Rival do Grêmio neste domingo, artilheiro e líder do Brasileirão com o Botafogo, Tiquinho Soares voltará ao Rio Grande do Sul após nove anos. Entre 2013 e 2014, o centroavante atuou em três times do interior gaúcho, bem antes de brilhar na Europa e retornar ao Brasil para ter sucesso no clube carioca.
Paraibano da cidade de Sousa, Tiquinho iniciou a carreira em Alagoas, no Corinthians, e peregrinou por vários clubes do país. Em 2013, quando atuava pelo CSP (Centro Sportivo Paraibano), foi emprestado ao Cerâmica, clube de Gravataí hoje inativo, em meio à disputa do Campeonato Gaúcho.
Na época, o presidente do clube nordestino queria negociar jogadores com o time gaúcho. Entre os atletas oferecidos, estava o jovem Soares, então com 22 anos. O Cerâmica buscou informações e resolveu apostar no centroavante.
– Apostamos nele, trouxemos da Paraíba, foi o primeiro clube dele no Rio Grande do Sul. Foi um risco grande, um jogador vindo do Nordeste, que ninguém conhecia, um clube que não pode errar nas contratações, mas deu certo – destaca Rafael Jacques, hoje técnico de futebol, mas na época gerente de futebol do Cerâmica.
– Foi uma aposta boa, ele fez alguns gols e mostrou qualidade. Jogador de muita força, que sabe fazer gol e já tinha essas características desde aquela época. Não me surpreende o sucesso que tem feito no Botafogo, nem no Porto. É um jogador, como está acontecendo, que vai brigar pela artilharia do que disputar – acrescenta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/J/u/LRDUjZQAmpHieRoMu4Rg/para-gremio-tiquinho-soares-ceramica.jpg)
Tiquinho Soares, no Cerâmica, disputa jogada com Pará, do Grêmio, em partida na Arena — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
No total, Tiquinho realizou nove jogos naquele estadual, todos como titular, com dois gols marcados. Sua penúltima partida, aliás, foi contra o Grêmio, adversário deste domingo, também na Arena. Soares atuou por 82 minutos na derrota do seu time por 1 a 0.
Jacques revela, inclusive, que o Inter o contatou na época e enviou um observador para acompanhar Tiquinho de perto em um jogo do Gauchão. O Colorado, porém, preferiu não tentar a contratação do jogador.
Ainda em 2013, Soares retornou ao CSP e passou pelo Treze-PB. No ano seguinte, voltou a terras gaúchas. O centroavante foi contratado pelo Veranópolis para seu segundo Gauchão na carreira. Desta vez, o jogador atuou mais e mostrou um pouco mais sua veia artilheira.
Tiquinho fez os 16 jogos da equipe no estadual, embora tenha o Grêmio, o segundo. Os dois times se enfrentam às 18h30 deste domingo, na Arena, pela 14ª rodada.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!