
Um coadjuvante ganhou ares de protagonista no Grêmio em 2023. Contratado no ano passado para ser o plano B da defesa em caso de eventualidades, o zagueiro Bruno Alves fez valer as chances recebidas. Saiu do Gauchão deste ano como um dos destaques da campanha do título e ajudou a sanar a ausência de Geromel. Como fez em boa parte de 2022, quando Kannemann pouco atuou na campanha do acesso devido às lesões.
Vice-artilheiro do time no ano, com quatro gols, Bruno Alves virou sinônimo de segurança defensiva e arma na bola parada ofensiva. Nesta quinta-feira (13), em Natal, o Grêmio inicia a terceira fase da Copa do Brasil, contra o ABC, às 21h30min. Para este jogo, Renato Portaluppi não contará com o volante Carballo e o artilheiro Suárez. Poupados, eles ficaram em Porto Alegre.
Contratado do São Paulo, de onde saiu criticado pela torcida, Bruno Alves foi anunciado como jogador do Grêmio no Natal de 2021. E seu desempenho dentro de campo fez com que a desconfiança em seu rendimento desaparecesse.
Aos 31 anos, o defensor não tem histórico de lesão e de indisciplina. Com isto, liderou com Bitello o ranking de quem mais jogou em 2022, com 48 das 55 partidas do clube na temporada. E em 2023, seu cartel de 14 jogos só perde para o de Bitello, que jogou 16, e Luis Suárez, 15.
Na virada do ano, a possibilidade de retornar ao posto de reserva imediato da defesa se desfez na pré-temporada. A lesão de Geromel (ainda sem previsão de retorno) manteve Bruno Alves no time. E ele aproveitou bem a oportunidade.
Formou a dupla de defesa com Kannemann em boa parte da competição e terminou o Gauchão na seleção do campeonato divulgada pela FGF.
— Está ficando consciente e tranquilo. Sempre faz bons jogos. Não é uma Mercedes, mas está chegando lá. Marca firme, chega bem na disputa. E está com a saída de bola muito boa — comentou o uruguaio Ancheta, lendário zagueiro gremista nos anos 1970.
Acostumado a ser o ponto de equilíbrio da defesa de suas equipes, Ancheta entende que a parceria com Geromel e Kannemann fez com que Bruno Alves pudesse melhorar o rendimento. Sem ter a obrigação de ser o protagonista, encontrou espaço para crescer.
— O importante é dar confiança, e que o companheiro mais afirmado o apoie. Ele tem experiência e conhecimento do jogo. O Grêmio encontrou mais um bom zagueiro — elogia Ancheta.
Campeão com o Grêmio na Copa do Brasil de 1989, a primeira edição da competição, Luis Eduardo passou por um processo parecido em seu início de trajetória no clube. Formado nas categorias de base na década de 1980, assumiu o lugar de titular ao substituir o ícone Hugo De León. Os ensinamentos do uruguaio, inclusive, o colocaram em um caminho mais fácil para o sucesso.
— Trabalhei muito com o Hugo. Fui influenciado pela liderança e o posicionamento dele. Procurei as coisas positivas. Ele chegou e me disse que não jogaria por estar lesionado. Me avisou que teria a oportunidade. Devo muito a ele, me ajudou bastante. Ele me ajudou a carregar o peso de substituir um ídolo. Mas também precisa ter personalidade — relembra Luis Eduardo.
O ex-zagueiro aponta que o rendimento da dupla de zaga possa ser um importante aliado para buscar o hexa na Copa do Brasil. Até o momento, após duas partidas, o Grêmio não tomou gols. E para Luis Eduardo, essa é a receita para conquistar o título:
— Ajuda muito ter zagueiros que deem segurança ao time. É a parte principal dos jogos eliminatórios. Confiar nos teus zagueiros. Precisa acreditar que, se falhar no meio, alguém vai ajudar. Dupla de zagueiro é como marido e mulher, sempre precisam estar próximos.
Números
Bruno Alves em 2023
14 jogos (1.290 minutos)
4 gols
1 cartão amarelo
Em 2022
48 jogos (4.149 minutos)
3 gols
6 cartões amarelos
Total: 62 partidas (5.439 minutos), 7 gols e 7 cartões amarelos
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!