Grêmio inicia ciclo de palestras em escolas para tratar da diversidade e do combate ao racismo
Presidente Alberto Guerra inaugurou a iniciativa na EMEF Vereador Antônio Giúdice, no bairro Humaitá, para 300 crianças
No último dia 5 de outubro, o presidente Alberto Guerra entrou em campo para dar o pontapé inicial a uma das principais ações do projeto Clube de Todos. Ao lado de Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial e em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas Museu da UFRGS, o mandatário gremista inaugurou um ciclo de palestras sobre diversidade e inclusão, tendo como mote o combate ao racismo. O evento ocorreu na Escola Municipal de Educação Fundamental Vereador Antônio Giúdice, no Humaitá, reunindo cerca de 300 crianças, além de diretores e professores.
O evento, organizado pelo coordenador do Clube de Todos, Juliano Ferrer, pelos integrantes do Departamento de Responsabilidade Social gremista (DRS), Luiz Jacomini e Chico Vacca, tem como objetivo aproveitar a força da instituição Grêmio, transformando o Clube num dos principais agentes no combate ao preconceito e à discriminação, com palestras de conscientização para crianças, jovens e adultos em escolas da rede pública e privada de ensino, a começar por Porto Alegre e Região Metropolitana. Como complemento à iniciativa, o programa conta ainda com a distribuição da Cartilha de Combate à Discriminação, o Futebol como Instrumento de Luta, uma publicação ilustrativa sobre personagens negros que fizeram parte da luta contra o preconceito, bem como de passagens históricas marcadas por episódios de racismo.
“Trata-se de um projeto que há tempos vem sendo gestado e que é necessário para que a nossa contribuição, amparada na credibilidade e na força que o Grêmio tem, possa conscientizar a sociedade de uma forma efetiva,” disse o presidente.
O Diretor do Observatório de Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Medeiros Carvalho, destacou a importância desta iniciativa e como ela influencia no futuro da sociedade. “O nosso grande objetivo, além de monitorar os casos de racismo, é de que possamos conversar com crianças e adolescentes, pois acreditamos que quanto mais cedo iniciarmos esse processo de conscientização, mais chance teremos de formar adultos conscientes sobre a diversidade e o respeito”, declarou Marcelo.
O projeto já tem a sua segunda agenda marcada para os próximos dias, numa escola da rede privada de ensino da Capital.
Fotos: Morgana Schuh / Grêmio FBPA
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.