Renato Gaúcho falou ao Estadão sobre algumas dificuldades que os técnicos passam no Brasil, e aproveitou para fazer menções aos estrangeiros Guardiola e Abel Ferreira.
Renato Gaúcho comentou que Guardiola teria dificuldades para treinar equipes brasileiras, em decorrência da forte cobrança e pressão dos torcedores.
Atual comandante do Grêmio, Renato não se diz contra a onda de técnicos estrangeiros em solo nacional, mas pontua que apenas Jorge Jesus e Abel Ferreira deram certo. O treinador do Palmeiras, inclusive, foi bastante elogiado na entrevista.
O ex-jogador também revelou que ainda quer treinar a seleção brasileira, e pincelou sobre o possível interesse da CBF em Carlo Ancelotti. Segundo ele, "todo técnico tem o sonho de treinar a seleção", mas precisa "se garantir".
Sobre Guardiola: "Guardiola teria dificuldade em treinar uma equipe no Brasil, do jeito que o brasileiro cobra. Aqui, você vencendo tem pressão. Comigo mesmo, no Flamengo, no começo a gente estava ganhando de todo mundo de goleada. Depois, começamos a ganhar apertado os jogos, mas ganhando. Mesmo assim as pessoas não estavam aceitando."
Vários portugueses nos times brasileiros: "Abel Ferreira é um vencedor, gosto muito dele. Ele tem mostrado o tempo todo no Brasil a capacidade dele. Muitos outros portugueses estão no Brasil, mas só deram certo o Abel e o Jorge Jesus. Com alguns outros, a cobrança é grande, mas os clubes brasileiros estão tendo mais paciência, algo que não têm com os próprios brasileiros. Queria ver lá fora, se os clubes de Portugal teriam a mesma paciência que os brasileiros têm com técnicos portugueses no Brasil."
Lá fora é obrigação ganhar: "Os dois (Guardiola e Klopp) são muito bons. Agora uma coisa tem de ser levada em consideração: é muito fácil você pegar e montar um grupo de 1 bilhão de euros. O clube vai buscar quem eles quiserem, tem essa condição financeira. Aí já passa a ser até uma obrigação ganhar."
Alfinetada em Ancelotti na seleção: "Acima de tudo, os maiores títulos quem tem é o Brasil. [...] Não tenho visto as entrevistas do Ancelotti e de qualquer um, mas se ele está desdenhando ou brincando, quem tem de ver isso é o presidente da CBF. Acima de tudo, tem de ter muito respeito."
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!