1Win

Mudança de postura no intervalo garante primeira vitória fora de casa do Grêmio em 3 meses

Com gols de Villasanti e Biel, o Tricolor busca segunda vitória fora de casa que pode significar um novo momento na Série B. Já são 16 jogos de invencibilidade


Fonte: globoesporte.globo.com

Mudança de postura no intervalo garante primeira vitória fora de casa do Grêmio em 3 meses
O Grêmio quebrou o roteiro dos jogos fora de casa na Série B e voltou a vencer depois de 100 dias na noite de sexta-feira, no Brinco de Ouro. Contra o Guarani, foi possível ver uma postura mais agressiva na primeira etapa, suficiente para abrir o placar e, depois, sustentar a vitória por 2 a 1 até o final, o que coroa a boa fase gremista e recoloca o time na vice-liderança. Já são 16 jogos invicto.



Finalmente a delegação tricolor retorna a Porto Alegre com os três pontos na mala para aliviar a pressão e elevar a confiança da equipe. Isso foi resultado de uma mudança de comportamento nos primeiros 40 minutos de jogo, onde o Grêmio pressionou o Guarani, criou as melhores chances e abriu o placar.

Na etapa final, o time inevitavelmente recuou e precisou sofrer mais, até por conta da postura mais ofensiva do adversário após o intervalo. O Tricolor manteve a estratégia de se defender e encontrar o contra-ataque. Essa é a parte em que ainda precisa dar um melhor resultado e ser mais efetivo. Os jogadores deixaram claro o alívio de vencer como visitante, apesar de Roger minimizar o jejum.

- Feliz pelo jogo, mais feliz ainda pela vitória, algo que a gente nos cobrava muito internamente. Temos feito grandes jogos na nossa Arena, agora a gente vir aqui em um jogo difícil, sabendo da situação do Guarani. Fizemos um jogo consistente, soubemos sofrer. Fizemos um grande jogo e saímos vencedores - apontou o atacante Guilherme.

Nesta sexta-feira, o time soube usar os centroavantes para criar as chances. Por mais que Diego Souza e Elkeson não tenham balançado a rede, ambos participaram diretamente das jogadas dos gols. Primeiro, Villasanti tabelou com o camisa 29 e bateu de fora da área. Depois, já no segundo tempo, o chinês recebeu no pivô, segurou e tocou para Guilherme, que rolou para Biel fazer o segundo.

"Foi uma partida consistente. Até os primeiros 35 minutos do primeiro tempo controlamos bem, depois o adversário nos empurrou para trás." — Roger Machado, técnico do Grêmio.

A etapa final já foi mais parecido com o que vinha acontecendo nas partidas longe da Arena até então. O Tricolor pouco ficou com a bola e apostou nos contra-ataques. Além disso, Brenno também teve papel importante no resultado. Depois de dois meses longe dos gramados, o goleiro contribuiu com defesas difíceis.

Outro ponto a se destacar foram as entradas de Lucas Leiva e Guilherme. Apesar da assistência para o segundo gol, o atacante pouco apareceu e, até aquele momento, vinha tendo uma atuação discreta, sem as jogadas que são da sua característica: o drible e a finalização de pé direito.

Já o volante, mesmo com características diferentes do Bitello, teve um bom desempenho ao lado de Villasanti e foi mais uma das boas notícias para Roger. O (bom) problema é que o treinador não terá vida fácil para encontrar espaço no time com a volta do jovem na próxima rodada.

Alerta na bola aérea

Mesmo que a estratégia tenha dado certo do ponto de vista do resultado, a defesa acabou sofrendo com algo que tem sido recorrente nos últimos jogos: a bola aérea defensiva. A pressão do Guarani surtiu efeito, porém, só aos 49 minutos do primeiro tempo, sem tempo para almejar um empate.

Na cobrança aberta de escanteio de Diogo Mateus, o zagueiro João Victor, que estava na região da marca do pênalti, ganhou de Bruno Alves e testou a bola para o fundo do gol.

No entanto, o problema não é pontual. As últimas três vezes em que o Grêmio foi vazado seguiram esse mesmo padrão. O fato já desperta uma certa preocupação na comissão técnica, que durante a semana treinou este tipo de lance. E é algo que deve ser trabalho nos próximos dias.

O resultado de Campinas devolve ao time gaúcho à segunda posição na tabela, ao menos provisoriamente, já que caso o Bahia vença o CSA, passa o Tricolor. Também de maneira momentânea, diminui a distância para o Cruzeiro, e agora torce para a Raposa tropeçar diante do Tombense.

Se antes do jogo desta sexta o Grêmio teve cerca de dez dias de preparação, agora Roger volta a sofrer com o lado ruim do calendário brasileiro, pois na terça-feira já encara novo compromisso. A delegação volta à capital gaúcha neste sábado e terá apenas dois treinos antes de enfrentar o Operário-PR.

O Tricolor recebe o Fantasma, na Arena, em Porto Alegre, na terça-feira, dia 9. A partida é válida pela 23ª rodada da Série B e inicia a partir das 19h (de Brasília). Aliás, foi contra este mesmo time que no primeiro turno o Grêmio conquistou sua outra vitória fora de casa.



Grêmio, 2022, Série B

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

27/4/2024


26/4/2024