O Grêmio ainda tem praticamente um turno inteiro pela frente no Campeonato Brasileiro, onde compete na parte de cima da tabela, mas não deixa de pensar no futuro próximo. O clube, nos bastidores, já projeta a temporada 2024 e mapeia jogadores em fim de contrato para reforçar o time.
Uma das principais questões está em torno da saída de Luis Suárez, cujo término do vínculo foi antecipado para dezembro deste ano em um acordo. Internamente, tem-se a ideia de manter o projeto atual e buscar um "nome forte" para suprir a saída do astro uruguaio.
Grêmio tem retornos importantes para o jogo contra o Cruzeiro
Ao mesmo tempo, o técnico Renato Portaluppi minimizou as informações publicadas sobre busca de nomes para 2024 e afirmou que não pretende responder a este tipo de questionamento enquanto a janela estiver fechada.
- Toda notícia que sair, não percam tempo que não vou responder, vou falar dos jogos que restam no Brasileiro. O que eu falo para os jogadores que estão aqui? Perguntem das coisas do meu grupo aqui. Não percam tempo de jogadores para o ano que vem - apontou Renato em entrevista coletiva.
Recentemente, em meio ao imbróglio sobre a situação de Luisito, o nome de Alexis Sánchez foi cogitado como possível substituto do camisa 9 para aquele momento. O centroavante permaneceu, e nesta semana o chileno acertou seu retorno para a Inter de Milão.
Suárez tem acordo para deixar o Grêmio em dezembro — Foto: André Durão / ge
Suárez tem acordo para deixar o Grêmio em dezembro — Foto: André Durão / ge
Comportar o salário de dois grandes nomes era inviável. Com a saída de Suárez, o Grêmio terá uma brecha salarial e poderá pensar em outro grande investimento para 2024, quando o time poderá voltar a disputar a Conmebol Libertadores e deverá se reforçar ainda mais.
Aliás, a lista não se limita a nomes do peso e do tamanho de nomes como Suárez. O clube também pensa em abrir espaço na folha salarial caso consiga negociar jogadores com custo mais alto e buscar reforços com status de titular para 2024.
O que está acontecendo com Suárez? O atacante não marca gols há oito jogos
As buscas neste ano ficaram comprometidas pelas dificuldades financeiras. O Grêmio não tem lastro de endividamento no momento, o que complica a situação. A expectativa é que a situação esteja mais equilibrada para 2024, com margem para eventuais investimentos.
A presença de Suárez, aliás, é sempre citada como determinante para o Grêmio viver uma situação menos apertada. A contratação do uruguaio alavancou o quadro social, por exemplo, até o recorde atual de 113 mil sócios. Além disso, as vendas de produtos e a média de público também aumentaram.
O planejamento interno, claro, será tocado paralelamente às disputas do fim do ano. O Grêmio persegue a vaga na Libertadores na próxima temporada pelo Brasileirão, um dos pontos que certamente ajudará na hora de convencer novos nomes. O Tricolor encara o Cruzeiro neste domingo, às 19h, na Arena.
?? Ouça o podcast ge Grêmio ??
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.