
A sequência de vitórias do Grêmio após a implementação do sistema com três zagueiros por Renato Portaluppi foi interrompida com a goleada de 3 a 0 para o Flamengo neste domingo (11), no Maracanã. Na partida, na qual o Tricolor teve um alto poder de criação acertando três bolas na trave, também foi marcada por ajustes de Jorge Sampaoli para explorar o sistema defensivo de Renato Portaluppi. O Desenho Tático de GZH explica a estratégia usada pelo argentino que teve sucesso, principalmente, no primeiro tempo.
Os conceitos de Jorge Sampaoli
O final de semana foi marcado pela consagração do Manchester City com a conquista da Champions League e a segunda tríplice coroa europeia de Pep Guardiola. Nesses 14 anos desde a primeira vez que alcançou o feito com o Barcelona na temporada 2008/09, o sucesso do técnico espanhol trouxe para o debate futebolístico conceitos antes pouco falados. O principal deles é o Jogo de Posição (JP), do qual o técnico do Flamengo Jorge Sampoli é um adepto.
Dentro do seu Jogo de Posição, Guardiola aplica também o chamado ataque posicional, que diz respeito à forma de atacar da equipe. É importante explicar que Jogo de Posição e ataque posicional são conceitos diferentes. O primeiro diz respeito a toda uma forma de jogar de uma equipe incluindo aspectos ofensivos e defensivos, já a segunda fica limitada à parte ofensiva. Ou seja, um time pode aplicar o ataque posicional sem usar o Jogo de Posição — algo bastante comum no futebol atual.
Mas Sampaoli utiliza ataque posicional e Jogo de Posição. Essa forma de atacar visa a ocupar diferentes áreas do ataque gerando movimentos que criam espaços — Guardiola chega a chamar de ataque por zona. A referência se explica também porque esses movimentos são feitos exatamente para gerar espaços contra equipes que marcam por zona, quando os defensores são responsáveis por seu espaço no campo e o jogador adversário que cai nele — havendo trocas quando existem as movimentações dos atacantes.
Renato Portaluppi, no entanto, adota um outro sistema de marcação, a feita por encaixes individuais. Assim, os defensores do Grêmio fazem os chamados encaixes e têm liberdade para deixar seu setor perseguindo os adversários em suas movimentações. Em tese, a busca pelos espaços feita para atacar defesas por zona se tornam mais difíceis de serem encontrados contra o Grêmio porque os defensores tricolores irão acompanhar as movimentações dos atacantes.
Como Sampaoli adaptou o Flamengo a esse estilo
Como de costume, Sampaoli monta seus times de acordo com os adversários. Neste domingo, o argentino apostou em iniciar com três zagueiros fazendo com que Léo Pereira fosse o homem do lado esquerdo deixando Everton Cebolinha como ala. No outro lado, Wesley tinha a missão de dar a amplitude em um setor onde o Grêmio tinha Cuiabano atuando pela primeira vez nesta função em uma partida da Série A.
Como Flamengo e Grêmio iniciaram a partida:

A fórmula de Sampaoli para explorar o sistema de marcação do Grêmio consistiu em abrir mão do ataque posicional na maior parte do primeiro tempo optando por acumular muitos jogadores no setor direito quando a bola estava por ali — que pode ser definido como um ataque funcional, quando os jogadores se movimentam em função da bola e não mais pelo espaço no campo. Assim, Everton Ribeiro e Pulgar se juntavam a Wesley tendo ainda o recuo de Gabigol e as aproximações de Arrascaeta.
O movimento de Gabigol saindo para a direita esvaziava o miolo da zaga gremista criava dúvidas e gerava espaço para Cebolinha atacar à área em movimento diagonal. Gerson era outro jogador que esperava a saída de um defensor para atacar a área tricolor. Kannemann normalmente tem uma maior liberdade para desgarrar da defesa dando botes no meio-campo, mas não conseguiu ter precisão diante da movimentação flamenguista, principalmente a de Everton Ribeiro. Assim, o Flamengo gerou vantagens ao longo do primeiro tempo, quando saiu vencendo por 1 a 0. Autor do gol, Everton Cebolinha apareceu nesse espaço em uma jogada que começou pelo setor direito.
Flamengo atacou congestionando setor esquerdo do Grêmio:
A lesão de Gabigol levou Sampaoli a mandar Pedro a campo na volta do intervalo. Outra troca para o começo do segundo tempo foi a entrada de Ayrton Lucas no lugar de Léo Pereira, fazendo o Flamengo desman58%) e dez finalizações a mais — 18 contra 8. No entanto, pesou a maior qualidade para definição dos cariocas, que chegaram aos gols com Pedro e Bruno Henrique. O Tricolor acertou a trave em três oportunidades e não conseguiu balançar as redes de Matheus Cunha sequer uma vez.
O volume ofensivo do segundo tempo fez o Grêmio deixar o Maracanã com a sensação de ter merecido um resultado melhor. No entanto, a forma como Sampaoli explorou a marcação gremista poderá ser seguida por outros adversários na sequência do Brasileirão, o que deve ligar um alerta para Renato Portaluppi.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!