
A arrancada no Brasileirão com vitória sobre o Santos trouxe também preocupação ao técnico Renato Portaluppi para formar sua dupla de volantes. A perda de Mathias Villasanti no choque com Kannemann aumentou os problemas do Grêmio para uma função antes de fartura na equipe. Renato, agora, terá de encontrar soluções para manter o padrão tático que vem dando certo ao longo do ano para enfrentar o Cruzeiro, sábado (22), no Independência.
Quando começou a temporada, as contratações de Pepê e Carballo causaram curiosidade, já que Bitello e Villasanti haviam sido dos poucos jogadores que tiveram atuações aprovadas na Série B. Além disso, seguiam na Arena nomes como Lucas Silva, Thiago Santos e Thaciano, que, mesmo que alvos de críticas dos torcedores, gozavam da confiança de Renato Portaluppi.
Ainda houve o retorno de Darlan depois dos empréstimos para Juventude e Chapecoense. Naquele momento ainda não havia sido diagnosticado o problema cardíaco que acabou encerrando precocemente a carreira de Lucas Leiva.
Renato, porém, rapidamente mostrou como iria acomodar suas peças. Com Bitello adiantado na linha de três homens atrás de Luis Suárez, Pepê, Villasanti e Carballo se revezaram na dupla de volantes com alguns debates gerados pelo fato de o paraguaio ter inicialmente ficado atrás na disputa. Se antes houve debate por excesso, o cenário agora é de escassez.
Os criticados Thiago Santos e Thaciano deixaram Porto Alegre. Lucas Silva, Pepê, Carballo e Villasanti estão no departamento médico. Ainda há o jovem Ronald, campeão sul-americano com a seleção sub-20, em viagem com a delegação brasileira que se prepara para o Mundial da categoria.
Lucas Silva, Pepê e Carballo ainda passam por reavaliações no departamento médico sendo que o primeiro é o que tem maior chance de poder viajar a Belo Horizonte para o confronto com o Cruzeiro. No momento, Renato tem a garantia de poder contar apenas com Bitello, Darlan e o garoto Mila como volantes de origem.
As opções estão longe de ser as preferenciais do treinador. Com todos os volantes à disposição, Bitello havia sido fixado como meia. Darlan fez diante do Santos apenas o seu segundo jogo no ano. Já Mila, que ficou no banco na estreia do Brasileirão, ainda não disputou nenhuma partida como profissional.
Apesar dos problemas, o vice de futebol Paulo Caleffi descartou uma nova contratação na atual janela de transferências, que se encerra nesta quinta-feira.
— O Grêmio não dispõe de condições financeiras nesse momento para realizar novas contrações até o fim da janela. Qualquer movimento nesse sentido ficará para julho. Reduzimos a nossa folha em torno de 15%, mesmo com todas as contratações que foram realizadas. Fizemos um esforço em conjunto com o presidente (Alberto) Guerra, o Conselho de Administração e nosso CEO (Márcio Pinto Ramos) para buscarmos equalizar essa situação, que possibilite o Grêmio ter uma trajetória mais tranquila em 2023 — garantiu.
Plano C
Diante das dificuldades, Renato tem como s para o mesmo setor do campo.
Situação dos volantes
Serão reavaliados para o final de semana
- Lucas Silva - tem dores no joelho esquerdo, sem lesão diagnosticada
- Pepê - está em avaliação da lesão muscular na coxa esquerda sofrida contra o Ypiranga, em 25 de março
- Carballo - tem suspeita de pubalgia
Desfalques contra o Cruzeiro
- Villasanti - Cirurgia para correção de múltiplas fraturas na face
- Ronald – com a seleção brasileira sub -20
Saíram
- Thiago Santos (negociado com o Fluminense)
- Thaciano (negociado com o Bahia
- Lucas Leiva (deixou o futebol por um problema cardíaco)
À disposição
- Bitello (preferencialmente usado como meia)
- Darlan (apenas dois jogos no ano)
- Mila (ainda não jogou no time profissional)
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!