1Win

O que mudou no grupo do Grêmio durante a parada do Brasileirão

Time de Enderson ganhou acréscimo com chegada de quatro reforços


Fonte: ZH Espotes

O que mudou no grupo do Grêmio durante a parada do Brasileirão
Foto: Montagem sobre fotos / BD ZH

Após suar a camisa em treinos na Capital durante a Copa do Mundo, o Grêmio volta ao Brasileirão com um time mais forte em comparação ao que empatou com o Palmeiras naquele já longínquo 1º de junho, pela 9ª rodada.

O técnico Enderson Moreira ganhou um organizador para seu meio-campo: Giuliano, repatriado por 5 milhões de euros do Dnipro, da Ucrânia, e um atacante de velocidade, Fernandinho, ex-Atlético-MG, comprado por 2 milhões de euros do Al-Jazira-EAU.

Também passou a contar com uma nova opção para a lateral direita, Matías Rodríguez, ex-Sampdoria-ITA. E agregou o chute forte do volante Fellipe Bastos, ex-Vasco. Veja o que mudou na equipe, que terminou a primeira parte do campeonato no 6º lugar, com 15 pontos.

Como foi a preparação

Foram 14 dias de férias para os jogadores, com o grupo se reapresentando em 16 de junho. A direção até recebeu convites para treinar na Alemanha, mas optou por realizar as atividades em Porto Alegre, no Estádio Olímpico e no CT do Humaitá, para não ter custos com a preparação.

Durante este período, o volante Riveros e o goleiro Follmann, lesionados, se recuperaram. Após duas semanas de atividades na Capital, o grupo rumou ao Paraná, onde encarou o Maringá e venceu por 1 a 0, gol de Luan, com ótima atuação do estreante Giuliano.

Também enfrentou o Londrina, atual campeão paranaense, e empatou em 0 a 0. Desde então, a equipe voltou a Porto Alegre, onde treinará até o retorno ao Brasileirão, em 16 de julho, contra o Goiás, na Arena.

Quem chegou e quem saiu

Contratações: Giuliano (meio-campo, ex-Dnipro-UCR), Fernandinho (atacante, Al-Jazira), Fellipe Bastos (volante, ex-Vasco) e Matías Rodríguez (lateral-direito, ex-Sampdoria-ITA).

Empréstimos:Kleber (atacante, Vasco), Léo Gago (volante, Bahia), Adriano (volante, Vitória), Yuri Mamute (atacante, Botafogo) e Moisés (lateral, Goiás).

Venda: Wendell (lateral-esquerdo, Bayer Leverkusen-ALE).

Escalação preferencial

Time formado no esquema 4-2-3-1, com:
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Geromel e Breno; Matheus Biteco, Riveros, Luan, Giuliano e Alán Ruiz (Fernandinho); Barcos.

Quem está no DM

Gabriel, zagueiro – em tratamento de uma lesão ligamentar no joelho, sem previsão de retorno.

Tinga, lateral-direito – ainda trata uma lesão no metatarso do pé, sem previsão de retorno.

Opinião: quais as chances do Grêmio no Brasileirão?

David Coimbra, colunista de ZH

O Grêmio contratou um arrumador de time. Giuliano é daqueles jogadores em torno do qual as coisas acontecem. Essa única mudança já é suficiente para fazer com que o Grêmio suba um nível como equipe de futebol, mas ainda pode haver outras mudanças, outras trocas, o que significa que o time está evoluindo. Claro que ainda faltam jogadores que saibam fazer gols, ou que Barcos comece a fazer os gols que se espera dele, mas, se Enderson Moreira souber lidar com o material que lhe foi oferecido, o Grêmio ombreará com os melhores do Brasil e terá, sim, chance de ser campeão.

Maurício Saraiva, comentarista da RBSTV

O Grêmio contratou bons reforços e aumentou suas chances no Brasileirão.

Providenciou um titular para a lateral-direita, Matías Rodríguez. No meio, a grande aquisição, Giuliano, resolve uma posição carente e abre possibilidades na frente. Se Enderson Moreira não tiver reforço para a posição de Barcos, poderá experimentar um ataque ágil e técnico com Dudu e Luan. Não é um time pronto nem me parece um dos três candidatos ao título, mas está hoje entre os cinco postulantes. Se Barcos voltar em padrão Palmeiras, melhor ainda. Se não, uma nova contratação se fará indispensável.

Cleber Grabauska, comentarista da Rádio Gaúcha

A chegada de Giuliano deu força ao time, que ainda não é uma máquina. Na primeira mostra, viu-se que ele tem capacidade inclusive para fazer Barcos jogar. E isso já é um grande mérito. A equipe ainda tem algumas deficiências.

As laterais são problemas. Na direita, Pará, mesmo com a chegada Matías Rodríguez, segue como titular. E na esquerda Breno e Marquinhos ainda são incógnitas. Com o que tem, o Grêmio é candidato à Libertadores. Não vejo potencial imediato para brigar pela ponta. A chegada de Giuliano turbina o time, mas não transforma um carro comum num Fórmula-1.


VEJA TAMBÉM
- Grêmio confiante para a Libertadores, e as lesões intermináveis
- Grêmio perde para o Vasco em São Januário na estreia do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Vasco





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

23/4/2024


22/4/2024