O Grêmio foi superado pelo Inter no Gre-Nal 440 deste domingo (8), no Beira-Rio, por 3 a 2, resultado que o afastou ainda mais da briga pelo título do Brasileirão . GZH aponta cinco motivos que fizeram o Tricolor ser derrotado no clássico válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
1 - Dificuldade na marcação de Alan Patrick
Ao longo de todo o Gre-Nal, o Grêmio teve dificuldade para conter Alan Patrick. O camisa 10 se movimentava saindo do ataque e encontrava espaços à frente da defesa gremista sem ser incomodado pelo trio de volantes . Assim, ele deu a assistência para Enner Valencia abrir o placar e anotou seu gol no clássico. O meia foi o jogador que mais deu passes no jogo.
Responsável por conceder entrevista após o Gre-Nal em razão da viagem de Renato Portaluppi, o auxiliar Alexandre Mendes admitiu que a linha defensiva gremista estava muito recuada, o que permitiu o espaço para Alan Patrick . Segundo ele, essa foi uma medida que Renato tentou corrigir no intervalo.
— Tivemos dificuldade na recomposição, na transição defensiva, quando tínhamos a bola e o Inter recuperava. O Renato tentou mudar um pouco já que o Alan Patrick conseguiu achar espaço entre a nossa linha de meio-campo e a defensiva. A nossa linha defensiva estava muito baixa. Tentamos corrigir isso, entender melhor o jogo. Nós tivemos muitos erros técnicos na equipe, principalmente com a bola. Isso favoreceu a transição do Inter — declarou.
2 - Aposta em Ferreira
A escalação de Ferreira foi uma novidade de Renato. O camisa 10 não era titular desde a derrota para o Santos, em 20 de agosto. A ideia de usar o atacante para explorar o setor no qual o Inter tinha o ofensivo lateral Bustos não funcionou. Ferreira ficou 54 minutos em campo e não conseguiu sequer um chute no gol , também não gerou nenhuma jogada que terminou em chance para o Grêmio.
3 - Erros na saída de bola
A marcação no campo de ataque é um marca do Inter de Eduardo Coudet. Mesmo sabendo disso, o Grêmio não encontrou mecanismos para sair dessa pressão. Principalmente no primeiro tempo, o Colorado teve sucesso ao adiantar a marcação no seu campo de ataque.
Foi após uma roubada, por exemplo, que Valencia saiu cara a cara com Grando no lance que o VAR acabou avaliando como possível pênalti para o Inter. Também foi a partir de um desarme de Aránguiz no campo ofensivo que o equatoriano teve a chance frente a frente com o goleiro gremista no final do primeiro tempo.O segundo gol colorado, marcado por Wanderson, começou após uma roubada de bola de Renê contra Galdino no campo de defesa gremista.
4 - Mudanças sem efeito
Depois de um primeiro tempo de superioridade do Inter, Renato Portaluppi voltou para a etapa final com duas trocas: Nathan entrou no lugar de Cristaldo e Galdino foi opção na vaga de Carballo. Houve também alteração no sistema tático , que passou a ser o 4-2-3-1. Mas nada disso teve efeito. Novidade na volta do intervalo, Galdino foi quem perdeu a bola para Renê na origem do segundo gol colorado, marcado por Wanderson.
Na reta final do Gre-Nal, Renato empilhou atacantes com as entradas de Besozzi, André Henrique e Iturbe. Mesmo terminando o jogo com cinco atacantes, o Grêmio não conseguiu o gol de empate.
5 - Falta de criatividade
Uma diferença do Gre-Nal deste domingo em relação aos enfrentamentos entre Coudet e Renato em 2020 foi que desta vez o Inter teve uma menor posse de bola. Até pelo gol de Valencia ter saído cedo, o time colorado adotou a postura de em muitos momentos abrir mão da posse para tentar atacar em transições.
Ao final do jogo, a posse do Grêmio foi de 54% contra 46% do Inter. Mesmo tendo mais a bola faltou criatividade ao time gremista. Os gols de Suárez e João Pedro, ambos em chutes de fora da área, foram as únicas finalizações do Tricolor que chegaram ao gol de Rochet. A equipe ainda abusou dos cruzamentos errados . Foram 19 no total, nenhum que terminou em alguma conclusão a gol.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!