
A noite desta quarta-feira (17) coloca os Reis de Copa como adversários. O confronto que abre a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil, a partir das 19h30min na Arena, é uma repetição da história que reúne entre Grêmio e Cruzeiro um total de 11 títulos da competição.
Seis vezes campeões, os mineiros levam a melhor na comparação histórica. Ganharam na semifinal de 2017 e o título em 1993. O Tricolor, penta, bateu o rival nas semifinais de 2016. Um confronto que antecedeu o título que quebrou o jejum de 15 anos sem taças nacionais e deu início para a versão vencedora de Renato Portaluppi como treinador.
Agora, o técnico tenta uma vitória para amenizar o ambiente conturbado e melhorar o clima com a torcida para o Gre-Nal de domingo.
— Além do aspecto financeiro, (classificação renderia R$ 4,3 milhões aos cofres), que é de extrema importância pelo momento, a Copa do Brasil é a oportunidade de reafirmação do clube na temporada. É uma das principais competições do calendário desportivo e que nos sagrou pentacampeões. Paralelo ao resultado, também está em jogo o resgate de parte da nossa história na competição e sobretudo da confiança de nosso torcedor — afirmou a GZH o presidente gremista, Alberto Guerra.
Os últimos anos foram duros para gremistas e cruzeirenses. Os dois clubes passaram juntos na Série B a temporada passada. Enquanto o Cruzeiro dominou a competição, após penar desde 2020 na Segunda Divisão, o Grêmio teve um caminho mais turbulento. Roger Machado levou o Tricolor até a porta do acesso, mas foi Renato quem comandou o time na reta final.
Os clubes passam por fases distintas na temporada. A crise financeira e institucional do Cruzeiro levou o clube mineiro a virar uma SAF. Sob o comando de Ronaldo Fenômeno, a equipe se reestruturou no ano passado e passou por um novo período de turbulência no Campeonato Mineiro desta temporada. A queda de Pezzolano, que deu lugar ao português Pepa, devolveu o Cruzeiro ao rumo das vitórias.
— O momento do Cruzeiro é bom. Fez 12 pontos de 18 no Brasileirão. Muitos a18). Nossa cabeça está totalmente voltada para o Cruzeiro — alertou Renato.
Após os primeiros 90 minutos do confronto, a partida de volta está marcada para 31 de maio, uma quarta-feira, no Mineirão.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!