Há 87 anos do nascimento de uma lenda do Grêmio


Fonte: https://portaldogremis

Assim como Renato Portaluppi, Maicon, Tarciso, Lupicínio Rodrigues, China, Oswaldo Rolla, Jardel, Juarez e Pedro Geromel, outro ídolo gremista também faz aniversário de nascimento no mesmo mês da fundação do Grêmio: trata-se de Gessy Lima, um dos maiores craques da história do clube.


Nascido no dia 24 de setembro de 1935, no ano em que o Imortal conquistou o épico Campeonato Farroupilha, Gessy começou a carreira nos juvenis do Uruguaiana, em 1951. Em 1956, o ex-meia já era titular da camisa 8 tricolor, quando passou a acumular títulos. Pelo Grêmio, foram onze campeonatos conquistados entre 1956 e 1962, entre eles o torneio Metropolitano (de 1956 à 1960), o Gauchão (de 1956 à 1960) e o Campeonato Sul-Brasileiro em 1962.

Em 1960, o ex-atleta ainda foi convocado para a Seleção Brasileira que disputou o III Campeonato Pan-Americano na Costa Rica, de onde voltou com um vice-campeonato.

Feito na Argentina marcou a história de Gessy no Grêmio
Considerado um dos melhores jogadores da história do Tricolor, Gessy tem um dos maiores feitos da história do futebol sul-americano: na noite de 25 de fevereiro de 1959, o ex-armador marcou os quatro gols da vitória gremista de 4 a 1 sobre o Boca Juniors em pleno Estádio La Bombonera, na Argentina.

Nesta ocasião, Gessy, que havia passado no vestibular de Odontologia um dia antes, passando a noite comemorando em Porto Alegre. Viajando direto para Buenos Aires, onde minutos antes da partida começar teria chegado para completar o time, o ídolo foi o nome do jogo, entrando definitivamente para a história do clube gaúcho.

Após o Grêmio, Gessy ainda jogou na Portuguesa, em 1963, e neste mesmo ano encerrou a carreira de jogador tornando-se dentista. Pelo Imortal, o ex-jogador 208 gols em 302 jogos, sendo considerado o maior artilheiro do Estado do Rio Grande do Sul entre 1956 e 1959.


VEJA TAMBÉM
- últimas do Grêmio: Dia de reapresentação, Cristaldo não treina no Huracán e mais
- Grêmio acumula 7 saídas para 2023; veja a lista de jogadores
- Grêmio acerta o empréstimo de lateral esquerdo ao Avaí até o final de 2023





Comentários



Willie Dasilva     

Putz,,,grande craque que eu tive a oportunidade de ver jogar no antigo Estadio Olímpico do Grêmio.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

8/12/2022


















Grêmio volta com caras novas e expectativa por mais reforços - 12:32 (0)

Grêmio volta aos trabalhos nesta quinta-feira com caras novas e expectativa por mais reforços



7/12/2022



















Contratação à caminho??? - 12:52 (0)

Grêmio encaminha acerto com ex-Flamengo