Veja qual é o impacto do retorno de Renato Portaluppi ao Grêmio

GZH lista as consequências esperadas pela volta do técnico ao clube


Fonte: Zero Hora

Técnico inicia trabalho no Grêmio nesta segunda-feira (5)
Isadora Neumann / Agencia RBS

Renato Portaluppi começa nesta segunda-feira (5) a sua quarta passagem pelo comando do Grêmio. Aos 59 anos, o técnico dará início ao seu trabalho com a missão mais difícil entre todas suas outras trajetórias. Renato terá 10 jogos pela frente na Série B com a responsabilidade de confirmar o retorno do Tricolor para a Primeira Divisão após um ano de muita pressão e dúvidas do torcedor. A nova comissão técnica tem previsão de iniciar os treinos no CT Luiz Carvalho após a chegada nesta segunda.



A idolatria junto ao torcedor, que rendeu a homenagem com uma estátua na esplanada da Arena, é a aposta do presidente Romildo Bolzan para reverter o ambiente de pressão que cerca o clube desde o rebaixamento e minou a confiança do torcedor no trabalho de Roger Machado.

Na lista de prioridades do novo técnico, GZH lista abaixo os primeiros impactos no ambiente que o Tricolor espera com o retorno de Renato:

1- Os reencontros
Em seu retorno ao CT Luiz Carvalho, Renato Portaluppi reencontrará 14 atletas que já trabalharam com o técnico em sua última passagem pelo clube. Os mais veteranos são Geromel, Kannemann. Os dois estiveram com o treinador em 2016 e conquistaram os títulos da Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana e do Gauchão (três vezes) com ele.

Edílson esteve com o treinador entre 2016 e 2017, mas deixou o clube rumo ao Cruzeiro em 2018. O restante da lista conta com Brenno, Gabriel Grando, Leonardo Gomes, Diogo Barbosa, Thaciano, Thiago Santos, Lucas Silva, Ferreira, Guilherme, Jhonata Robert e Diego Souza.

Ou seja: dos 30 jogadores listados pelo Grêmio no grupo profissional, 14 trabalharam em algum momento com Renato. O número representa 46% do atual elenco do Tricolor.

Da relação de nomes, Thaciano é um dos jogadores que devem ganhar espaço com a mudança da comissão técnica. Contratado junto ao Boa-MG em 2018, o jogador foi muito utilizado pelo técnico em sua última passagem pela Arena, sendo escalado em diferentes posições, como volante, meia, atacante e até lateral. Agora, a intenção do atleta é definir em qual posição jogará na Série B.

— Antes da minha saída, a gente conversou bastante. Ele sempre me deu muitos toques, gosta de mim, sabe que sou um cara dedicado. Mas vai ser uma conversa nossa. A gente vai ver o que ele está precisando e como posso ajudar da melhor forma, para que não possa também me saturar um pouco — revelou o autor do gol de um dos gols da vitória sobre o Vila Nova, na última sexta (2), depois de ser chamado do banco de reservas a pedido do treinador, que passava orientações por telefone direto do Rio de Janeiro.

2-Como está a situação política
As mudanças da última semana no Grêmio não mexeram apenas na estrutura do departamento de futebol, mas também alteraram as peças no tabuleiro político do clube. A queda de Denis Abrahão, que pediu para deixar o cargo após a definição de Romildo Bolzan pela demissão de Roger Machado, alterará a lista de candidatos à presidência. O nome da vez para ter o apoio do bloco de movimentos que integram a gestão de Bolzan é Carlos Biedermann, atual presidente do Conselho Deliberativo.

3- Situação dentro do G-4
Como a possibilidade de título deixou de estar entre as aspirações do clube desde o empate com o Cruzeiro, o G-4 virou o foco do Grêmio na Série B. O único time que venceu na 28ª rodada do grupo de clubes com chances de ameaçar a posição gremista no bloco de classificação à Série A foi o CRB. Mas como o Sport foi o derrotado no confronto, o resultado ainda traz mais vantagens do que problemas.

A melhor notícia da rodada, além da vitória sobre o Vila Nova na noite de sexta, foi a derrota do principal perseguidor do Tricolor fora do G-4. O Londrina, com 41 pontos, foi superado no clássico paranaense pelo Operário por 1 a 0. Com isso, a vantagem do Grêmio para o quinto lugar voltou a ser de seis pontos.

O Sport é o sexto colocado na tabela. Os pernambucanos levaram 2 a 0 do CRB e perderam a chance de assumir o posto de principal rival pelo G-4.

Confira a tabela da Série B
No recorte dos quatro times na zona de classificação, a rodada também foi positiva para o Grêmio. A distância para o líder e o Bahia agora é de 12 e três pontos, respectivamente. A derrota do Vasco devolveu o Tricolor para o terceiro lugar, com dois pontos separando os rivais do próximo domingo (11), na Arena. O time carioca estacionou em 45 pontos, contra 47 da equipe de Renato Portaluppi.

4- Como está o DM do Grêmio?
O jogo contra o Sampaio Corrêa deve marcar o retorno da força máxima do grupo de jogadores para Renato Portaluppi. Com quatro jogadores no departamento médico, a tendência é de que a maioria esteja de volta até o dia 30 de setembro. Nicolas, Kannemann e Ferreira estão em recuperação de lesões musculares e serão alternativas apenas para a reta final da Série B. Com fratura em duas vértebras, Janderson não tem previsão de aproveitamento nesta temporada. O atacante será devolvido ao Corinthians no final do ano após completar a recuperação.

Após sentir dores na panturrilha durante a partida contra o Criciúma, Nicolas teve confirmada a lesão muscular de grau 1 na panturrilha esquerda no dia seguinte ao jogo. Pela projeção dos médicos do clube, o período de tratamento tem estimativa de afastamento entre 15 e 20 dias.

Oficialmente, o departamento médico não oferece prazos para o retorno de Ferreira e Kannemann. Mas a tendência é de que ambos estejam à disposição até o final de setembro. Kannemann realizará mais um exame de imagem na próxima quarta-feira (7). Na última avaliação, no dia 29 de agosto, ainda existia um pequeno resquício da lesão muscular na panturrilha esquerda. Foi indicado a necessidade de mais alguns dias de fisioterapia até o retorno aos treinos com o grupo de jogadores.



O caso de Ferreira, que também sofreu um problema muscular de grau 2, a recuperação ocorre de forma mais tranquila. A previsão original de retorno deve ser cumprida.

VEJA TAMBÉM
- [ENQUETE] Com o elenco atual, em que parte da tabela do Brasileirão o Grêmio briga?
- Situação de goleiro argentino tem reviravolta e Grêmio tenta dar chapéu no Flamengo
- Croácia x Brasil: onde assistir, horário do jogo e escalações





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

9/12/2022












EX-RIVAL A CAMINHO? - 16:21 (0)

Bomba: Grêmio negocia com ex-craque do Inter











8/12/2022


















Grêmio volta com caras novas e expectativa por mais reforços - 12:32 (0)

Grêmio volta aos trabalhos nesta quinta-feira com caras novas e expectativa por mais reforços