O árbitro Michel Patrick Costa, que foi auxiliar do VAR na partida polêmica entre Corinthians e
Grêmio
, pelo jogo atrasado da 15ª rodada, em 18 de setembro, está escalado como quarto árbitro no clássico entre Cruzeiro e América-MG, pelo Campeonato Brasileiro. O profissional foi o único a alertar, no momento do lance em São Paulo, sobre a possibilidade de erro da equipe.
CBF divulga áudio do VAR de pênalti não marcado para o Grêmio contra o Corinthians
Depois daquele jogo, a CBF informou que a equipe seria afastada
. Desde então, Michel, Emerson Ferreira e Johnny Barros, todos responsáveis pelo vídeo, estavam fora das escalas de jogos da entidade.
Wilton Pereira Sampaio, que estava com o afastamento sob análise, não está escalado para a 25ª rodada do Brasileirão. Os envolvidos não estiveram presentes na rodada passada, que começou também no dia 18 de setembro, mesmo dia da polêmica partida.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/X/w/FnkFAoRui2AOrAgs9zaQ/corgremio.jpg)
1 de 3
Bola bate no braço de Yuri Alberto, do Corinthians, após cruzamento de Ferreira, do Grêmio — Foto: Reprodução
Bola bate no braço de Yuri Alberto, do Corinthians, após cruzamento de Ferreira, do Grêmio — Foto: Reprodução
No vídeo acima (
aos 2 minutos e 37 segundos
), é possível ver que Michel Patrick foi o único da equipe que alertou Emerson, árbitro de vídeo do jogo, que o braço de Yuri Alberto estava aberto e poderia ter interferido na trajetória da bola dentro da área e que, por isso, o Wilton Pereira Sampaio deveria ter sido chamado para revisão.
- Você não acha que está muito aberto, não? Que essa bola passaria se ela não bate no braço? – perguntou o assistente de VAR.
O pênalti não foi marcado, o que causou muita reclamação por parte do Grêmio. Renato Gaúcho chamou de "inadmissível" não terem sinalizado o pênalti e achou mais absurdo ainda o VAR não sugerir a revisão.
- O Brasil todo viu essa vergonha. Queria perguntar ao árbitro de vídeo o que ele aprendeu sobre as regras. Só ele viu que não foi pênalti, até o Stevie Wonder viu que foi pênalti. Para quem não conhece o Stevie Wonder, ele é cego, viu? Até ele daria esse pênalti. Foi um lance muito claro. O VAR não pode ter esse erro infantil. É um erro inadmissível. - ironizou o comandante.
Da equipe que atuou naquele jogo, os assistentes Bruno Boschilia e Leone Carvalho também vão voltar ao trabalho. Bruno está na equipe que comandará o clássico no Mineirão, às 16h (de Brasília), no próximo domingo, e Leone será o assistente da partida entre São José e Operário, pela série C.
A CBF foi procurada para falar sobre os afastamentos, mas ainda não retornou.
O lance
O lance polêmico aconteceu nos acréscimos do segundo tempo, quando a partida estava empatada em 4 a 4. Wilton deu cinco minutos de tempo extra. Aos 48, Ferreira, do Grêmio, entrou na área e, ao tentar finalizar, viu a bola bater no braço direito de Yuri Alberto.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/06/20/img_1037.jpg)
2 de 3
Emerson de Almeida Ferreira — Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press
Emerson de Almeida Ferreira — Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press
O árbitro de Vídeo, Emerson Ferreira, analisou o lance, mas não recomendou a revisão por considerar que a mão estava em "posição natural".
- O jogador mesmo estando nessa posição, acho que ele está natural para essa disputa de bola, para defesa, não está com a intenção de bloquear. Para mim ele não está com a intenção de bloquear, ele está com a intenção de disputar a bola. É diferente de bloqueio. Ele está recolhendo o braço. Ele não está indo com o braço na direção da bola. Ele está recolhendo. Wilton, lance checado, ok. Pode jogar, o jogador está recolhendo o braço, está em posição de disputa e a bola vai na direção do seu braço.
Durante a análise de Emerson, o assistente de VAR Michel Patrick questiona o colega, mas Emerson mantém a posição.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/f/w/KSi9oESQeSWpRZkrC7yw/53098683085-eef7a6740e-o.jpg)
3 de 3
Michek Patrick como 4º árbitro no Campeonato Brasileiro — Foto: Staff images/Cruzeiro
Michek Patrick como 4º árbitro no Campeonato Brasileiro — Foto: Staff images/Cruzeiro
Em vídeo publicado no site da entidade (
que decidiu afastar a equipe que trabalhou na partida
), Péricles Bassols, gerente técnico do VAR,
analisou assim antes de mostrar a comunicação entre os árbitros de vídeo e de campo:
– Aos 49 minutos da segunda etapa, o atleta número 9 da equipe de branco e preto, em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal, intercepta um cruzamento à área. O bloqueio da bola com o braço nesta ação caracteriza a infração de pênalti, portanto uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação.
VEJA TAMBÉM
- Clube avalia liberação de Amuzu para amistoso contra México
- Palmeiras rebate Grêmio e Flamengo e chama acordo de “mentiroso”
- Vítor Severino: o auxiliar que resgata a confiança e a identidade do Grêmio em tempos decisivos

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio se prepara para desafio contra o Flamengo com retorno de reforços e foco na ofensiva
Martin Braithwaite brilha e ajuda Grêmio a vencer Deportivo Riestra após quase sete meses fora dos gramados
Clube avalia liberação de Amuzu para amistoso contra México
Palmeiras rebate Grêmio e Flamengo e chama acordo de “mentiroso”
Vítor Severino: o auxiliar que resgata a confiança e a identidade do Grêmio em tempos decisivos
Após sete meses, Braithwaite volta a marcar e projeta Grêmio em altas no Brasileirão e copas
Carlos Vinícius renasce em campo e lidera Grêmio à vitória expressiva na Sul-Americana
Grêmio observa situação de Scarpa e cogita investida
Walace pode voltar para casa: Grêmio entra na briga por volante de R 42 milhões que o Cruzeiro quer descartar
Grêmio a cinco jogos seguidos sem ter a meta e assusta o Flamengo antes do duelo
Grêmio amplia fatia nas receitas de audiência após acordo que encerra disputa judicial
Vitória do Torque altera dinâmica da tabela, mas Grêmio ainda controla seu destino na Sul-Americana
Willian Apresenta Novo Papel Tático no Grêmio e Analisa a Estratégia de Luís Castro na Vitória
DESFALQUE IMPORTANTE! Amuzu convocado pela Seleção de Gana e pode ficar de fora
JOIA BRILHANDO! Gabriel Mec se destaca em campo e se consolida no Grêmio
COLLAB COM RIVAL? Grêmio e Flamengo anunciam colaboração na Libra até 2029
Amuzu convocado pela seleção de Gana: Grêmio enxerga risco de desfalque importante na temporada
Vice do Grêmio fala sobre futuro de Gabriel Mec e valor milionário
Convocação inesperada: Amuzu pode desfalcar o Grêmio em jogos decisivos
Grêmio dá tacada estratégica e contrata nome que pode mudar o jogo fora das quatro linhas
Grêmio assuma a liderança do grupo com vitória convincente e reforça compromisso com a evolução sob Luís Castro
Arthur antecipando retorno: Grêmio encontra esperança em jogo crucial contra o Flamengo
Luís Castro destaca desempenho do grêmio na conquista da liderança da sul-Americana
Carlos Vinícius exorciza momento difícil e assegura vitória com pênalti decisivo
Castro destaca força coletiva do Grêmio e apoio da torcida em Buenos Aires