
Há uma máxima que permeia a história do Gre-Nal de que uma vitória no clássico tem a capacidade de solucionar problemas. Ao mesmo tempo, o revés é visto como um propulsor da má fase. Ao Grêmio, que venceu o último encontro por 3 a 1, no domingo (21), na Arena, caberá a missão de capitalizar o resultado para alçar voos maiores na temporada.
O Tricolor volta a campo no sábado (27), contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão. No meio da semana que vem terá um confronto decisivo contra o Cruzeiro, valendo vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
Como a equipe comandada pelo técnico Renato Portaluppi se sairá? Abaixo, GZH relembra como o Grêmio se comportou após as últimas vitórias sobre o maior rival:
Mesmo vindo da Série B, o Grêmio iniciou a temporada aliando bons resultados e desempenho. Antes do Gre-Nal 438, a equipe ostentava o histórico de 10 vitórias e um empate em 2023. Depois da vitória de virada na Arena, com gols de Vina e Carballo, foram mais duas partidas de invencibilidade. Ainda que tenha perdido para o Ypiranga na ida da final da Gauchão, se recuperou e ficou com a taça do Estadual.
Depois de aumentar a pressão do rival com uma goleada em pleno Beira-Rio, o Grêmio entrou tranquilo no clássico de volta, no qual até perdeu por 1 a 0, mas que não teve consequências. As semanas seguintes foram de conquista do Gauchão, sobre o Ypiranga, o que garantiu maior tranquilidade no começo da Série B, sob o comando do técnico Roger Machado.
Após empatar na partida de volta, em 1 a 1, na Arena, e assegurar mais uma taça estadual, o Tricolor acabou se atrapalhando no início do Brasileirão. Foram apenas dois pontos conquistados em oito rodadas, o que acabou cobrando um alto preço no fim do campeonato. A parte positiva ficou por conta das passagens de fase nas Copas do Brasil e Sul-Americana.
A temporada de 2021 foi iniciada em março, em razão da pandemia de coronavírus, e foi atribulada para o time gremista. Tanto que a vitória simples no Gre-Nal 430 não se transformou em incentivo. Logo na sequência, os comandados de Renato foram eliminados na terceira fase da Libertadores, com duas derrotas por 2 a 1 para o Independiente del Vale.
No histórico da Libertadores, apenas dois Gre-Nais foram disputados. A única vitória foi do Grêmio, por 1 a 0, com gol de Pepê, no Beira-Rio. Chama a atenção que o triunfo pareceu não mudar o panorama tricolor, que voltou a campo com derrota para o Atlético-MG, por 3 a 1, no Brasileirão. Menos de duas semanas depois, os rivais voltaram a se encontrar, também pela competição nacional, e empataram em 1 a 1.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!