporte
O Grêmio esteve presente no seminário "Racismo no futebol: prevenção e enfrentamento”. O evento, realizado na tarde dessa segunda-feira, 23, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, reuniu autoridades e nomes ligados ao esporte para jogar luz a um dos problemas sociais mais graves da sociedade contemporânea.
O presidente Alberto Guerra foi um dos convidados a debater o tema, ao lado de Luciano Hocsmann, presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Marcelo Carvalho, diretor-executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Ricardo Leão, gerente de desenvolvimento e projetos da CBF, Sandra de Deus, professora da UFRGS e Cauê Vieira, secretário-geral do Internacional, além da advogada Luciana Genro.
Em sua fala, o mandatário gremista valorizou a sua presença no Seminário, mesmo estando em meio aos compromissos do futebol, por ser um tema que segundo ele, “interessa e toca imensamente o Grêmio”, saudou a comitiva presente que trata especificamente do tema, encabeçada pelo coordenador do Clube de Todos, Juliano Ferrer, ao lado do presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin. Durante sua explanação, o mandatário gremista falou no projeto, os objetivos traçados e o trabalho que vem sendo desenvolvido no combate à intolerância e à discriminação racial.
“É preciso nos fazer valer da grandeza de nossa instituição, de nossos valores e da força da nossa marca para conscientizar os torcedores de que não há mais espaço no mundo em que vivemos hoje para práticas racistas, nem dentro, nem fora de campo. Precisamos evoluir e refletir sobre o retrocesso que é discriminar uma pessoa pela cor da sua pele. O Clube de Todos surge nesse contexto para auxiliar a evitar que atos racistas se propaguem em nosso meio”.
Guerra salientou também como o tema vem sendo implementado no ambiente de governança do Clube, por meio de três pilares: Política de Alçada, Política de Consequência, de Integridade, desdobrando para o código de ética e conduta, Prevenção de Condutas não íntegras, Detecção e Responsabilização, além do uso de ferramentas adequadas para punição.
De acordo com um levantamento do Observatório da Discriminação Racial do Futebol, o Brasil viveu um aumento no número de ocorrências de racismo no ano passado. Em 2021, a instituição registrou 64 situações de racismo. Já em 2022, foram comprovadas 90 casos, um aumento de 40%. A alta se dá porque os atletas têm tomado consciência da necessidade de se fazer denúncias contra as ofensas.
O seminário "Racismo no futebol: prevenção e enfrentamento” foi promovido pela Frente Negra Gaúcha (FNG), através do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, em parceria com o Observatório.
O evento foi também prestigiado pelos atletas da base gremista, Zortea, Jardiel, Arthur Junior e Emerson Azevedo, pelos diretores adjuntos das categorias, Edson Berwanger, Roges Carvalho e David Stival, pela assistente social, Rosângela Medeiros e pela advogada, Bruna Kellermann.
VEJA TAMBÉM
- Clube avalia liberação de Amuzu para amistoso contra México
- Palmeiras rebate Grêmio e Flamengo e chama acordo de “mentiroso”
- Vítor Severino: o auxiliar que resgata a confiança e a identidade do Grêmio em tempos decisivos

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio se prepara para desafio contra o Flamengo com retorno de reforços e foco na ofensiva
Martin Braithwaite brilha e ajuda Grêmio a vencer Deportivo Riestra após quase sete meses fora dos gramados
Clube avalia liberação de Amuzu para amistoso contra México
Palmeiras rebate Grêmio e Flamengo e chama acordo de “mentiroso”
Vítor Severino: o auxiliar que resgata a confiança e a identidade do Grêmio em tempos decisivos
Após sete meses, Braithwaite volta a marcar e projeta Grêmio em altas no Brasileirão e copas
Carlos Vinícius renasce em campo e lidera Grêmio à vitória expressiva na Sul-Americana
Grêmio observa situação de Scarpa e cogita investida
Walace pode voltar para casa: Grêmio entra na briga por volante de R 42 milhões que o Cruzeiro quer descartar
Grêmio a cinco jogos seguidos sem ter a meta e assusta o Flamengo antes do duelo
Grêmio amplia fatia nas receitas de audiência após acordo que encerra disputa judicial
Vitória do Torque altera dinâmica da tabela, mas Grêmio ainda controla seu destino na Sul-Americana
Willian Apresenta Novo Papel Tático no Grêmio e Analisa a Estratégia de Luís Castro na Vitória
DESFALQUE IMPORTANTE! Amuzu convocado pela Seleção de Gana e pode ficar de fora
JOIA BRILHANDO! Gabriel Mec se destaca em campo e se consolida no Grêmio
COLLAB COM RIVAL? Grêmio e Flamengo anunciam colaboração na Libra até 2029
Amuzu convocado pela seleção de Gana: Grêmio enxerga risco de desfalque importante na temporada
Vice do Grêmio fala sobre futuro de Gabriel Mec e valor milionário
Convocação inesperada: Amuzu pode desfalcar o Grêmio em jogos decisivos
Grêmio dá tacada estratégica e contrata nome que pode mudar o jogo fora das quatro linhas
Grêmio assuma a liderança do grupo com vitória convincente e reforça compromisso com a evolução sob Luís Castro
Arthur antecipando retorno: Grêmio encontra esperança em jogo crucial contra o Flamengo
Luís Castro destaca desempenho do grêmio na conquista da liderança da sul-Americana
Carlos Vinícius exorciza momento difícil e assegura vitória com pênalti decisivo
Castro destaca força coletiva do Grêmio e apoio da torcida em Buenos Aires