>
Grêmio venceu a Seleção Iraniana no Oriente Médio
O Grêmio viajou até os Emirados Árabes Unidos em 2017, após conquistar a Copa Libertadores da América, para disputar o Mundial de Clubes. No entanto, o que poucos recordam é que, antes disso, o Tricolor Gaúcho já havia pisado no Oriente Médio para disputar uma partida, um tanto quanto, aleatória, tendo em vista os dias atuais.
Leia mais:
Atenção! Se liga nos prognósticos e palpites para Goiás x Grêmio
Como assistir AO VIVO Goiás x Grêmio pelo Brasileirão 2023
No ano de 1992, o Grêmio pisou em solo muçulmano para encarar a seleção do Irã, que se preparava visando a disputa das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. O Imortal foi convidado para a disputa de dois amistosos e saiu vencedor em um deles.
No dia 30 de julho de 93, o Grêmio entrou em campo diante de 62 mil torcedores no Estádio Azadi, em Teerã, no Irã, e não se intimidou com os donos da casa. A equipe comandada pelo técnico Cassiá Carpes venceu pelo placar de 1 a 0, com gol marcado por Caio, aos 23 minutos do primeiro tempo.
Grêmio: Ademir Maria; Odemilson (Luciano), Paulão, Grotto e Carlos Miguel; Pingo, Jamir (Jackson), Dener (Marco Aurélio) e Caio; Fabinho e Adil).
Irã: Gholampour; Zarincheh, Bagheri, Mohammadkhani e Varmarzyar; Parvareshkhah, Estili, Derakhshan e Noamuz; Modir Rousta e Akhtar.
Apenas dois dias depois, em 1º de agosto, os dois times voltaram a duelar, mais uma vez no Estádio Azadi, e quem levou a melhor foi o Irã. A equipe do técnico Ali Parvin venceu o Imortal por 2 a 0, com dois gols de Derakhshan. O Grêmio atuou por muito tempo com um jogador a menos após Jamir ser expulso ainda nos minutos iniciais.
Grêmio: Danrlei; Odemilson, Paulão, Luciano e Carlos Miguel; Pingo, Jamir, Dener e Caio; Fabinho (Adil) e Marco Aurélio).
Irã: Gholampour; Zarincheh (Rezaeimanesh), Bagheri, Mohammadkhani e Varmarzyar (Hasanzadeh); Parvareshkhah, Estili, Derakhshan e Noamuz (Manafi); Modir Rousta (Daei) e Akhtar (Behzad Dadashzadeh).
Após as partidas contra o Grêmio, o Irã chegou a liderar seu grupo na primeira fase das Eliminatórias Asiáticas, mas acabou ficando de fora da Copa do Mundo. Na fase decisiva, os iranianos ficaram na 5ª posição da chave que contava também com Arábia Saudita, Coreia do Sul, Japão, Iraque e Coreia do Norte.
VEJA TAMBÉM
- NOVO CONSULTOR! Grêmio fecha Leonardo Gaciba para orientar elenco e comissão sobre arbitragem
- GRENAL VINDO AÍ! Tricolor se prepara para clássico, apresenta nova camisa e anuncia reforço
- REFORMULAÇÃO RADICAL! Com saída de Willian, Grêmio tem mais de 20 saídas desde a última temporada

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Cenário caótico: Grêmio amarga pior campanha como visitante e técnico assume responsabilidades
Weverton clama por mudança após derrota humilhante do Grêmio para o Atlético-MG na Arena MRV
Pressão aumenta sobre Luís Castro após revés impactante do Grêmio para o Atlético-MG
Weverton pede desculpas à torcida e admite: "Faltou muita vontade da nossa parte" na derrota para o Atlético-MG
Weverton critica falta de comprometimento e Grêmio se afunda após derrota para o Atlético-MG
Bragantino busca consolidar posição e complicar vida do Grêmio em duelo decisivo na Série A
Em Belo Horizonte, Atlético-MG visa G-5 enquanto Grêmio quer escapar do rebaixamento
Desgaste à vista: Grêmio afasta Monsalve e foca na reestruturação do elenco para o Brasileiro
Grêmio mira a recuperação sem Marlon e Villasanti em duelo decisivo contra o Atlético-MG
Carlos Vinícius rejeita proposta milionária do América-MEX e reafirma compromisso com o Grêmio
Decisão polêmica: Grêmio contrata Gaciba e gera debate entre torcedores e jornalistas
Galo e Grêmio em duelo crucial: luta por recuperação e fuga do rebaixamento na Arena MRV
Rescisão de contrato com João Pedro pode economizar quase R$ 6 milhões ao Grêmio