Embora no início do Brasileirão, com cerca de um terço do campeonato disputado, o Grêmio tem duelo importante à vista no domingo. Encarar o Botafogo, líder da competição, em casa, significa a chance de manter o embalo e diminuir a distância para o topo da tabela na Arena.
O Grêmio vem de seis triunfos nos últimos sete jogos pelo Brasileiro. Há duas rodadas, assumiu a vice-liderança. Do outro lado, porém, o Botafogo assumiu a primeira posição na terceira rodada para não mais sair. Apesar de duas derrotas no período, manteve-se como líder.
Nas rodadas recentes, a distância entre os times quase sempre esteve na casa dos sete pontos, a diferença atual na tabela (33 a 26). Na última derrota do Fogão, para o Athletico, na 9ª rodada, apenas quatro pontos separavam as equipes (21 a 17), mas o revés do time gaúcho para o Flamengo na partida seguinte recolocou a vantagem para o alvinegro.
- Não é por nada que o Botafogo é o líder do campeonato. Defesa menos vazada, vem bem desde a primeira partida. Se aparecer a oportunidade, tem que ser fatal, não podemos desperdiçar - destacou o técnico Renato Portaluppi em entrevista coletiva nesta sexta-feira.
Uma vitória gremista diminuiria essa distância e "colocaria" o Grêmio na disputa, embora ainda com muitas rodadas por jogar. Por outro lado, um resultado negativo faria os cariocas ampliarem a diferença para 10 pontos.
Diante da melhor defesa - o Fogão sofreu apenas sete gols em 13 jogos -, o Tricolor pode não ter Luis Suárez, principal arma ofensiva do time. O centroavante ficou fora do duelo contra o Bahia na terça-feira e segue como dúvida por conta das dores no joelho direito. A intenção é esperar até o último instante para utilizá-lo. O Tricolor pretende ter força máxima nas próximas partidas.
O confronto de domingo abre uma sequência de três jogos do Grêmio em casa, por uma "casualidade". A equipe enfrentaria o Corinthians na outra semana, em São Paulo, mas o jogo foi adiado por conta da participação dos paulistas no playoff da Copa Sul-Americana.
Com isso, o Grêmio terá pela frente na Arena o Bahia, na quarta-feira, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, e Atlético-MG pelo Brasileirão. Esse compromisso, porém, será apenas no dia 22 ou 23. Ou seja, o time terá um hiato de 10 ou 11 dias sem entrar em campo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/I/s/LfRG9dQUCJARRndzo65A/suarez-bitello-e-carballo-gremio.jpg)
Suárez, Bitello e Carballo comemoram gol do Grêmio na Arena — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O clube, de fato, trata a briga pela liderança do campeonato com cautela. Afinal, há 25 partidas a serem disputadas. Porém, um duelo direto serve para seguir afirmando a posição do time entre os primeiros e manter a confiança em alta às vésperas de uma decisão pela Copa do Brasil.
Grêmio e Botafogo entram em campo às 18h30 de domingo, na Arena, pela 14ª rodada do Brasileirão. O Tricolor realiza o último treinamento na manhã deste sábado com portões fechados no CT Luiz Carvalho, quando Renato irá definir a escalação para encarar o líder.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!