Grêmio está invicto há 15 jogos, mas convive com empates e completou 100 dias sem vencer fora de casa

Última - e única - vitória como visitante na Série B foi diante do Operário, mas a ideia é seguir com objetivo maior na competição


Fonte: globoesporte.globo.com

O grande desafio atual do Grêmio na Série B, de vencer fora de casa, alcançou uma marca expressiva: 100 dias. É a data exata do último — e único — resultado positivo longe da Arena e coincide com mais uma oportunidade de acabar com a seca. Nesta sexta-feira, o Tricolor visita o Guarani, em Campinas, pela 22ª rodada.



Em 27 de abril, há 100 dias, o Grêmio venceu o Operário por 1 a 0 no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. O gol foi marcado por Elias, que está de saída do clube. A partida era válida ainda pela quarta rodada, no segundo compromisso do time como visitante na competição.

Desde então foram nove jogos longe de Porto Alegre. Na partida seguinte àquela no Paraná, a equipe foi derrotada pelo Cruzeiro no Independência. Depois, incríveis oito empates consecutivos, sendo cinco sem gols.

Aliás, o Grêmio tem o segundo pior ataque quando atua como visitante. Apesar de 12 pontos somados, apenas quatro gols marcados, só à frente do Sampaio Corrêa, com três. O time maranhense tem a pior campanha longe de casa, com apenas dois pontos.

"Tem esse detalhe. As vitórias fora tem que acontecer mais. Precisamos vencer fora. Em casa é uma equipe consolidada com a presença do torcedor que é o 12º jogador. Mas é necessário buscar algo mais, que é o título. Claro que o objetivo maior é o acesso, mas com título é muito melhor."
— Guilherme, atacante do Grêmio, em entrevista ao ge

Apesar das dificuldades já conhecidas quanto ao desempenho da equipe como visitante, o discurso de buscar o título da Série B segue perceptível. Em quarto lugar com 37 pontos, o Grêmio tem no momento nove pontos de diferença para o líder Cruzeiro.

Ao olhar para o outro lado, pensando no G-4, a distância para o quinto colocado, o Tombense, é de cinco pontos. Curiosamente, os dois times mineiros se enfrentam no fechamento da rodada, sábado, no Mineirão.

Por isso, a necessidade não apenas de encerrar a sequência sem vitórias fora, mas também de manter a "gordura" na zona de acesso à Série A e, se possível, encurtar um pouco a desvantagem para o topo da tabela.

A rodada tem sido favorável ao Grêmio, visto que o Vasco ficou no empate com a Chapecoense na abertura e foi a 39 pontos, e o Sport (31 pontos) não se aproximou ao empatar com o Criciúma, ambos em casa.

O time carioca, aliás, vive momento instável. Sem técnico desde a demissão de Maurício Souza, o Cruz-Maltino soma duas vitórias nos últimos oito jogos na Série B, e pode ser ultrapassado pelo Grêmio, que torce também por um tropeço do Bahia para reassumir a vice-liderança.

— Nosso objetivo é ser campeão desde o começo. Tivemos um momento de instabilidade que os outros times não tiveram, que estão acima de nós, mas nosso objetivo é subir o quanto antes e se puder ser campeão, melhor — disse o zagueiro Geromel em coletiva durante a semana.

Com hiato de 10 dias entre o último jogo, contra a Chapecoense, e o desta sexta diante do Guarani, o técnico Roger Machado teve tempo para fazer os ajustes necessários na equipe para voltar a vencer fora de casa. Foram seis dias de atividades no CT Luiz Carvalho.

Para a partida em Campinas, o treinador não conta com Bitello, suspenso, e Ferreira, com lesão muscular na coxa esquerda. Elias e Rodrigues, negociados com times da MLS, já não estão mais no elenco.

Por outro lado, Lucas Leiva será titular pela primeira vez desde seu retorno ao clube. O confronto do Grêmio diante do Guarani, no Estádio Brinco de Ouro, válido pela 22ª rodada da Série B, acontece às 21h30.



Grêmio, 2022, Série B

VEJA TAMBÉM
- “Eu gostaria de ficar, o Grêmio é minha casa”, revela Roger Machado sobre 2023
- Veja como foi o treino do Grêmio desta quarta-feira (17)
- Thaciano pode ficar de fora do confronto contra o Cruzeiro





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

17/8/2022

NOTÍCIAS QUE BOMBARAM - 20:18 (0)

5 notícias do Grêmio hoje que bombaram (17/08)


















16/8/2022