1Win

Com o reforço de 3 velhos conhecidos, Grêmio tenta reagir na Série B na base da experiência

Lucas Leiva, Thaciano e Guilherme reforçarão o Grêmio de Roger Machado na janela de julho


Fonte: globoesporte.com

Com o reforço de 3 velhos conhecidos, Grêmio tenta reagir na Série B na base da experiência
A 22 dias da reabertura da janela de transferências, o Grêmio prepara um pacotão de velhos conhecidos para qualificar o grupo de jogadores na árdua caminhada pela série B. Os volantes Lucas Leiva e Thaciano, e o atacante Guilherme estão acertados e podem reestrear pelo clube a partir de 18 de julho.



A direção garante que ainda buscará mais dois reforços na tentativa de elevar a equipe de patamar. Estão na pauta um lateral-direito e um meia. Roger Machado conta com o trio já acertado e com outros nomes para dar início a um novo momento rumo à primeira divisão do futebol brasileiro.

Lucas Leiva e Guilherme são contratações do clube, enquanto Thaciano retorna de empréstimo após período no Altay, da Turquia. Os dois primeiros, na teoria, chegam para ser titulares de suas posições.

Para Leiva, as incumbências serão maiores. O volante é identificado com o torcedor, construiu trajetória no clube entre 2005 e 2007 e ostenta uma carreira consolidada em grandes clubes do futebol europeu. A experiência do jogador de 35 anos é um acréscimo comemorado no vestiário.

– O Lucas é um jogador com 15 anos de Europa, que quando me perguntaram a respeito eu disse que um jogador com o nível dele precisamos ter no grupo por vários motivos, pela característica, questão técnica, liderança, história. De todas as formas vai contribuir, e o treinador tem o dever de encontrar um lugar para um jogador desse nível atuar - disse o técnico Roger Machado.

Guilherme, por sua vez, tem a favor o sucesso na Série B de 2019, quando conquistou o acesso com o Sport e foi artilheiro da competição, com 17 gols e seis assistências. Foi a melhor temporada da carreira do atleta, que ainda pertencia ao Grêmio.

Thaciano retorna de empréstimo depois de uma temporada no futebol turco. Antes, havia sido emprestado para o Bahia. Dos nomes acertados, é o que menos empolga.

Em cima disso, o ge relembrou as passagens de Lucas Leiva, Guilherme e Thaciano por diferentes momentos na história recente do Grêmio.

Lucas Leiva (2005 - 2007)
Cria da base gremista, Lucas surgiu em 2005, ano em que o Grêmio enfrentou pela segunda vez na história a Série B do Campeonato Brasileiro. Tratado como joia, foi alçado ao grupo profissional aos 18 anos pelo técnico Mano Menezes.

Apesar da qualidade, participou de poucos jogos ao longo daquele ano. No entanto, esteve em campo no memorável duelo que ficou conhecido como a “Batalha dos Aflitos”. Lucas entrou no intervalo do jogo na vaga do atacante Ricardinho. A vitória por 1 a 0, com gol de Anderson e sete homens em campo, valeu o título da segunda divisão.

No ano seguinte, já consolidado, assumiu a titularidade da equipe e a camisa 8. O ano de 2006 teve saldo muito positivo após volta à elite. O Tricolor foi o campeão gaúcho sobre o Inter, em pleno estádio Beira-Rio, e terminou o Campeonato brasileiro na terceira posição da tabela.

Classificado para a Libertadores, Lucas jogou a competição continental ainda sob comando de Mano Menezes. O volante foi titular na campanha que levou o time ao vice-campeonato da América. A derrota para o Boca Juniors por 2 a 0 no estádio olímpico foi a última atuação pelo Grêmio, que concluiria dias depois a transferência ao Liverpool-ING.

Nas redes sociais, o Grêmio fez uma publicação na tarde do último sábado indicando que Lucas Leiva atuará com a camisa número 15. O volante ainda não foi anunciado oficialmente.

Guilherme (2016)
O futebol é dinâmico e tem suas coincidências. Guilherme foi alçado ao grupo profissional do Grêmio por Roger Machado em 2016 após disputar o Gauchão pelo São José. O atacante foi utilizado em alguns jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil.

Porém, a concorrência era pesada. Junto com Guilherme, surgiram Pedro Rocha e Everton Cebolinha, o que travou a ascensão do jogador já com Renato Portaluppi no comando. O jogador de 27 anos somou apenas 19 jogos pelo time principal do Tricolor.

Sem espaço, foi emprestado para Chapecoense, Coritiba e Botafogo até chegar ao Sport e se tornar o artilheiro da série B em 2019. Depois de engatar uma boa sequência de atuações, foi vendido pelo clube gaúcho ao Al-Fasaly.

Thaciano (2018 - 2020)
Depois de se destacar pelo Boa Esporte em 2017, Thaciano foi contratado pelo Grêmio no início de 2018 por empréstimo. Embora não tenha recebido oportunidades no início do ano, esteve no grupo que se tornou campeão estadual.

Passou a ganhar mais minutos em campo ao longo do ano, especialmente pela polivalência. Renato utilizava Thaciano como um jogador tático que podia atuar como um volante, um meia e até mesmo aberto pelo lado direito, na função que ganhou protagonismo com Ramiro. Em 2018, foram 27 jogos, dois gols e uma assistência.

No ano seguinte, durante a disputa do Gauchão, Thaciano passou a ser uma espécie de amuleto de Renato. O que gerou críticas por parte do torcedor. Ao longo da temporada, ganhou espaço, sequência com o treinador e fez o Grêmio o contratar em definitivo.

No total, foram três temporadas defendendo o manto Tricolor. Foram 111 jogos, 12 gols e oito assistências. Em 2021, esteve em campo nos primeiros jogos do Gauchão e da pré-Libertadores, mas não demorou para ser repassado ao Bahia. Em julho, foi para o Altay também por empréstimo.

O departamento de futebol do Grêmio, liderado por Dênis Abrahão, ainda projeta mais dois reforços para esta janela de transferências. As prioridades do clube são um meia e um lateral-direito. Mateus Vital e Diego Ribas chegaram a ser sondados, mas as conversas não evoluíram.

Após o empate com o CSA, o vice de futebol não acompanhou o resto da delegação. Ao invés de retornar para Porto Alegre, foi para o Rio de Janeiro para tratar de negócios para o Grêmio.



Grêmio, 2022, Série B, Lucas Leiva, Thaciano, Guilherme

VEJA TAMBÉM
- Grêmio ganha do Estudiantes com um a menos e conquista primeira vitória na Libertadores
- Tricolor escalado para o jogo contra o Estudiantes
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

25/4/2024


























24/4/2024