O Brasileirão começa hoje (15) e, entre os 20 times presentes no torneio, 19 apresentam o Certificado de Clube Formador emitido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
O documento oferece diversos benefícios para as agremiações, como o registro dos contratos de formação com jogadores a partir de 14 anos, direito de preferência na renovação e requerimento de indenização em caso de acerto do atleta com outra equipe. Além disso, de acordo com as condições do Licenciamento de Clubes da CBF e da Conmebol, o certificado é usado como critério de participação em torneios nacionais e continentais. A entidade máxima do futebol brasileiro delega para as federações estaduais a tarefa de averiguação e fiscalização dos itens necessários para emissão e manutenção do documento.
Apenas o Goiás entre todos os participantes da elite ainda não possui esse documento, mas o Esmeraldino promete que essa questão será solucionada em breve.
Os clubes que desejam obter o Certificado de Clube Formador devem apresentar uma série de evidências de que oferecem condições adequadas para o desenvolvimento dos jogadores. No âmbito esportivo, as agremiações precisam participar de, no mínimo, duas competições oficiais das categorias de base, exibir o programa de treinamento, metodologia, responsáveis, transporte para treinos e jogos, entre outros requisitos.
Atual campeão do Brasileirão de Aspirantes, campeonato que só permite a atuação de até quatro jogadores com mais de 23 anos por partida, o Cuiabá destaca a importância do selo. Cristiano Dresch, vice-presidente do Dourado, comenta sobre o quanto que isso colabora para a valorização das categorias de base.
"Para o Cuiabá, o certificado de formação concedido pela CBF foi uma grande conquista que tivemos no ano passado. É uma chancela da entidade, comprovando que o clube segue as regras necessárias para a formação de atletas. É algo muito importante para nós. Com certeza, temos conseguido trazer mais jovens talentos para a base e dar mais segurança para as famílias e também para os agentes. O clube entrou em outro nível na formação de atletas a partir do momento que conseguiu o selo", afirma Cristiano.
O Fortaleza recebeu recentemente o certificado pela primeira vez na história e mostra as vantagens de ter o certificado na hora de captar novos talentos. "Com a conquista do selo, o Fortaleza garantiu um instrumento fundamental para a proteção dos jogadores da base. Para o clube, atletas, agentes dos garotos e todos os profissionais envolvidos na modalidade, o certificado é algo muito bom", afirmou o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.
No mesmo sentido, Raul Fachini, gerente administrativo executivo das categorias de base do Internacional, explica sobre a importância do documento: "Trata-se de um certificado especial para o clube, pois coloca o Inter em um patamar de referência no desenvolvimento dos garotos das categorias de base com a certidão de status A".
O CCF, que tem validade de um ano e possibilidade de renovação, também solicita itens importantes dos clubes no âmbito extracampo. Condições adequadas de alojamento, com alimentação, higiene e segurança, oferecimento de assistência educacional, psicológica, médica e odontológica, carteira de vacinação atualizada e realização de exames periódicos estão entre as exigências para o recebimento do selo.
Eduardo Carlezzo, advogado especializado em direito esportivo, cujo escritório assessora vários clubes dentro e fora do Brasil, comenta sobre os direitos dos times que conquistam o documento: "O certificado é uma ferramenta fundamental para as equipes que investem na formação de jogadores. Sem o selo, as agremiações ficam desprotegidas juridicamente e não podem, por exemplo, reclamar uma indenização por formação caso o atleta, sem vínculo profissional, se transfira para outra equipe do país sem o consentimento do clube formador".
Os cinco representantes paulistas na elite do futebol nacional - Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo - possuem o Certificado de Clube Formador. Além disso, outros times tradicionais do estado mais populoso do país também apresentam o selo, como Ituano, Novorizontino, Audax e Ferroviária.
Júnior Chávare, executivo de futebol da Ferroviária, conta com grande experiência em categoria de base e foi campeão do Brasileirão Sub-20 com o Atlético-MG em 2020. O profissional opina sobre as vantagens do CCF.
"É muito importante para os clubes que consigam obter o Certificado de Clube Formador, porque o time que investe nos jovens talentos colhe os frutos no futuro. Este é um selo que chancela todo o trabalho feito pela agremiação no sentido de oferecer boas condições para os jogadores novos", conclui Chávare.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!