A Copa do Mundo no Catar pode não ter acabado, mas com a eliminação do Brasil após o jogo contra a Croácia, é natural que a empolgação e o interesse do torcedor brasileiro diminua. Com a saída precoce da seleção, os olhos se voltam ao futebol de clubes e o que cada time fez no período do Mundial.
Entre contratações, renovações e listas de dispensas, os times nacionais estão movimentando o mercado futebolístico antes da virada do ano. Enquanto alguns clubes buscam remanejar suas peças e manter a hegemonia, outros times se reestruturam e sonham com uma temporada de 2023 mais positiva.
O Estadão fez um breve resumo de tudo o que ocorreu com os principais times brasileiros na pausa para a Copa do Mundo. Confira:
Corinthians
A grande novidade do alvinegro paulista é a promoção de Fernando Lázaro à novo técnico do time. Ex-analista de desempenho do clube e da seleção brasileira, o profissional estava com as malas prontas para viajar ao Mundial do Catar quando recebeu o convite da diretoria corinthiana.
Essa será a primeira vez que Lázaro comanda uma equipe de futebol, algo que foi criticado pela torcida. Ele, no entanto, tem fortes laços com o Corinthians. Além de já ter treinado o clube de forma interina em outras ocasiões, Lázaro é filho do ex-lateral Zé Maria, ídolo do Timão.
O clube também tenta concretizar a permanência do volante Maycon e do atacante Yuri Alberto, duas importante peças na temporada de 2022. Ambos os atletas estão emprestados ao clube e o Corinthians deve fazer propostas de compra pelos dois. Outro nome ventilado por Itaquera é o de Ángel Romero, que está sem time no momento, e pode ser repatriado.
São Paulo
O clima no Morumbi é de despedidas. Após um frustrante vice-campeonato da Sul-Americana, o tricolor paulista preparou uma lista de dispensa com 6 jogadores. Ao menos, até o momento. Saem: Nahuel Bustos, Miranda, Éder, Marcos Guilherme, Andrés Clodoaldo e Reinaldo.
Para integrar o novo elenco, a equipe comandada por Rogério Ceni foi atrás do goleiro Rafael, que integrou o elenco do Atlético-MG nas últimas três temporadas, e do atacante Pedrinho, cedido por empréstimo pelo Lokomotiv. Quem renovou o contrato foi o volante uruguaio Gabriel Neves, que estendeu seu vínculo por mais três temporadas.
Palmeiras
A saída de Gustavo Scarpa, melhor jogador do time alviverde na última temporada, para o futebol europeu pode não ser uma boa notícia para o torcedor palmeirense, mas a perspectiva de uma temporada completa com Endrick anima até o mais pessimista palestrino.
É bem verdade que a joia de 16 anos já está sendo negociada com o Real Madrid, mas mesmo se acordo for firmado, o atacante só iria para a Europa em 2024, quando completa 18 anos. Até lá, a esperança é que ele infernize os adversários com muitos gols.
O foco do time comandado por Abel Ferreira é manter as peças que venceram o campeonato brasileiro de 2022. Para isso, Raphael Veiga e Luan tiveram seus contratos ampliados e o goleiro Marcelo Lomba renovou com o clube.
Com a confirmação da saída de Tite da seleção brasileira, o nome de Abel Ferreira é ventilado como um possível substituto no comando do Brasil. Até o momento, no entanto, tal questão não passa de uma especulação.
Santos
O alvinegro praiano anunciou, poucos dias antes do começo do Mundial, a contratação do técnico Odair Hellmann para a temporada de 2023. Quem também passou a integrar a direção técnica do clube foi Paulo Roberto Falcão, que assumiu o cargo de coordenador esportivo e foi peça fundamental na escolha de Hellmann.
Além da nova direção, o mercado do Santos também foi bem movimentado, com atletas chegando e saindo do time. Na barca de dispensa, quatro foram os jogadores que deixaram de fazer parte do plantel. Enquanto Madson não teve seu contrato renovado, Luan, Bruno Oliveira e Auro não tiveram seus empréstimos estendidos para a próxima temporada.
O lateral-direito João Lucas, ex-Cuiabá, o atacante Mendoza, ex-Ceará, e o zagueiro Messias, ex-América-MG e Ceará, chegaram como novos reforços. Além dos novos contratados, o conselho do Santos também aprovou uma parceria para construção da nova Vila Belmiro.
O início das obras estão previstas para o segundo semestre de 2023 e o acordo com a WTorre segue os mesmos moldes da Arena do Palmeiras, o Allianz Parque. O Santos seguiria com a posse da Vila Belmiro, mas a empresa teria o direito de administrá-la por 30 anos.
Flamengo
Mesmo após ganhar a Libertadores e a Copa do Brasil, o técnico Dorival Júnior não comandará a equipe rubro-negra em 2023. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o treinador brasileiro anunciou sua saída afirmando que a "diretoria entendeu que momento era de mudança".
O vínculo de Dorival ia até 31 de dezembro de 2022 e as negociações para a renovação se arrastavam. No dia 25 de novembro, rumores de que o Flamengo negociava com o português Vítor Pereira, que havia deixado o Corinthians há poucas semanas, se espalharam e causaram incômodo em Dorival.
A contratação de Pereira, apesar de ser dada como certa, ainda não foi anunciada pelo clube. Para 2023, o principal objetivo do Flamengo é a conquista do Mundial de Clubes. O lateral Filipe Luís, que já tem 37 anos, renovou o seu vínculo com o time até o final da temporada para competir no torneio.
Além da troca no comando técnico, o clube da gávea monitora a situação do volante Gerson no Olympique de Marselha. O atleta não foi relacionado pelo técnico Igor Tudor para a intertemporada, o que anima o Flamengo para a chance de repatriar o jogador.
Vasco
Após um ano difícil na série B, o Vasco conseguiu o acesso para a primeira divisão e pode iniciar seu processo de reestruturação encabeçado pela 777 Partners. Para o lugar do técnico Jorginho, dispensado logo após o final da atual temporada, a equipe carioca trouxe Maurício Barbieri, ex-Red Bull Bragantino.
"O nosso técnico vai ser o Maurício Barbieri, um jovem que vem de três anos dentro do Red Bull Bragantino. Um clube com viés empresarial, com objetivos muito semelhantes, em nível mundial, com o Vasco. É um treinador cujo modelo de jogo é o escolhido pelo Vasco para 2023: agressividade, verticalidade, dinamismo, trabalho com jovens, desenvolvimento de talentos, potencializar jogadores para fins esportivos e financeiros", afirmou Paulo Bracks, diretor de futebol do clube.
Outra novidade no clube é o retorno de Abel Braga a São Januário, dessa vez como diretor técnico. Ao todo, são três jogadores que já estão acertados com o time carioca: o atacante Pedro Raul, ex Goiás, e os volantes Júnior Urso, ex-Orlando City, e Patrick de Lucca, ex-Bahia.
Botafogo
O sonho da Libertadores pode não ter vingado em 2022, mas o Botafogo se prepara para uma nova temporada de maior sucesso. A manutenção do técnico português Luís Castro, que chegou a receber propostas de outros clubes, foi o primeiro passo para começar o novo ano com o pé direito.
Até o momento, as contratações do alvinegro foram discretas. O volante Marlon Freitas, ex-Atlético-GO, foi o único nome anunciado. Já o atacante Matheus Nascimento assinou um novo contrato com o clube até 2025, enquanto o zagueiro Víctor Cuesta teve seu empréstimo renovado até o final de 2023.
A boa notícia para os torcedores do Botafogo é que a equipe deve contar com o goleiro Gatito Fernández já em março do próximo ano. Após operar o ombro esquerdo, o futuro do arqueiro paraguaio era incerto no clube. Ele, no entanto, tratou de acalmar os torcedores e já anunciou que existe um acordo encaminhado para que ele continue no Botafogo até o final de 2024.
Fluminense
Com a volta do Imortal à elite do futebol brasileiro, o Grêmio anunciou a renovação do contrato do técnico Renato Gaúcho até dezembro de 2023. Como reforços, o tricolor contratou o volante Pepê, ex-Cuiabá, o lateral Reinaldo, ex-São Paulo, e Bruno Uvini, que estava sem clube após passagem no FC Tokyo.
Quem também renovou o contrato foi o atacante Diego Souza, que aceitou uma redução salarial de 30%, e o zagueiro Kannemann. Já a lista de dispensa é grande. O meia Jean Pyerre, os atacantes Ricardinho e Elkeson, e os laterais Nicolas, Léo Gomes e Edilson dão adeus ao clube.
Internacional
Vice-campeão do Brasileirão de 2022, o Internacional ainda não anunciou nenhuma nova contratação para próxima temporada. Os torcedores colorados, no entanto, não precisam se desesperar. O nome de Mário Fernandes, lateral do CSKA, já é dado como certo e tende a ser um ótimo reforço para a equipe.
Além dele, outros jogadores que já foram sondados pelo clube gaúcho são: o volante Lucas Romero, do Independiente, o meia Igor Gomes, do São Paulo e o volante Caio Vinícius, do Fluminense. Já na lista de dispensa, o colorado dá adeus ao lateral Weverton, ao volante Lizieiro, e ao atacante Thiago Galhardo.
Cruzeiro
Com o título da série B conquistado de forma incontestável, o time mineiro busca repetir o sucesso na temporada de 2023. Para tal, Ronaldo contratou nomes interessantes para compor o elenco: o zagueiro Neris, que atuava na Arábia Saudita, o goleiro Anderson, ex-Athletico-PR e o meia Mateus Vital, ex-Corinthians.
O pacote Corinthiano, no entanto, pode ser maior. O zagueiro Raul Gustavo e o atacante Mateus Davó, ambos do Timão, também interessam a Raposa. Quem também pode pintar no Cruzeiro é o atacante Alex Teixeira, que rescindiu seu contrato com o Vasco e está sem clube.
Atlético-MG
A temporada de 2022 foi uma de decepções para o Galo. Após conquistar o tão sonhado título de campeão brasileiro em 2021, o clube mineiro viu o treinador Cuca dar adeus à equipe e seu sucessor, Turco Mohamed, falhar em tornar o time competitivo.
O retorno de Cuca no meio do ano, no entanto, não solucionou as crises no time e a equipe amargou um sétimo lugar no Brasileirão. A rescisão com o técnico brasileiro ocorreu em comum acordo e, para o seu lugar, a diretoria do Galo trouxe o argentino Eduardo Coudet.
Quem também dá as caras no time mineiro é o meia-atacante Paulinho, ex-Bayer Leverkusen. O jovem de 22 anos não vingou no futebol europeu, mas foi um pedido de Coudet para a diretoria. Outros jogadores que podem pintar no Galo são o lateral Gilberto, do Benfica, o meia Edenilson, do Internacional e o zagueiro Bruno Fuchs, do CSKA Moscou.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Entre contratações, renovações e listas de dispensas, os times nacionais estão movimentando o mercado futebolístico antes da virada do ano. Enquanto alguns clubes buscam remanejar suas peças e manter a hegemonia, outros times se reestruturam e sonham com uma temporada de 2023 mais positiva.
O Estadão fez um breve resumo de tudo o que ocorreu com os principais times brasileiros na pausa para a Copa do Mundo. Confira:
Corinthians
A grande novidade do alvinegro paulista é a promoção de Fernando Lázaro à novo técnico do time. Ex-analista de desempenho do clube e da seleção brasileira, o profissional estava com as malas prontas para viajar ao Mundial do Catar quando recebeu o convite da diretoria corinthiana.
Essa será a primeira vez que Lázaro comanda uma equipe de futebol, algo que foi criticado pela torcida. Ele, no entanto, tem fortes laços com o Corinthians. Além de já ter treinado o clube de forma interina em outras ocasiões, Lázaro é filho do ex-lateral Zé Maria, ídolo do Timão.
O clube também tenta concretizar a permanência do volante Maycon e do atacante Yuri Alberto, duas importante peças na temporada de 2022. Ambos os atletas estão emprestados ao clube e o Corinthians deve fazer propostas de compra pelos dois. Outro nome ventilado por Itaquera é o de Ángel Romero, que está sem time no momento, e pode ser repatriado.
São Paulo
O clima no Morumbi é de despedidas. Após um frustrante vice-campeonato da Sul-Americana, o tricolor paulista preparou uma lista de dispensa com 6 jogadores. Ao menos, até o momento. Saem: Nahuel Bustos, Miranda, Éder, Marcos Guilherme, Andrés Clodoaldo e Reinaldo.
Para integrar o novo elenco, a equipe comandada por Rogério Ceni foi atrás do goleiro Rafael, que integrou o elenco do Atlético-MG nas últimas três temporadas, e do atacante Pedrinho, cedido por empréstimo pelo Lokomotiv. Quem renovou o contrato foi o volante uruguaio Gabriel Neves, que estendeu seu vínculo por mais três temporadas.
Palmeiras
A saída de Gustavo Scarpa, melhor jogador do time alviverde na última temporada, para o futebol europeu pode não ser uma boa notícia para o torcedor palmeirense, mas a perspectiva de uma temporada completa com Endrick anima até o mais pessimista palestrino.
É bem verdade que a joia de 16 anos já está sendo negociada com o Real Madrid, mas mesmo se acordo for firmado, o atacante só iria para a Europa em 2024, quando completa 18 anos. Até lá, a esperança é que ele infernize os adversários com muitos gols.
O foco do time comandado por Abel Ferreira é manter as peças que venceram o campeonato brasileiro de 2022. Para isso, Raphael Veiga e Luan tiveram seus contratos ampliados e o goleiro Marcelo Lomba renovou com o clube.
Com a confirmação da saída de Tite da seleção brasileira, o nome de Abel Ferreira é ventilado como um possível substituto no comando do Brasil. Até o momento, no entanto, tal questão não passa de uma especulação.
Santos
O alvinegro praiano anunciou, poucos dias antes do começo do Mundial, a contratação do técnico Odair Hellmann para a temporada de 2023. Quem também passou a integrar a direção técnica do clube foi Paulo Roberto Falcão, que assumiu o cargo de coordenador esportivo e foi peça fundamental na escolha de Hellmann.
Além da nova direção, o mercado do Santos também foi bem movimentado, com atletas chegando e saindo do time. Na barca de dispensa, quatro foram os jogadores que deixaram de fazer parte do plantel. Enquanto Madson não teve seu contrato renovado, Luan, Bruno Oliveira e Auro não tiveram seus empréstimos estendidos para a próxima temporada.
O lateral-direito João Lucas, ex-Cuiabá, o atacante Mendoza, ex-Ceará, e o zagueiro Messias, ex-América-MG e Ceará, chegaram como novos reforços. Além dos novos contratados, o conselho do Santos também aprovou uma parceria para construção da nova Vila Belmiro.
O início das obras estão previstas para o segundo semestre de 2023 e o acordo com a WTorre segue os mesmos moldes da Arena do Palmeiras, o Allianz Parque. O Santos seguiria com a posse da Vila Belmiro, mas a empresa teria o direito de administrá-la por 30 anos.
Flamengo
Mesmo após ganhar a Libertadores e a Copa do Brasil, o técnico Dorival Júnior não comandará a equipe rubro-negra em 2023. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o treinador brasileiro anunciou sua saída afirmando que a "diretoria entendeu que momento era de mudança".
O vínculo de Dorival ia até 31 de dezembro de 2022 e as negociações para a renovação se arrastavam. No dia 25 de novembro, rumores de que o Flamengo negociava com o português Vítor Pereira, que havia deixado o Corinthians há poucas semanas, se espalharam e causaram incômodo em Dorival.
A contratação de Pereira, apesar de ser dada como certa, ainda não foi anunciada pelo clube. Para 2023, o principal objetivo do Flamengo é a conquista do Mundial de Clubes. O lateral Filipe Luís, que já tem 37 anos, renovou o seu vínculo com o time até o final da temporada para competir no torneio.
Além da troca no comando técnico, o clube da gávea monitora a situação do volante Gerson no Olympique de Marselha. O atleta não foi relacionado pelo técnico Igor Tudor para a intertemporada, o que anima o Flamengo para a chance de repatriar o jogador.
Vasco
Após um ano difícil na série B, o Vasco conseguiu o acesso para a primeira divisão e pode iniciar seu processo de reestruturação encabeçado pela 777 Partners. Para o lugar do técnico Jorginho, dispensado logo após o final da atual temporada, a equipe carioca trouxe Maurício Barbieri, ex-Red Bull Bragantino.
"O nosso técnico vai ser o Maurício Barbieri, um jovem que vem de três anos dentro do Red Bull Bragantino. Um clube com viés empresarial, com objetivos muito semelhantes, em nível mundial, com o Vasco. É um treinador cujo modelo de jogo é o escolhido pelo Vasco para 2023: agressividade, verticalidade, dinamismo, trabalho com jovens, desenvolvimento de talentos, potencializar jogadores para fins esportivos e financeiros", afirmou Paulo Bracks, diretor de futebol do clube.
Outra novidade no clube é o retorno de Abel Braga a São Januário, dessa vez como diretor técnico. Ao todo, são três jogadores que já estão acertados com o time carioca: o atacante Pedro Raul, ex Goiás, e os volantes Júnior Urso, ex-Orlando City, e Patrick de Lucca, ex-Bahia.
Botafogo
O sonho da Libertadores pode não ter vingado em 2022, mas o Botafogo se prepara para uma nova temporada de maior sucesso. A manutenção do técnico português Luís Castro, que chegou a receber propostas de outros clubes, foi o primeiro passo para começar o novo ano com o pé direito.
Até o momento, as contratações do alvinegro foram discretas. O volante Marlon Freitas, ex-Atlético-GO, foi o único nome anunciado. Já o atacante Matheus Nascimento assinou um novo contrato com o clube até 2025, enquanto o zagueiro Víctor Cuesta teve seu empréstimo renovado até o final de 2023.
A boa notícia para os torcedores do Botafogo é que a equipe deve contar com o goleiro Gatito Fernández já em março do próximo ano. Após operar o ombro esquerdo, o futuro do arqueiro paraguaio era incerto no clube. Ele, no entanto, tratou de acalmar os torcedores e já anunciou que existe um acordo encaminhado para que ele continue no Botafogo até o final de 2024.
Fluminense
Com a volta do Imortal à elite do futebol brasileiro, o Grêmio anunciou a renovação do contrato do técnico Renato Gaúcho até dezembro de 2023. Como reforços, o tricolor contratou o volante Pepê, ex-Cuiabá, o lateral Reinaldo, ex-São Paulo, e Bruno Uvini, que estava sem clube após passagem no FC Tokyo.
Quem também renovou o contrato foi o atacante Diego Souza, que aceitou uma redução salarial de 30%, e o zagueiro Kannemann. Já a lista de dispensa é grande. O meia Jean Pyerre, os atacantes Ricardinho e Elkeson, e os laterais Nicolas, Léo Gomes e Edilson dão adeus ao clube.
Internacional
Vice-campeão do Brasileirão de 2022, o Internacional ainda não anunciou nenhuma nova contratação para próxima temporada. Os torcedores colorados, no entanto, não precisam se desesperar. O nome de Mário Fernandes, lateral do CSKA, já é dado como certo e tende a ser um ótimo reforço para a equipe.
Além dele, outros jogadores que já foram sondados pelo clube gaúcho são: o volante Lucas Romero, do Independiente, o meia Igor Gomes, do São Paulo e o volante Caio Vinícius, do Fluminense. Já na lista de dispensa, o colorado dá adeus ao lateral Weverton, ao volante Lizieiro, e ao atacante Thiago Galhardo.
Cruzeiro
Com o título da série B conquistado de forma incontestável, o time mineiro busca repetir o sucesso na temporada de 2023. Para tal, Ronaldo contratou nomes interessantes para compor o elenco: o zagueiro Neris, que atuava na Arábia Saudita, o goleiro Anderson, ex-Athletico-PR e o meia Mateus Vital, ex-Corinthians.
O pacote Corinthiano, no entanto, pode ser maior. O zagueiro Raul Gustavo e o atacante Mateus Davó, ambos do Timão, também interessam a Raposa. Quem também pode pintar no Cruzeiro é o atacante Alex Teixeira, que rescindiu seu contrato com o Vasco e está sem clube.
Atlético-MG
A temporada de 2022 foi uma de decepções para o Galo. Após conquistar o tão sonhado título de campeão brasileiro em 2021, o clube mineiro viu o treinador Cuca dar adeus à equipe e seu sucessor, Turco Mohamed, falhar em tornar o time competitivo.
O retorno de Cuca no meio do ano, no entanto, não solucionou as crises no time e a equipe amargou um sétimo lugar no Brasileirão. A rescisão com o técnico brasileiro ocorreu em comum acordo e, para o seu lugar, a diretoria do Galo trouxe o argentino Eduardo Coudet.
Quem também dá as caras no time mineiro é o meia-atacante Paulinho, ex-Bayer Leverkusen. O jovem de 22 anos não vingou no futebol europeu, mas foi um pedido de Coudet para a diretoria. Outros jogadores que podem pintar no Galo são o lateral Gilberto, do Benfica, o meia Edenilson, do Internacional e o zagueiro Bruno Fuchs, do CSKA Moscou.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!