Renato Gaúcho corre contra o tempo para colocar o Grêmio na Série A e terá apenas 10 jogos para construir o acesso

Com 47 pontos, a perspectiva é de atingir 62, o que significa 99 de chance de acesso à Série A. No Flamengo, último trabalho, foram nove vitórias


Fonte: globoesporte.globo.com

Em todas as respostas de sua apresentação, Renato Portaluppi citou a expressão "voltar para a Série A". Evidente que o objetivo é claro desde o início do ano. Mas o ídolo reforço a relação com a torcida em um único foco: em dez jogos, levar o clube para a elite do futebol brasileiro. A expectativa por resposta rápida encontra eco em outros trabalhos do técnico, que tem a seu favor a mudança de ambiente e capacidade de mobilização.



O Tricolor tem 47 pontos, seis acima do quinto, o Londrina, e ocupa a terceira posição da Série B. Com dez rodadas pela frente, se a equipe gaúcha alcançar 62 pontos, estará muito perto da volta, pois atualmente a pontuação representa 99% de chance de acesso à Série A, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. Em 2021, a linha de corte foi de 64 pontos.

Renato Portaluppi retorna ao Grêmio para sua quarta passagem e assim como as outras três, chega em um momento adverso da equipe. Em todos os trabalhos, deu resposta imediata e que serviria ao Tricolor.

- O tiro é curto, são dois meses, 10 jogos e precisamos subir. Esse é o objetivo. Todo mundo ligado, querendo ajudar. Para que a gente possa levar esse clube, que é uma potência, de volta. Falei isso para os jogadores, o Grêmio é muito grande para estar na segunda divisão - comentou Renato.

Em seu trabalho mais recente, no Flamengo em 2021, o treinador comandou uma sequência de encher os olhos. O ge fez um levantamento das primeiras dez rodadas do técnico em passagens anteriores, baseado no mesmo número de jogos que terá agora no Tricolor.

A pesquisa não inclui o trabalho do técnico no Fluminense, em 2014, por ter comandado o Flu apenas no Campeonato Carioca, nem a passagem pelo Athletico-PR, em 2011, por ter sido quatro partidas.

2021 - Flamengo

Renato foi contratado pelo Flamengo para substituir Rogério Ceni, campeão brasileiro na temporada anterior. Nos primeiros dez jogos de Portaluppi no comando do clube carioca, foram nove vitórias e uma derrota. O revés foi para o Inter, dentro do Maracanã, quando foi goleado por 4 a 0.

Das nove vitórias, seis foram por três gols ou mais. Nesta conta, entram goleadas como o 5 a 0 em cima do Bahia, 4 a 1 em diante do Defensa y Justicia, pelas oitavas de final da Libertadores, 5 a 1 contra o São Paulo e a maior delas por 6 a 0 diante do ABC, na Copa do Brasil. Arrancada mais do que suficiente para o Grêmio na Série B.

Nas primeiras dez partidas, o Flamengo de Renato Portaluppi fez 35 gols e sofreu nove. No entanto, ao final da temporada, acabou eliminado na semifinal da Copa do Brasil, perdeu para o Palmeiras na final da Libertadores e acabou o Brasileirão na vice-liderança. A diretoria do Flamengo não quis manter o técnico para 2022.

2016 - Grêmio

Em 2016, Renato voltou ao Tricolor após Roger Machado pedir demissão. Por sinal, outra coincidência. Assim como seis anos atrás, o ídolo substitui Roger. Naquele ano, assumiu a equipe nas oitavas da Copa do Brasil. O fim todos sabem, o quinto título da competição e fim do jejum de conquistas expressivas.

A estreia foi no jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil, e apesar da derrota, o Grêmio conquistou a classificação nos pênaltis. Nas dez primeiras partidas sob o comando do treinador, foram quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas.

Dentro da projeção de pontuação para conquistar o acesso, se repetir este desempenho, o clube jogará a primeira divisão em 2023, pois com mais 16 pontos, chegaria a 63 no final da Série B, que representa 99,9% de probabilidade de acesso, segundo a UFMG.

2013 - Grêmio
Nesta ocasião, o Tricolor também teve um resultado imediato no Brasileirão quando Renato assumiu o comando técnico na vaga de Luxemburgo. Resultado disso foi que o Grêmio acabou na vice-liderança do Brasileirão daquele ano.

Assim como a passagem de 2016, se repetir o desempenho dos primeiros dez jogos que fez em 2013 no comando da equipe, o clube também irá retornar. Foram cinco vitórias, três derrotas e dois empates. No total, 17 pontos. Com 64 pontos, a chance de subir também é de 99,9%.

2010 - Grêmio

Neste ano, tirou o clube da luta contra o rebaixamento no Brasileirão e levou à quarta posição. No entanto, em comparação com os retrospectos já citados dos primeiros dez jogos, este é o menos favorável. Foram quatro vitórias, quatro derrotas e dois empates.

Com esta conta, o Tricolor chegaria a 14 pontos e somaria 61 até o final da Série B. Hoje em dia, esta pontuação significa 98% de chance de subir para a primeira divisão, mas com uma dificuldade maior.

O retorno de Renato Portaluppi trouxe a reconexão da torcida com clube, uma relação que estava estremecida. A festa da torcida tricolor no desembarque do técnico em Porto Alegre ilustra a mudança de ambiente que o ídolo traz.

- Desde já convoco nosso torcedor para que possa lotar a Arena. O recado que mando acima de tudo é que abracem o grupo do Grêmio. Seja qualquer jogador que esteja em campo. É o nosso objetivo também. Independemente de um ou outro que tenha desconfiança. É com esse grupo que iremos voltar para a Série A - disse o treinador.

Na tarde desta terça-feira, Renato Portaluppi comanda seu primeiro treino com os jogadores. Sua reestreia está marcada para às 16h do próximo domingo, na Arena, contra o Vasco, pela 29ª rodada da Série B. Até o dia do jogo serão cinco dias para prepara a equipe que entrará em campo.



Grêmio, 2022, Renato Gaúcho

VEJA TAMBÉM
- [ENQUETE] Com o elenco atual, em que parte da tabela do Brasileirão o Grêmio briga?
- Situação de goleiro argentino tem reviravolta e Grêmio tenta dar chapéu no Flamengo
- Croácia x Brasil: onde assistir, horário do jogo e escalações





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

9/12/2022












EX-RIVAL A CAMINHO? - 16:21 (0)

Bomba: Grêmio negocia com ex-craque do Inter











8/12/2022


















Grêmio volta com caras novas e expectativa por mais reforços - 12:32 (0)

Grêmio volta aos trabalhos nesta quinta-feira com caras novas e expectativa por mais reforços